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A consagrada marca Danone faz sucesso nas farmácias, vendendo saúde

A Danone, gloriosa marca francesa com mais de um século de existência, foi uma sensação ao chegar ao Brasil em 1970 – com as célebres propagandas do Danoninho com frutas. Mas a empresa não se contentou com essa linha de produtos. Hoje também está nas prateleiras das farmácias, com seus nutracêuticos para crianças e adultos.

Nesta entrevista, Thiago Ferreira, Gerente Nacional do Canal Farma da Danone, fala do segmento "Alimentação para a Saúde" - forte presença da da famosa marca francesa em nossas farmácias.

Poderia fazer um resumo do desempenho da Danone no Brasil durante o período de pandemia?

Citando as principais categorias com as quais a Danone atua no canal, durante a pandemia a categoria de nutrição infantil se manteve resiliente, com crescimento em linha com o que vinha apresentando nos últimos anos - 12%. Já a categoria de Nutrição Adulta apresentou um crescimento importante, na faixa de 25%, muito puxado pelo incremento de prescrições com intuito de prevenção, que foi de 33% no período. Para garantir um crescimento sustentável durante este período tão crítico e atípico que o mundo passou, a Danone apostou e investiu em extenso planejamento conjunto com os clientes, por meio de JBPs (Joint Business Plan), o que garantiu proximidade na pandemia, além de assertividade e alinhamento ao longo de todo esse período difícil.

O comércio on-line veio para ficar e se ampliar? Que produtos da Danone mais se beneficiam desse novo canal?

Com certeza. O shopper hoje já é multicanal. Temos explorado o nosso portfólio completo no online, mas também sabemos que aqueles produtos que podem ser promocionados, comunicados e impulsionados de alguma forma acabam tendo ainda mais oportunidades, sinergia e visibilidade com este canal. Além disso, enxergo a oportunidade de explorar o conceito de gôndola infinita, que é o oferecimento de produtos de necessidades especiais muito nichados, que não são trabalhados normalmente no canal farma, exclusivamente nas lojas virtuais desse canal. Essa iniciativa abre uma imensa oportunidade de ganhos incrementais, já que hoje esses produtos são vendidos majoritariamente em lojas especializadas.

Como foram reorganizadas as estratégias comerciais para os canais online da companhia?

Realizamos alto investimento no canal que chamamos de Bricks&Clicks, que são os canais online das redes de varejo farma, focando tanto em campanhas promocionais quanto na parte mais estrutural dos sites dos parceiros. Adotamos novas iniciativas como criar vitrines de conteúdo atraente e envolvente para aumentar o tempo de permanência no site.

Como tem sido a parceria com o varejo farmacêutico? Que produtos se destacam no portfólio da Danone para esse canal?

Temos investido cada vez mais em serviços que contribuam para o desenvolvimento das categorias de forma sustentável no canal farma. Dois desses principais serviços são o Clube do Saber – plataforma de relacionamento e capacitação de balconistas e farmacêuticos, disponível a todos os nossos clientes; e o Portal de GC, uma plataforma online gratuita de inteligência de dados que proporciona ao público varejista encontrar informações, dicas, conteúdos e tendências sobre as categorias em que atuamos em diferentes canais. Na plataforma também estão disponíveis ferramentas automatizadas para auxiliar em revisões de sortimento e na criação de planogramas personalizados, direcionados para a melhor organização de suas gôndolas e melhor experiência do shopper. Temos dois grupos distintos de produtos que se destacam no canal, os produtos que podem ser promocionados: com destaque para o Aptanutri, que cresceu 69% no último ano. E os produtos que não podem ser comunicados diretamente ao shopper – movidos à prescrição e comunicados exclusivamente aos profissionais de saúde.

Dentro do portfólio de nutrição infantil temos marcas que podem ser exibidas em vitrines de conteúdo atraente? De que maneira a Danone faz isso?

Sim, com exceção às linhas destinadas a bebês com necessidades especiais e a lactentes de até um ano, nossas outras marcas podem ser exibidas em vitrines atraentes. Dessas, a Danone e o mercado apostam muito na marca Aptanutri, que foi lançada recentemente e é voltada para a continuidade do desenvolvimento da criança através da nutrição a partir do primeiro ano de vida. No último ano, a Danone focou em destacar esse produto nas vitrines, o que alavancou a marca.

A oferta principal desses produtos tem sido nas grandes redes brasileiras de farmácia? Como é feita a seleção?

A Danone não faz distinção entre redes ao oferecer os produtos - a oferta é feita em todo o canal farma, diferenciado pelas ferramentas de alavanca oferecidas pelos diferentes clientes. Fora isso, outra diferença está no foco dado pelas redes nos diferentes produtos e segmentos. Por exemplo, a maioria das grandes redes já apostam na crescente linha de nutrição adulta, que ainda apresenta grande oportunidade em redes menores.

Produtos refrigerados também cabem no varejo farma?

A Danone tem a ambição a longo prazo de desenvolver a categoria de refrigerados no canal, principalmente com nossas marcas mais consolidadas voltadas para a saúde, como Activia e Actimel, que geram oportunidade no canal. Mas hoje temos dificuldade relacionada à complexidade logística envolvida com esse segmento. Por isso, a Danone tem apostado na marca YoPro, que é um produto de alta concentração de proteína, que, não precisando ser conservado em refrigeração, tem excelente desempenho no canal quando exibido na geladeira, pela conveniência e possibilidade de consumo imediato. Com essa estratégia, o YoPro vem crescendo muito no canal farma.

Saúde por meio da alimentação: esse será sempre a máxima dos produtos Danone?

A Danone tem compromisso com a nutrição e a saúde e acredita que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas. Por isso, tem como objetivo inspirar práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. A missão da companhia é levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível. Por essa razão, investe em pesquisas e soluções inovadoras, a fim de oferecer soluções nutricionais para todos os momentos da vida, estudando de forma minuciosa o papel de cada nutriente para a saúde humana.

Estão previstos lançamentos de novos produtos para os próximos anos?

Lançamentos e inovações estão no dia a dia da Danone, sempre alinhada com o global da companhia e atendendo às tendência e demandas de nossos consumidores.

Perspectivas para 2022/2023?

Para este ano, queremos continuar crescendo e reafirmando nossa proposta de gerar valor ao varejista. Esperamos que as vendas da operação no Brasil cresçam entre 10% e 15% e que esse ritmo continue se repetindo até 2025. Para isso, iremos acelerar novos negócios e continuar efetivando parcerias com varejistas, startups e universidades, a fim de desenvolver novas categorias, abrir novos canais de venda e ampliar a oferta de serviços que entreguem valor. Continuaremos focados em aprimorar o acesso ao nosso portfólio e avançar nos recursos para levar não só ao consumidor, mas também aos nossos parceiros, um desempenho final cada vez melhor. O e-commerce seguirá crescendo no Brasil e ampliando cada vez mais o sortimento de produtos e serviços que tragam praticidade, conforto e facilidade ao consumidor. Veja abaixo a entrevista.


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