fbpx
Logística Revesa o meio ambiente tem remédio
19 jan, 2023
Sebrae registra 29 mil novas farmácias no Brasil em três anos
20 jan, 2023

20 de janeiro, hoje é Dia do Farmacêutico. Mas ele merece parabéns todos os dias

A data escolhida para comemorar oficialmente o Dia do Farmacêutico entre nós tem como referência a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916 – que já tinha como objetivo alcançar maior visibilidade e reconhecimento para a categoria. Não foi fácil. Mas, pouco mais de cem anos mais tarde, os farmacêuticos foram peças-chaves na luta nacional contra a Covid-19 e um reforço fundamental para sociedade nas ações de prevenção e enfrentamento desta e de outras doenças, no uso racional de medicamentos e na busca por soluções oferecidas aos brasileiros na linha de frente do sistema nacional de saúde: farmácias e drogarias. A Abcfarma procura atuar ao lado dos farmacêuticos e das entidades que os representam, com o objetivo comum de dar mais eficiência e segurança ao primeiro atendimento à saúde.
A Abcfarma colheu depoimentos preciosos de cinco consagrados farmacêuticos brasileiros em várias áreas de atuação.

Através deles, nossa homenagem aos farmacêuticos neste em todos os dias do ano.

 

À saúde dos farmacêuticos

Dra. Betânia Alhan

No Brasil, somente a partir do século 18 surgiram os primeiros profissionais com preparo específico para exercer a profissão que veio evoluindo desde os boticários e práticos de farmácia – um conhecimento milenar transmitido de geração a geração e que vem se desenvolvendo, e sendo perpetuado, no decorrer dos anos nas universidades públicas, instituições privadas e, futuramente, através dos profissionais formados em cursos online.

 

Antigamente, havia uma limitação vertical: habilitação em indústria, alimentos, bioquímica. Atualmente, a diversidade de áreas em que o farmacêutico pode atuar é um atrativo que incentiva a adesão aos cursos de Farmácia. Ser um profissional generalista nada mais é que ser aquela pessoa capaz de interagir em diversas áreas do conhecimento – e que tem a visão do todo de sua profissão.

Mas é importante ter um direcionamento na carreira para que não se dilua a importância profissional do farmacêutico, Saber transitar entre atribuições técnicas e trabalhos operacionais é imprescindível para garantir a estabilidade física e mental do farmacêutico.

A saúde mental no trabalho pode ser definida como o estado mental e emocional no qual o profissional se encontra. Ela também depende de como reage a situações desafiadoras.

Atualmente, é muito importante que o profissional desenvolva e pratique a inteligência emocional para entender e lidar com as emoções no dia a dia, gerenciando seus sentimentos de forma a que não se deixe tomar por emoções que afetem negativamente seu humor, relacionamentos e tomada de decisões.

Normalmente se trabalham as consequências – e assim é tirado o foco da causa: vários problemas aparecem e crescem nas empresas de modo exponencial, criando um desgaste desnecessário e contínuo para o profissional e para a empresa. Os desafios sempre existirão. Entretanto, precisamos estar preparados tecnicamente e, acima de tudo, devemos gostar daquilo que nos propomos a realizar.

Gostar do que faz é uma necessidade e já faz parte do novo perfil profissional priorizado pelas empresas. Mas, antes de se empregar, o farmacêutico precisa identificar se suas habilidades e talentos são compatíveis com as atividades da vaga a que pretende se candidatar. Ter uma visão focada no autoconhecimento é se posicionar adequadamente dentro da nova realidade do mercado.

Ser um profissional com habilidade para desempenhar várias funções é diferente de ser um “faz tudo” de qualquer jeito ou a qualquer preço. Os processos internos precisam ser realizados com uma metodologia sustentável que vise à implantação e à manutenção das boas práticas farmacêuticas, em todas as atividades desenvolvidas. Ter os procedimentos internos organizados diminui a ocorrência de “retrabalho”, perda de produtividade e motivação.

Neste 20 de janeiro, em que se comemora o Dia do Farmacêutico, convido a todos os colegas a uma autoinspeção e a uma reflexão interna: de onde você vem, para onde você foi e onde você quer estar nesta data, em 2024?

