fbpx
Notificação de afastamento e baixa de responsabilidade técnica do Farmacêutico
16 nov, 2023
Abcfarma e Sincofarma SP: liberdade para as farmácias abrirem aos domingos e feriados
17 nov, 2023

Novembro Azul – O mês de descobrir os segredos da próstata

Por Celso Arnaldo Araujo

Se Outubro é o mês rosa do câncer de mama, Novembro é o mês azul do câncer de próstata – glândula masculina de comportamento enigmático. Sua única função é produzir o líquido que transporta os espermatozoides para o aparelho reprodutor da mulher. E, justo no momento – a terceira idade – em que o homem já não costuma fecundar e portanto dispensa a principal função da próstata, ela começa a crescer, em vez de atrofiar – como seria mais lógico. E sua farmácia precisa conhecer os bastidores dessa fascinante glândula – que pode ser mortal…

 *Esse crescimento fora de hora pode ter um caráter benigno. É o caso da chamada Hiperplasia Prostática, que em muitos casos se torna um tormento para os homens na hora de urinar – e as prateleiras das farmácias abrigam hoje diversos medicamentos capazes de reduzir a dimensão e os problemas benignos da próstata, facilitando a micção.

*Mas a versão maligna é a que mais preocupa nesse crescimento – cerca de 72 mil novos casos são previstos no Brasil para cada ano do período 2023-2025. E as farmácias também podem colaborar com seus clientes que se preocupam com a detecção inteligente do câncer de próstata, através da oferta do teste rápido de PSA – um antígeno prostático cuja dosagem no sangue pode ser um parâmetro precoce para o câncer. O resultado sai em minutos – através, por exemplo, do MedTeste, produzido pela MedLevensohn.

*As farmácias, portanto, têm um papel essencial na detecção do câncer num estágio curável:
90% dos casos detectados precocemente podem ser curados. Em sua normalidade, a próstata não pesa mais do que 30 gramas – e pode chegar a 300, em casos extremos de crescimento. Cerca de 10% dos homens terão de operar a próstata por causa da hiperplasia benigna.

*Mas vamos dar uma volta pelas prateleiras das farmácias que reúnem os medicamentos capazes de reduzir o tamanho anormal da glândula –
e com isso amenizar os efeitos deletérios de uma próstata gigante no inocente ato de urinar, em boa parte dos homens da terceira idade. A qualidade de vida está em jogo. Estes, aqui embaixo, são os mais procurados nos dias de hoje. Recomenda-se aos farmacêuticos que busquem o máximo de informações sobre esses remédios, a fim de prevenir seus clientes sobre o modo de usar e possíveis efeitos colaterais. A tontura pode ser um deles.

*A
finasteride e o dutasteride reduzem o risco de retenção urinária aguda por causa de crescimento excessivo – e a consequente necessidade de cirurgia. São os Inibidores da 5-alfa redutase.

*Já os chamados Alfa-bloqueantes (tansulosina, alfuzosina, doxazosina e a recente silodosina) promovem o relaxamento do músculo liso na parte inferior da bexiga, na próstata e em torno da uretra. Consegue-se, desse modo, uma diminuição da resistência ao fluxo urinário, melhorando este e outros sintomas.

 Por dentro da próstata

A Abcfarma vai ajudar você a conhecer melhor os caprichos dessa glândula que, no auge de suas funções, pesa apenas 30 gramas e têm papel fundamental na reprodução humana. E que, quando já não serve mais ao homem, é justamente quando começa a dar trabalho.

*O fato de a próstata crescer se deve a alterações hormonais, sobretudo da testosterona, e a processos inflamatórios crônicos. Esses dois elementos participam da gênese do crescimento prostático quando, paradoxalmente, ela deveria se atrofiar – porque a tendência é o homem, depois dos 50, perder seu caráter reprodutivo.

*Dos três problemas que normalmente acometem a próstata – o câncer, a hipertrofia benigna e a prostatite (infecção) – o mais comum é, de longe, a expansão do volume. Quase 90% dos homens terá, a certa altura da vida, sintomas de hiperplasia benigna, ao passo que o câncer atingirá um em cada seis homens. Diante desses números, sempre paira a preocupação de que a próstata pode vir a adoecer. Fique muito atento a ela.

*Existe algo que um homem possa fazer para evitar os males da próstata? Hábitos alimentares baseados numa baixa ingestão de gordura animal são uma medida importante para proteger a próstata do câncer. Os homens orientais, por exemplo, têm uma incidência muito menor de câncer de próstata que os ocidentais. Paralelamente, dietas ricas em derivados da soja, selênio e ômega-3 também parecem ser protetoras, assim como a fruta romã e vegetais da família da própolis. Homens com história familiar de câncer de próstata, sobretudo parentes de primeiro grau, como pai e irmãos, devem fazer essa prevenção alimentar o mais precoce possível.

*Medidas de detecção precoce das doenças da próstata? Se a história familiar estiver presente, é recomendável que, aos 45 anos, se inicie a prática da monitoração da próstata. Sem parentes de primeiro grau, a partir dos 50 anos. Não é complicado: uma consulta por ano, acompanhada por um exame de sangue para se medir o PSA e, fundamentalmente, o exame de toque. Infelizmente, 5% dos tumores de próstata podem não alterar o PSA – daí o complemento do toque, que já foi um tabu entre a maioria dos homens, mas é cada vez mais bem tolerado.

*O que é mesmo o PSA – Prostate Specific Antigen?
Uma proteína produzida pela próstata que, quando encontrada no sangue em quantidade acima do normal, sugere uma anomalia na glândula. Pode ser um câncer. Não é um marcador perfeito, mas nenhum outro órgão tem um medidor bioquímico tão específico. Por isso, sua dosagem ainda é indispensável. Em homens abaixo de 60 anos com PSA acima de 2,5, isso é um sinal. Na faixa dos 60 a 70, o PA esperado é até 4 – mas deve-se levar em conta que a hiperplasia benigna também produz um pouco mais de PSA. Grosseiramente, cada 10 gramas de próstata produz um ponto de PSA. Um câncer, a cada 10 gramas, vai produzir três vezes mais. A farmácia deve se familiarizar com essa sigla tão familiar aos especialistas. Faça um estoque bem estratégico de testes rápidos de PSA.

E então, farmacêutico com mais de 45 anos: aproveite o Novembro Azul para, se ainda não foi o caso, pedir ao urologista que dê uma espiada básica em sua próstata. E farmacêutico de qualquer idade: se informe, a um nível bem avançado, sobre os segredos da próstata. Seus clientes mais veteranos saberão reconhecer suas ótimas intenções.

🗣️ Canais de contato da Abcfarma:

🔗 Portal do Associado: https://bit.ly/3zpelwB

⚖️ Coordenação Jurídico: Dr. André Bedran
E-mail: juridico@abcfarma.org.br

Redes Sociais:

Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
Facebook: https://bit.ly/3PTjVP2
LinkedIn: https://bit.ly/3OSjkM3
Youtube: http://bit.ly/3LOt77Y

×