fbpx
Que indicadores sua farmácia deve ter?
30 ago, 2022
Desprescrição: Uma nova forma de dispensação de medicamentos
31 ago, 2022

Minoxidil para queda de cabelos – Os modos de usar!

Utilizado desde a década de 1970 no tratamento da hipertensão refratária (aquela que não responde à terapia farmacológica), o minoxidil passou a ter uso dermatológico em razão de um de seus efeitos colaterais: a hipertricose, ou seja, o crescimento excessivo de pelos. Assim, nos anos 1980, a medicação passou a ser indicada para pessoas com calvície hereditária. O que é minoxidil? Trata-se de um medicamento classificado como vasodilatador que tem como efeito o crescimento dos pelos do corpo. Dada as suas características, ele só deve ser utilizado sob prescrição e orientação médica e/ou farmacêutica.  

Em quais situações ele deve ser usado? O minoxidil é utilizado na prática clínica dermatológica há mais de 30 anos e seus efeitos são bastante conhecidos. Contudo, é importante que seu cliente faça uso racional desse remédio, ou seja, utilize-o de forma apropriada, na dose certa e pelo tempo adequado – no que você pode orientá-lo. Embora o minoxidil ainda possa ser usado na área da cardiologia, em casos específicos, para o controle da hipertensão refratária, este texto foca no uso capilar dele. Assim, o uso tópico da medicação é indicado no tratamento da calvície hereditária (alopecia androgênica). A literatura sobre o fármaco revela que ele também tem sido utilizado em quadros de alopecia areata, alopecia decorrente de processo inflamatório.

Por quanto tempo ele deve ser usado?

De acordo com a dermatologista Ludmila Corral, responsável pelo Ambulatório de Tricologia do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a automedicação é desaconselhada porque o tratamento é sempre personalizado. Ela explica que, a depender do diagnóstico, como a calvície, por exemplo, o uso do minoxidil deverá ser contínuo. Já nos quadros em que haja perda elevada de volume, o tempo da terapia pode durar por todo o período do crescimento desejado, o que equivale a um ou dois anos. A médica adverte ainda que, ao iniciar o tratamento, é comum que ocorra queda. A razão para isso é que o fármaco acelera a perda dos fios que já estavam para cair, ao mesmo tempo em que promove a chamada sincronização da fase anágena, ou seja, coloca mais fios na fase de crescimento. “As pessoas acham que basta usar o minoxidil por três meses. No entanto, este é o momento certo de voltar ao médico para uma avaliação. Daí a importância da orientação profissional. Cabe ao especialista esclarecer todos esses detalhes”, acrescenta a médica. Outra questão importante é que não se deve parar o tratamento de repente. O uso do fármaco deve ser descontinuado gradualmente para prevenir a perda rápida e repentina dos fios.

Loniten®, Aloxidil® e Regaine® são marcas de referência do minoxidil – e nas farmácias há versões genéricas também.

Entenda como ele funciona

Até o momento, não está totalmente explicado como o minoxidil promove o crescimento capilar, segundo o Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP. No entanto, as pesquisas científicas descrevem que, por ser um vasodilatador, o medicamento promove o aumento do fluxo sanguíneo no couro cabeludo, o que poderia estimular o aparecimento de novos fios. “Além disso, ele atua nas células capilares por meio dos canais de potássio, acelerando o ciclo dos fios: de sua fase telógena (de repouso) para a anágena (de crescimento)”, completa o especialista. Importante saber que a medicação aumenta também o diâmetro do cabelo.

Dicas para o uso de Minoxidil em casa

*Observe a validade do medicamento indicado no cartucho. Lembre-se: após a abertura, alguns fármacos têm tempo de validade menor, o que também é influenciado pela forma como você os armazena.

*Leia atentamente a bula ou as instruções de consumo do medicamento.

*Ingira os comprimidos inteiros. Evite esmagá-los ou cortá-los ao meio.

*Em caso de cápsulas, não as abra para colocar o conteúdo em água, alimentos ou mesmo para descartar.

*Sempre use a cápsula íntegra.

*No caso de suspensões orais, agite bem o frasco antes de usar.

*Sempre limpe o copo dosador antes e após o uso e armazene junto ao frasco do medicamento, para evitar misturar com outros remédios.

*Respeite o limite da dosagem indicada.

*Escolha um local protegido da luz e da umidade para armazenamento.

*Cozinhas e banheiros não é a melhor opção.

*Evite descarte no lixo caseiro ou no vaso sanitário.

Contraindicações: este medicamento é considerado bem tolerado, seguro e eficaz quando usado em doses adequadas e pelo tempo indicado pelo médico ou farmacêutico. Apesar disso, os efeitos colaterais mais comuns podem ser: dor de cabeça, coceira no couro cabeludo, descamação, irritação local, queimação, dermatite de contato, crescimento de pelos em locais indesejados.

Fonte: VivaBem

×