fbpx
Lastro de RH – Fazer agora, para não ter problemas amanhã!
28 fev, 2020
Dia Internacional da Mulher
09 mar, 2020

Mulheres no comando na indústria farmacêutica

Aspen Pharma Brasil possui quadro de funcionários com 59% de mulheres, que compõe também a diretoria

Sim, a participação feminina no mercado de trabalho aumentou nas últimas três décadas, mas as mulheres ainda não têm as mesmas oportunidades que os homens. O relatório divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em fevereiro de 2020, revela que a participação delas no mercado é 20% menor que a dos homens. Além disso, a diferença salarial e o acesso à educação ainda persistem.

Contrariando as estatísticas, a filial brasileira da farmacêutica sul-africana, Aspen Pharma, vem aumentando o número de mulheres em cargos e em posições de chefia nos últimos anos. A empresa, que emprega mais de 370 pessoas no Brasil, dessas, 59% são mulheres, dentre elas, a Diretora de Recursos Humanos, Patrícia Franco, e a Diretora de Operações, Vanessa Gomes. “O alto número de mulheres foi algo orgânico para nós, diz Patrícia.

A diretora de recursos humanos, Patrícia Franco, iniciou o trabalho na Aspen Pharma em 2009 como coordenadora de RH. Ao longo desses dez anos conquistou resultados exponenciais e premiações, uma delas foi o prêmio de Envolvimento com a Comunidade em 2015, na matriz na África do Sul. Em 2018 conquistou a posição de diretora, liderando diretamente oito pessoas no escritório da farmacêutica no Rio de Janeiro.

“Quando comecei a minha história aqui na Aspen em 2009, não imaginava que teria tantas conquistas e aprendizados. Olho para trás e sinto gratidão. Consegui cuidar da minha família, criar a minha filha, e ainda obter sucesso em minha trajetória profissional. Credito isso a força que nós mulheres temos, mesmo quando achamos que não vamos conseguir. Tenho muito orgulho de ser mulher e me dedico para termos um lugar onde sejamos sempre respeitadas, valorizadas e vitoriosas. Na Aspen é assim que funciona.”, diz Patrícia Franco, diretora de RH.

Já Vanessa começou sua trajetória na Aspen em 2015 como diretora de operações, liderando diretamente mais de 150 pessoas entre o escritório do Rio e a fábrica em Serra (ES). Ela reconhece seu protagonismo em uma posição ocupada majoritariamente por homens. “Na Aspen Pharma, todos, sem exceção, disfrutamos das mesmas oportunidades, benefícios, direitos e obrigações, em todas as áreas. Questões como assédio sexual, moral e preconceito não são toleradas. Isso é refletido na prática, onde mulheres como eu ocupam posições de liderança e competem de igual para igual com homens”, afirma Vanessa.

Em 2016, Vanessa foi premiada pela matriz da farmacêutica na África do Sul como executiva do ano. “O prêmio recebido em 2017 na África do Sul é prova desse reconhecimento. Sou muito feliz e orgulhosa por representar e ser representada por mulheres nesta empresa”, celebra.

Embora a chegada de mulheres ao topo da hierarquia de empresas ainda seja desigual, Vanessa afirma: “Se eu pudesse dizer algo para as mulheres, eu diria para resistirem e persistirem. O caminho da igualdade e do reconhecimento é difícil e ainda bastante longo, mas muito gratificante”.

Sobre a Aspen no Brasil

Com dez anos de atuação no Brasil, sede no Rio de Janeiro e fábrica em Serra/ES, a Aspen Pharma oferece ao mercado brasileiro medicamentos anestésicos, fitoterápicos, de prescrição, SNC e OTC, cardiometabólicos e biotecnológicos. Integram o portfólio da companhia diversos produtos de referência no mercado, como: Diprivan, Calman, Leite de Magnésia de Phillips, Magnésia Bisurada, Omcilon-A Orabase, Kwell, Zyloric, Digoxina, Insunorm, Alcachofra, Imuran, Enablex, Aldomet, Suplan, entre outros.

A Aspen Pharma Brasil é reconhecida há cinco anos (2014 a 2019) pelo Great Place To Work como uma das melhores empresas para se trabalhar, já tendo conquistado os selos nas categorias Rio de Janeiro, Farmacêutica, Mulher e Brasil.

Sobre a Aspen no mundo

A Aspen Pharmacare é a principal companhia farmacêutica do continente africano, a maior indústria farmacêutica do Hemisfério Sul e uma das maiores fabricantes de medicamentos no mundo. Com 24 plantas produtivas, em 18 indústrias nos seis continentes, a companhia desenvolve seus produtos sob o comando de cientistas altamente qualificados e em parceria com outras farmacêuticas globais e centros de pesquisa de renome. Atualmente, o Grupo conta com mais de 10 mil funcionários em todo o mundo e fornece produtos para 144 países ao redor do globo.
×