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O melhor Dia das Mães na Farmácia

Por Silvia OSSO

Para emocionar e cativar tanto seus colaboradores internos quanto os clientes, há uma série de recomendações que devem ser adotadas pela farmácia para fazer dessa data um dos melhores períodos comerciais e afetivos do ano. Não é difícil – basta incentivar o amor de mãe, e pelas mães, nas prateleiras de loja. As primeiras dicas já estão em nosso site (https://site.abcfarma.org.br/dia-das-maes-como-encantar-o-consumidor-e-as-maes/). Aqui, mais sugestões de sucesso em nosso roteiro materno-farma. 

Na hora de preparar sua loja, faça um levantamento dos itens que melhor representam a emoção que o Dia das Mães traz para todos – e como estimular os consumidores a materializar essa homenagem. Inicialmente, escolha como carro-chefe de vendas os produtos que têm histórias significativas. Tenha certeza de que essa emoção estará em todas as estratégias de marketing criadas para encantar seus clientes, seja no caderno de ofertas, no seu site, nos e-mails eventualmente enviados aos clientes, na base do WhatsApp e, em termos de decoração visual, em toda a farmácia. Trata-se de uma data universal, que afeta a todos – mães e filhos.

Roteiro básico:

Prepare os funcionários: é muito importante preparar os funcionários para que eles entendam que a data é extremamente importante para as vendas da farmácia. Oriente os colaboradores o sentido essencial de que ofereçam um bom atendimento, com simpatia e conhecimento do que a farmácia contém, especificamente. No período que antecede o Dia das Mães, a emoção é o que motiva a ação do consumidor por uma compra por impulso. Por isso, há produtos que fazem mais sucesso nessas datas: eles evocam os sentimentos bons de carinho, cuidado e amor, emoções que o Dia das Mães sempre desperta. Se os atendentes estiverem preparados, esse apelo emocional vai ajudá-los a vender mais. Lembre-se também de que, em função do aumento de movimento, poderá haver necessidade de mudança da escala dos atendentes, para tê-los presentes nos horários de pico.

  • Se sua empresa também vende pelo e-commerce, atenção redobrada. Sua loja on-line pode receber um volume maior de acessos e é preciso garantir que o site não sairá do ar e não perderá negócios – e sobretudo que suas entregas chegarão a tempo! Isso deve ser planejado com a devida antecedência.
  • Todos os colaboradores devem estar informados sobre anúncios das outras mídias para que não percam as vendas presenciais e acompanhem as ofertas.

Facilite a vida dos clientes de última hora – Sabemos que brasileiros deixam tudo para a última hora – o Dia das Mães raramente foge à regra.  Geralmente, a maioria dos clientes está estressada ou apressada ao entrar na farmácia, ainda sem saber o que comprar para a ocasião. É por isso que o melhor que pode e deve ser feito é facilitar a escolha do presente, fazendo com que a experiência de compra seja rápida e agradável. Além de um espaço dedicado aos produtos de Dia das Mães, ofereça também cestas ou kits exclusivos de produtos para as datas. O ideal é que você ofereça um conjunto de presentes especiais específicos para esses dias já que esses kits funcionam bem para os clientes que estão confusos ou inseguros sobre o que comprar.

  • Vale lembrar que os kits ajudam a aumentar o ticket médio da farmácia e podem ser a estratégia certa na hora de ajudar a vender aqueles itens que não estão tendo normalmente tanta saída. Lembre-se de incluir na homenagem os pais que atualmente são mães…

 Ofereça o serviço de embalagens de presente diferenciadas – Atualmente essa experiência de compra é muito valorizada e sempre torna tudo muito mais agradável, surpreendendo positivamente o cliente.

 Elabore, já na semana anterior, a distribuição de algum mimo, como lembrete de que a data se aproxima: ofereça como gentileza um pequeno brinde aos que entram em sua farmácia na semana do evento. Pode ser uma simples balinha com um bilhetinho dizendo: “Sua mãe gostaria de ser lembrada! Temos muitos produtos com lindas embalagens”. OU: “Vem chegando o Dia das Mães. Que tal conhecer os itens que temos para presenteá-la?”

  • Lembre-se que há idosas que não têm mais filhos geograficamente perto e o único presente que ganharão será a gentileza deles, no Dia das Mães.
  • O ditado “gentileza gera gentileza” ainda é muito importante para o varejo, pois produz uma propaganda boca a boca bastante eficiente.

Faça um trabalho nos caixas, na semana que antecede a data promocional: crie um item por dia, como venda extra de produtos voltados apenas para o Dia das Mães. Peça aos caixas que os ofereçam dizendo, por exemplo: “O Sr. não gostaria de levar este creme para as mãos para presentear sua mãe no Dia das Mães? É feito de silicone etc.,”. Apenas expor no checkout não funciona! É necessário um apelo emocional verbalizado.

Se há na farmácia o uso do cartão de crédito da própria empresa ou de parceiros, sinalize sobre as formas de pagamento e as diversas oportunidades de parcelamento ou desconto. Todos os colaboradores, principalmente os caixas, devem estar prontos para orientar o cliente sobre as inúmeras formas de pagamento, facilitando assim ao consumidor a solução que mais lhe agrade.

 Principais desejos de consumo das mulheres que não podem faltar nas lojas: quase todos os itens disponíveis na farmácia são de alguma forma objeto de desejo, já que contemplam todos os níveis socioeconômicos. Pense em perfumes importados (caso a farmácia trabalhe com eles), seguidos de dermocosméticos e itens de maquiagem.

Há produtos que normalmente são campeões de vendas na data:

Cremes hidratantes para rosto, Máscara de cílios, BB cream para a região dos olhos, Sabonete líquido para o corpo, Protetor labial, BB cream 5 em 1, BB cream com FPS30, Batom matte gloss, BB cream FPS 50, Desodorantes femininos, Lenços umedecidos para rosto, Protetor solar FPS 30 a 50, Combos de shampoo + condicionador, dentre outros.

Não esqueça da oportunidade da INCLUSÃO SOCIAL nessa data. Reforçando: há muitos pais que são mães atualmente – produtos para barba, por exemplo, são sucesso de venda, se for o caso.

Ótimas vendas!

Silvia OSSO é palestrante, consultora especializada em varejo e mentoring de empresas, pedagoga, psicóloga educacional/empresarial e jornalista. Autora de cinco livros: “Atender bem dá lucro”, “Administração de recursos humanos em farmácia”, “Programa prático de marketing em farmácias”, “Liderança para todos” e “Pílulas de Gestão”.  Mais detalhes: Silvia OSSO no Google; Linkedin e outros.

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