Identifique as não conformidades da sua vida profissional e coloque em ação as melhorias necessárias para que você se torne especialista em realizar os seus sonhos e alcançar os seus objetivos.

A todos os farmacêuticos, o meu respeito e admiração.

Sejam felizes como farmacêuticos, todos os dias.

Betânia Alhan, Coordenadora da Ascoferj (Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro) e diretora da Organize Farma, consultoria farmacêutica.

 

Parabéns, farmacêutico!

Dr. Juan Carlos Becerra Ligos

De acordo com o CFF, as especialidades farmacêuticas são agrupadas em 10 linhas de atuação: alimentos, análises clínico-laboratoriais, educação, farmácia, farmácia hospitalar e clínica, farmácia industrial, gestão, práticas integrativas e complementares, saúde pública e toxicologia. Para efeito de registro de certificados e títulos na carteira profissional, estão previstas 135 especialidades.

A dinâmica dos mercados na sociedade, que se reorganizam e se reestruturam rapidamente exigem dos serviços prestados pelas farmácias à sociedade novas formas de servir e atender as necessidades dessa nova sociedade.

A atuação de entidades que representam os diversos setores, como SINCOFARMA SP e Abcfarma, para entender as necessidades do novo varejo, com certeza está introduzindo no segmento avanços nunca vistos antes.

O paciente será cada vez mais digital, global, multicanal: quer velocidade, informação, mais variedade de serviços, mais integração de canais de comunicação, mais conectividade e mobilidade. E quer que o farmacêutico seja muito eficaz para atendê-lo em todos esses quesitos.

Um farmacêutico será sempre seguido em qualquer circunstância na bonança e no aperto, nos maus e bons momentos, porque ele tem a confiança das pessoas – como ser humano, tem a habilidade de um líder e o conhecimento do seu trabalho. Tem como princípio cuidar de pessoas, ajudando-as a ampliar o seu conhecimento de coisas novas – que as dignificam como seres humanos e profissionais e melhoram a sua qualidade de vida.

Está sempre se atualizando, capacitando, ampliando seu conhecimento, estimulando novas ideias, a criatividade e a inovação. É um especialista na arte do relacionamento humano, promove o engajamento de toda equipe de trabalho com o propósito de “cuidar de pessoas”. Portanto, esse profissional será sempre eterno para a sociedade.

O farmacêutico é um profissional indispensável e fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas; este é o propósito da profissão farmacêutica.

Parabéns a todos os farmacêuticos, que 24 horas por dia, sete dias por semana, cuidam de pessoas e não de doentes!

Juan Becerra Ligos, coordenador de Assuntos Regulatórios do Sincofarma/São Paulo

 

Profissão farmacêutica

2023: novos desafios

Dra. Danyelle Marini

Dia Nacional do Farmacêutico, 20 de janeiro de 2023: dia de comemorar e parabenizar todos os profissionais que se dedicam a cuidar da saúde da população, independentemente da área em que atuam. Somos profissionais de saúde, voltados a melhorar a qualidade de vida de cada pessoa que necessite de ajuda.

A atuação do farmacêutico é tão antiga que é citada nas escritas da Bíblia: “O farmacêutico faz misturas agradáveis, compõe unguentos úteis à saúde, e seu trabalho não terminará, até que a paz divina se estenda sobre a face da terra”.

A forma como atuamos e o nosso papel na sociedade já passou por inúmeras mudanças, diversas vezes houve a necessidade de nos reinventarmos e nos adaptarmos às novas tecnologias. Então, em pleno século 21, enfrentando uma pandemia que modificou as relações pessoais, profissionais e mercadológicas, fica a questão: qual será o novo desafio da nossa querida profissão?

As profissões estão sendo transformadas por inovações tecnológicas, que em diversas situações diminuem a demanda pelo contato humano. Isso pode ser assustador para muitos profissionais, mas também pode ser encarado como um desafio.

