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MODELO 70-20-10 de treinamento e desenvolvimento. Já ouviu falar?

O desenvolvimento de carreiras dentro das empresas aumenta a motivação dos colaboradores e garante também a continuidade e a “memória” dos processos organizacionais – não só o que está escrito, como também tudo aquilo que está “no coração e na mente das pessoas”, especialmente na operação da loja e de centros de distribuição. Um dos fatores que realmente pode nos levar a diminuir o turnover é garantir o engajamento das equipes. Palavra muito em moda nos últimos tempos entre a turma de RH. “No ambiente corporativo, o engajamento representa a ligação afetiva do colaborador com a empresa” (1).

“Dessa forma, o engajamento nas empresas acontece quando a pessoa está motivada e satisfeita com seu trabalho. De acordo com os dados da Vaipe, colaboradores engajados são cinco vezes mais propensos a indicar a empresa, cinco vezes mais comprometidos com entrega e três vezes mais propensos à inovação. Por essa razão, é essencial engajar os funcionários para que eles se tornem embaixadores da marca”(2).

Uma das melhores formas de garantir o engajamento é o treinamento das equipes – que passa, principalmente, pela conscientização e capacitação dos líderes. No caso do varejo farmacêutico, fica evidente que falamos dos gerentes e supervisores das lojas. O ser humano, antes de tudo, busca sentido no que faz. Ou melhor, busca  respostas aos itens: saber o que fazer, como fazer, por quê e para quê fazer.

O treinamento tradicional, seja em sala ou on-line, passa por limitações, como baixo nível de retenção dos conceitos aprendidos e dificuldade de aplicação da teoria na prática. Esses problemas clássicos do treinamento levaram a várias pesquisas sobre como minimizá-los. Na década de 90, nos Estados Unidos, pensando nisso, foi criado o modelo 70-20-10.

Explicando:

*70% da aprendizagem vem das experiências no dia a dia, na interação do colaborador com as questões do momento e pela oportunidade de aprender constantemente com os desafios advindos da interação com o cliente e fornecedores, com a gestão e com os resultados provenientes de seus acertos e de seus erros. O papel do líder, evidentemente, é essencial. Dica prática: reuniões diárias no começo do expediente e na troca de turnos, com duração de 10 a 15 minutos, dividindo a equipe para não desfalcar o atendimento. O conteúdo dessas reuniões deve ser focado nos principais processos (repetição constante leva à automatização dos comportamentos e diminuição dos erros).

*20% da aprendizagem é obtida através de mentoring (ensinar como fazer, usando sua própria experiência) e coaching (desenvolvimento de competências necessárias ao trabalho, como, por exemplo, qualidade de atendimento, conhecimento dos produtos, etc). Dica prática: mentoring e coaching são treinamentos individuais, feitos pelo líder junto ao colaborador. Pergunta: todos devem passar por esse processo? O ideal seria que sim. Entretanto, deve-se priorizar os funcionários com potencial de crescimento e aqueles com desempenho abaixo do esperado. Nesse processo, saber dar feedback é fundamental.

10% da aprendizagem se consegue da forma tradicional: sala de aula, cursos e leituras. Nesse aspecto, consultorias especializadas em varejo podem ser úteis. Dica prática: consulta a sites como www.academianc.com.br, onde há diversos conteúdos práticos voltados ao pessoal de linha de frente das lojas. Na aba NC CAST, há uma participação minha.

Em resumo, creio que provavelmente você já deve fazer algumas dessas coisas. Ficam aí as dicas e, se quiser conversar, vamos em frente. arabaci@agirotto.com

Referencias: (1) https://vaipe.com.br/blog/engajamento/ (acessado em 14/2/2022), (2) Idem.

Por: Arabaci Sciamarelli: consultor de gestão de pessoas na www.agirotto.com, consultoria especializada em varejo. Psicólogo formado pela USP, com MBA pela FIA-USP, especialização em Psicodrama Pedagógico, Gestão Empresarial, Avaliação de Treinamento, Marketing e Técnicas Criativas de Treinamento, com grande experiência em desenvolvimento gerencial e treinamento de equipes de vendas.

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