fbpx
Conheça a ansiedade cardíaca – condição que tem preocupado os especialistas
26 set, 2019
Projeto Ver e Viver doa óculos para crianças no interior de SP
27 set, 2019

Movimento ‘Sinta Sua Pele’ mostra os efeitos reais do sol

A campanha desenvolvida pela FQM Melora alerta para a importância da fotoproteção  

Cada pele carrega consigo uma história – as emoções que cada um sentiu e as experiências que viveu. Ela revela também o quanto de cuidado com a radiação solar tivemos ao longo da vida. Isso porque os efeitos dos raios de sol, na maioria das vezes, não são perceptíveis imediatamente após a exposição, mas surgem no longo prazo.

O médico dermatologista Sérgio Schalka, especialista em fotoproteção, afirma que o efeito da radiação no DNA das células causa ao longo dos anos pelo menos dois malefícios: “Mais de 70% do envelhecimento da pele do rosto tem a ver com sol e não com a idade da pessoa”, afirma Schalka. “O segundo ponto é o câncer de pele, o mais comum do organismo humano. De cada três cânceres no mundo, um é de pele, que tem como principal fator desencadeante a exposição ao sol”, alerta.

Segundo ele, a ausência de vermelhidão ou queimaduras após a exposição solar não é um indicativo de que a pele não foi afetada. “Muitas vezes a pessoa, por não ter se queimado, acha que está tudo bem, mas não está. A conta ao longo da vida pode não ser sentida imediatamente, mas lá na frente fica muito alta”, explica o especialista. Ele ressalta ainda que o uso do protetor solar é aliado também dos tratamentos do melasma – surgimento de manchas escuras na pele, mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, e de acne. “Além da proteção tópica através de cremes, loções ou spray, atualmente tem se combinado também o uso do fotoprotetor oral, reduzindo os efeitos da radiação solar nas células”, reforça o dermatologista.

Para mostrar o efeito real do sol na pele e reforçar que a fotoproteção é um ato para preservar histórias e permitir que muitas outras sejam vividas, surgiu o movimento Sinta Sua Pele. Desenvolvida pela FQM Melora, fabricante do protetor solar Heliocare, a campanha conta a história real de quatro pessoas que enfrentaram tratamento de câncer de pele, melasma, envelhecimento precoce e acne. Elas foram fotografadas com uma câmera UV (ultravioleta), que mostra as reais condições da pele. As imagens acompanham vídeos com depoimentos dos pacientes e dos dermatologistas que os trataram, para mostrar os dois pontos de vista sobre cada doença. “As pessoas lembram muito da proteção solar quando estão na praia ou na piscina, mas a maior parte dos danos vem do dia-a-dia. Todos precisam se proteger o ano todo”, conclui o dermatologista Sérgio Schalka.

A campanha foi lançada no 74º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizado de 11 a 14 de setembro, no Rio de Janeiro. Os quatro filmes foram disponibilizados em formato de exposição de arte em totens interativos. Um quinto equipamento trouxe uma câmera UV acoplada, e os convidados puderam ver sua própria pele através do equipamento.

Após o Congresso, a exposição chega aos consumidores finais no Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro. A partir do dia 17 de outubro, o público terá a oportunidade de ver a condição real de sua pele por meio da câmera UV e conferir os vídeos da campanha. “O objetivo é engajar o público no alerta sobre a importância da proteção solar e trazer o destaque ao dermatologista, como o especialista da pele”, afirma Fernanda Freitas, gerente de produtos da FQM Melora.

 

×