Então, vamos nos valer da psicologia positiva, olhar para os desafios e encará-los como oportunidades. Nos próximos anos, o farmacêutico mudará sua forma de atuação: precisará também se preocupar, por exemplo, com as tecnologias leves, com a forma de se comunicar e de transmitir as informações, com a forma de atuação no cuidado centrado na pessoa. Assim como em outras profissões, é necessário nos reinventarmos para atender às demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

Não tenho a pretensão de, com estas poucas linhas, esgotar as inúmeras oportunidades que estão surgindo e ainda surgirão para o farmacêutico – mas irei me dedicar a descrever algumas.
Na área da farmácia, o Cuidado Farmacêutico será um grande diferencial – o profissional terá mais autonomia no cuidado da saúde das pessoas, executando um processo de anamnese, exames, prescrevendo terapias não farmacológicas e farmacológicas. Não há dúvida de que essas transformações permitirão uma maior responsabilidade e valorização do Farmacêutico.

Muitos acreditam que essas mudanças não serão possíveis, ou até mesmo que não irão ocorrer, mas eu vejo isso como algo que já está acontecendo. No ano de 2022, ocorreu a regulamentação da Telefarmácia pelo Conselho Federal de Farmácia – mudança que permite uma comunicação direta e rápida com o paciente e com outros profissionais de saúde. Além disso, provavelmente ainda neste primeiro semestre, a Anvisa regulamentará os exames que poderão ser executados dentro das farmácias, ampliando as possibilidades de atuação do farmacêutico e a necessidade da sua presença. As oportunidades para que o Cuidado Farmacêutico esteja presente na prática diária do profissional estão se tornando uma realidade. As Farmácias estão se tornando verdadeiros “hubs” de Saúde.

Os estabelecimentos farmacêuticos migrando para hubs de Saúde permitem a execução de um modelo inovador de negócio, apto a prestar múltiplos serviços para milhões de pessoas. Locais preparados a atender a necessidades vitais das pessoas. Nesse cenário, o farmacêutico será o responsável e a figura central para a realização dessas atividades.

Precisamos pensar nas mudanças que estão em curso, precisamos nos adaptar e ressignificar a atuação do farmacêutico. Para ajudar nessas reflexões, defender o setor e o profissional, existem as entidades, a exemplo da Abcfarma, que luta para promover a educação em saúde, com orientações aos profissionais do comércio farmacêutico para aperfeiçoar o modo como se relaciona com o paciente.

O farmacêutico é um profissional imprescindível para as pessoas, e a profissão é essencial para a sociedade.

A todos os farmacêuticos que optaram por uma profissão milenar, cheia de desafios, parabéns pelo nosso dia!


Dra. Danyelle Marini, diretora tesoureira do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo – CRF-SP, e professora de Farmácia

 

Ser farmacêutico 7 estrelas

Dra. Priscila Espózito

Ser farmacêutico é escolher cuidar, é escolher ouvir, é escolher acompanhar, é participar da escolha de caminhos que levam à saúde e bem-estar. Atuar na área da saúde, fazer parte de algo maior, buscar o bem-estar do paciente, é algo que faz parte do “ser farmacêutico”, faz parte da Farmácia. E ser farmacêutico 7 estrelas?

A Farmácia, com suas múltiplas formas de atuação, proporciona aos profissionais que a compõem uma infinidade de formas de desenvolvimento, de crescimento profissional, bem como muitos desafios e habilidades a serem desenvolvidas. Processos bem estabelecidos, técnicas de fabricação, especificação de insumos e materiais, informações estratégicas que direcionam tratamentos, controle de armazenamento e transporte dos medicamentos, descarte dos resíduos gerados, orientação direcionada que garante adesão e sucesso no tratamento e, claro, acompanhamento dos pacientes são algumas das atividades presentes na vida do farmacêutico. Por esse motivo, competências e habilidades devem ser constantemente desenvolvidas na construção contínua do “ser farmacêutico”, qualidades que podemos chamar de estrelas.

E quais são as 7 estrelas do farmacêutico?

