fbpx
LEUCEMIA: ENTENDA O CÂNCER QUE AFETA AS CÉLULAS SANGUÍNEAS
26 fev, 2020
Sucesso escolar também está relacionado à saúde dos olhos
27 fev, 2020

O ABC do Whey Protein

Qualquer guia de orientação ao uso correto e mais eficiente de suplementos cita o Whey Protein – proteína do soro de leite cujos benefícios vão além do ganho de massa muscular que é sua indicação número 1.

1. Mas o que é preciso saber sobre essa estrela dos suplementos modernos?

Sim, o Whey Protein está em alta. Mas o que vem a ser essa substância? Nem todos os seus potenciais usuários sabem que essa proteína do soro de leite, extraída durante o processo de fabricação do queijo, anteriormente usada por atletas, também pode ser desfrutada por outros públicos, para produzir mais saúde e qualidade de vida. Um exemplo cientificamente comprovado é o estudo divulgado no The American Journal of Clinical Nutrition, que destaca o Whey Protein como precursor da glutationa, a mãe de todos os antioxidantes, importante na desintoxicação do organismo. Com tantos benefícios e aplicações terapêuticas pouco conhecidas, o Whey Protein tem conquistado novos públicos fora das academias. Outra pesquisa, divulgada na revista Geriatrics & Gerontology International, mostra que a combinação de exercícios com o Whey pode inibir a perda de massa muscular em idosos. Entre tantos pontos positivos, antes de mais nada é importante entender a fundo a composição nutricional e possibilidades – e saber para que serve o Whey Protein.

*A proteína do leite é considerada completa por conter todos os aminoácidos essenciais que participam da formação dos músculos e tecidos. Sua complexidade e alto valor nutricional fazem dele um pó aliado valioso para quem busca uma fonte de proteínas saudáveis. Com nutrientes de alto valor biológico e diversos benefícios, a proteína do leite costuma ser recomendada por profissionais de nutrição e saúde para os mais diversos objetivos. Hoje, geralmente, essa proteína é recomendada para completar as necessidades diárias de proteínas do organismo, essenciais para a saúde. Seu uso mais popular é para a recuperação e ganho de massa muscular, atuando na síntese de proteínas musculares para quem deseja conquistar ou manter a boa forma física.

Outros especialistas recomendam o Whey Protein como estimulador da produção de hormônios relacionados à digestão e saciedade (CCK e GLP-1) e inibidor da liberação de grelina, conhecida como hormônio da fome. Cientistas da Reading University apontaram ainda a redução do risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC) com a ingestão frequente de suplementos proteicos como o Whey.

2.Como tomar whey protein?

Se o objetivo do uso do Whey é a integração com um tratamento médico, é recomendado que um profissional de saúde seja consultado antes do início do consumo. Afinal, o Whey Protein pode ser usado das mais diversas formas, tudo depende do objetivo principal, rotina e preferência de cada um. Seu valor completo o torna uma excelente opção de refeição saudável como alternativa aos snacks nutricionalmente pobres, repletos de calorias vazias.

O horário mais recomendado de uso do Whey costuma ser antes ou imediatamente após as atividades físicas, o que otimiza ainda mais o ganho de massa muscular. Para aumentar a saciedade e reduzir o apetite, ele deve ser consumido de 60 a 90 minutos antes das refeições. Já para a manutenção da massa muscular, é essencial que seja mantida uma ingestão proteica alta total durante as 24 horas do dia; nesses casos, o Whey pode ser consumido em várias doses ao dia.

3. Concentrado, isolado ou hidrolisado?

Para diferenciar os tipos concentrado, isolado ou hidrolisado, é importante entender que, quanto mais filtrado ele é, maior o seu valor biológico. E quanto menor é a sua partícula, melhor e mais rápida é a sua absorção e utilização pelo organismo. Conhecido também como WPC, o Whey Protein concentrado foi o primeiro a ser desenvolvido. Por passar por apenas uma filtragem, contém de 30 a 80% de proteína, com o restante de caseína, lactose, gordura, carboidratos e minerais. Isso significa que sua velocidade de absorção é a mais lenta entre os três tipos, fazendo com que pessoas com algum tipo de alergia ou restrição de algum dos seus componentes (caseína, lactose etc) devam evitá-lo, já que o Whey Protein concentrado pode promover desconfortos abdominais ou intolerâncias. Também por isso, o aconselhamento de um profissional de saúde é fundamental.

×