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Manual de Boas Práticas para Farmácias e Drogarias

Nossa consultora de Assuntos Regulatórios, Dra. Betânia Alhãn, enumera os documentos de qualidade que sua farmácia deve possuir para as devidas fiscalizações

 

Boletim 06 – Documentos da Qualidade de sua farmácia

 

Parte I – Manual de Boas Práticas para Farmácias e Drogarias.

O Manual é um documento que contém a descrição de todas as atividades desenvolvidas pela farmácia ou drogaria – da compra dos produtos até a dispensação ao cliente, bem como os serviços farmacêuticos prestados no estabelecimento.

Objetivo: mapeamento dos setores, descrição das atribuições e responsabilidades de cada colaborador nas atividades desenvolvidas.

Apresentação do Manual:

  • Dados da empresa: razão social, nome fantasia, CNPJ, endereço.
  • Atividade desenvolvidas:
  • Nome do Responsável legal (proprietário) e CPF
  • Nome do Responsável Técnico (farmacêutico) e número do registro no Conselho Regional de Farmácia – CRF.

 

O Manual de Boas Práticas Farmacêuticas deve conter no mínimo estas informações:

  •  Objetivo, introdução, definições, condições gerais.
  •  Recursos humanos, responsabilidades, atribuições e treinamento dos funcionários.
  • Documentações internas da empresa e documentos da qualidade do Manual de Boas Práticas Farmacêuticas – MBPF, Procedimento Operacional Padrão – POP, Registros da Qualidade – RQ, e Política da Qualidade – PQ.
  • Descrição da infraestrutura, recebimento, armazenamento, acondicionamento, climatização e exposição de medicamentos não sujeitos a controle especial, sob controle especial, termo lábeis e produtos (cosméticos, produtos de higiene e correlatos).
  • Ambiente destinado aos serviços farmacêuticos (aferição de pressão, dosagem de glicemia, furo de lóbulo, aplicação de injetáveis, vacinação, teste de COVID-19 e outros serviços permitidos pela legislação vigente).
  • Dispensação de medicamentos não sujeitos a controle especial, sob controle especial, termo lábeis, controle da validade, produtos interditados, devolução de mercadorias e rastreabilidade.
  • Serviço de atendimento e relacionamento com o cliente.
  • Controle das não-conformidades, ação corretiva e preventiva, melhoria contínua, sistema de informatização, auditorias internas e auto inspeções.
  • Disposições finais, transitórias e referências bibliográficas.

Observação: as informações acima podem e devem ser ampliadas e adaptadas de acordo com as atividades realizadas na empresa.

 *Dica: todas as páginas devem conter

  • Logotipo oficial da empresa.
  • Tipo do documento.
  • Título do documento (assunto ou atividade abordada).
  • Referência do documento.
  • Sequência numérica crescente.
  • Número da página atual e o total de páginas.
  • Número atual da versão.

Referência : RDC 44/09 – Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, dispensação e comercialização de produtos, além da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências.

Acompanhe em nosso Portal do Associado os documentos técnicos elaborados pela Dra. Betânia para apoiar o seu cotidiano na sua farmácia! Acesse agora mesmo e fique por dentro das informações atualizadas do setor farmacêutico.

Elaborado por Dra. Betânia Alhãn – Farmacêutica e Coordenadora de Assuntos Regulatórios da Abcfarma

✍️ Coordenação Regulatório: Dra. Betânia Alhãn
E-mail: regulatorio@abcfarma.org.br

🗣️ Canais de contato da Abcfarma:

🔗 Portal do Associado: https://bit.ly/3zpelwB

⚖️ Coordenação Jurídico: Dr. André Bedran
E-mail: juridico@abcfarma.org.br

Redes Sociais:

Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
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