*Comprometimento com atualização constante, para ser capaz de tomar decisões baseadas nas melhores informações possíveis
*Comunicar-se de forma assertiva, promovendo educação e transmitindo conhecimento de qualidade
*Liderar pelo exemplo e pela capacidade de gerenciar com eficiência e eficácia
*Prestar serviços de saúde ao próximo, pacientes e colegas da saúde
*Meu “ser farmacêutica” é estar comprometida com o cumprimento do juramento em servir com ética e dedicação à saúde
*E em construir uma Farmácia melhor a cada dia, colaborando com o “ser farmacêutico” dos colegas de profissão
*Compartilhando conhecimento prático da rotina farmacêutica, proposta que vai ao encontro da missão e dos valores da Abcfarma.

Parabéns a todos os farmacêuticos! Profissionais 7 estrelas!

Dra. Priscila Espózito, farmacêutica proprietária da Consultoria Pharma Espózito – Inteligência Farmacêutica.

 

Farmacêuticos
Na linha dos olhos dos brasileiros

Dra. Sueza Oliveira

Vinte de janeiro: “Dia Nacional do Farmacêutico” – um dos profissionais mais acessíveis do mercado, que acolhe e presta cuidados de saúde, olhando na mesma linha dos olhos do seu paciente. A ocasião nos motiva a destacar uma das mais nobres áreas de atuação do farmacêutico: a farmácia comunitária, aquela que atende à comunidade de forma pública nas unidades de saúde ou privadas, por meio do varejo farmacêutico.

É uma das áreas de maior capilaridade para a população brasileira, alcançando regiões de diferentes padrões socioeconômicos e até de difícil acesso, em 99% dos municípios brasileiros. Esse potencial tem transformado mais e mais o varejo farmacêutico, levando a farmácia comunitária a uma profunda mudança e, ao mesmo tempo, fazendo com que o farmacêutico protagonize a assunção do cuidado à saúde de sua comunidade.

Corroborando essa perspectiva, o conceito ampliado e normatizado pela Lei 13.021/2014 fez com que a farmácia ocupasse a posição de estabelecimento avançado de saúde – e que, para além da dispensação, passou a ter a oportunidade de disponibilizar outros serviços e atuar de forma complementar à atenção primária à saúde, com salas de vacinas, serviços de rastreamento em saúde, educação sanitária em diferentes localidades, conforme já destacado.
Considerando esse contexto, a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias – SBFFC, por meio de seus diretores, conselheiros fiscais, regionais e associados, respaldada pela sua atribuição estatutária, tem atuado no sentido de instrumentalizar o profissional comunitário com cursos, atividades digitais, simpósios e congressos, bem como com a prova de Título de Especialista Profissional em Farmácia Comunitária, que propõe o reconhecimento não só teórico mas, principalmente, o da prática junto à comunidade, objetivando maior empregabilidade e sustentabilidade.

Ressalte-se que essa conquista é fruto de um intenso trabalho conduzido por várias mãos e coordenado pelo professor Dr. Daniel Tenório, da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. E a prova teórica, pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social – LEPFS, da Universidade Federal do Sergipe, na pessoa do professor Dr. Divaldo Lyra Junior.

Além disso, lembremos que, não obstante a tragédia produzida pela pandemia da Covide-19, farmacêuticos da farmácia comunitária atuaram prontamente no exército da saúde, diminuindo de forma significativa os impactos e as lacunas do sistema de saúde brasileiro

Por essa atuação e por várias outras situações vivenciadas no dia a dia do chão da farmácia, há sempre um bom motivo para aludir à farmácia e à profissão farmacêutica, na certeza de que ser farmacêutico e estar na farmácia comunitária é gostar de cuidar de gente.

Dra. Sueza Oliveira

Presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias

 

Além do balcão
Farmacêuticos atuam em diversas áreas dentro da indústria, garantindo qualidade, segurança e eficácia em medicamentos

Maior laboratório no Brasil, EMS conta com 849 profissionais formados na área; Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro

O Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro, data que tem como referência a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), ocorrida no ano de 1916. O objetivo da celebração é alcançar maior visibilidade e reconhecimento para a categoria. Engana-se quem pensa que o farmacêutico é o profissional que atua apenas do outro lado do balcão das farmácias, apesar de essa ser uma atividade muito importante desenvolvida por esses profissionais. A EMS, por exemplo, maior laboratório farmacêutico no Brasil, conta com 849 colaboradores com essa formação, o que representa cerca de 15% do total de empregados da companhia. Esses profissionais possuem 15 diferentes tipos de especialidades, o que mostra a sua grande diversidade de atuação.

Especialmente na indústria farmacêutica, portanto, eles podem fazer parte de departamentos como Assuntos Regulatórios, Tecnologia Farmacêutica, Tecnologia Analítica, Controle e Garantia da Qualidade, Farmacovigilância, Pesquisa e Desenvolvimento, Novos Negócios e Pesquisa Clínica.

Sua atuação é fundamental para os processos fabris, análise de matéria-prima e produtos acabados, boas práticas de fabricação, além de processos e gerenciamento de auditorias obrigatórias por lei. Tudo para que os medicamentos disponibilizados no mercado tenham alta qualidade, segurança e eficácia.

A Dra. Beatriz Pompeu (foto), por exemplo, é uma das farmacêuticas colaboradoras da EMS, e trabalha na sede de Hortolândia (SP). Formada em Ciências Farmacêuticas com especialidade em Farmácia Industrial e também em Gestão da Qualidade, a profissional atua na empresa desde 2001, sendo a maior parte desse período na área de Assuntos Regulatórios, função cada vez mais estratégica para alavancar os negócios da companhia. Atualmente, Beatriz é responsável pela Diretoria de uma área de registro de novos produtos e manutenção de portfólio, e que possui ainda os departamentos de Vigilância Sanitária, SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), Estudos Econômicos e Inteligência Regulatória.

No seu dia a dia, Beatriz interage com órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). “A Covid-19 possibilitou, ainda mais, demonstrar uma parte da importância e do papel do profissional de regulatório para a população brasileira. O impacto da aprovação da vacina sendo transmitida em rede nacional mostrou o que é o trabalho de um farmacêutico na aprovação de medicamentos”, afirma.

Digitalização agiliza trabalho regulatório

A farmacêutica da EMS conta que, há alguns anos, o seu trabalho era bastante diferente do de hoje. “Trabalhávamos com pilhas e pilhas de papel. Um dossiê de registro poderia ter mais de 10 mil páginas. Hoje, com o auxílio da tecnologia, a grande maioria das submissões de registros, de pós-registros, envio de informações para ANVISA ocorre de modo eletrônico. Isso facilitou muito o dia a dia do profissional da área regulatória, assim como, a possibilidade de realização de reuniões com a ANVISA e entidades farmacêuticas de forma virtual. Temos ainda que monitorar o ambiente regulatório para verificar as melhores práticas para que cada vez mais cheguem produtos com qualidade, segurança e eficácia para garantir acesso à saúde para a população”, conta.

O interesse de Beatriz pela profissão surgiu ainda na infância. Sua mãe trabalhou em uma farmácia na cidade de Amparo, na região de Campinas, por mais de 30 anos. “Tive a oportunidade de acompanhar um pouco da rotina do balcão, da manipulação, da vivência de uma farmácia. Na época do vestibular, tive um dilema entre ser advogada ou farmacêutica e acabei optando pelo curso de Farmácia. Antes de terminar a especialização em Farmácia Industrial, tive que fazer estágio obrigatório e foi desse modo que acabei buscando oportunidade e entrando, em 1999, em uma indústria farmacêutica na área de assuntos regulatórios.”

Para quem acha que o trabalho na área regulatória deve ser bastante burocrático, Beatriz faz uma ressalva. “Muitos acham que se trata de uma área em que o profissional só vai ler e montar dossiê, ou seja, juntar papel. Mas não é bem assim. Dentro da área regulatória, temos que pensar em estratégias para cumprimento das normas e prazos. Para mim, é uma área apaixonante, pois você tem a oportunidade de interagir com os diversos departamentos da empresa, como Pesquisa e Desenvolvimento, Operações, Garantia da Qualidade, área Médica, de Marketing e Vendas, em que os farmacêuticos estão presentes também”.




×