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Loja virtual: Filial inteligente da farmácia

Por Carla Bovo

Que tipo de conhecimento em informática devo ter para administrar uma loja virtual? Quem contratar para administrar a loja?

Você não precisa se tornar um programador ou um expert em informática para abrir uma loja virtual. O gerenciamento da loja é feito de forma bem simples – portanto, não exige nenhum conhecimento avançado em informática ou qualquer tipo de conhecimento em programação para administrar um e-commerce. Mas, no início, contratar alguém para colocar a loja no ar e dar dicas de como conduzir o processo todo ajudará na velocidade do projeto.

Você mesmo poderá administrar a loja virtual. A necessidade e a vantagem de contratar um profissional exclusivamente para isso, para suprir perfeitamente suas necessidades, dependerão do tamanho da sua empresa e dos seus objetivos na internet.

Não tem segredo: toda a administração da loja virtual é realizada pelo próprio lojista. Reforçando: você não precisa ter nenhum conhecimento em informática avançado, pois o painel de controle da loja virtual é de fácil acesso, simples e prático.

O processo é idêntico à loja física, mas o lojista virtual tem a vantagem de contar com um sistema prático para gerenciar seus produtos. Afinal, é você quem vai cadastrá-los, conforme a categoria ou subcategoria, especificando suas características.

No momento do cadastro, você insere uma descrição, o preço do seu produto e seleciona a quantidade de fotos e vídeos necessário.

Dedique um tempo às fotos – imagens de qualidade são essenciais, pois é o ponto que gera maior atenção do cliente. Na loja virtual, costuma-se dizer que não vendemos produtos, vendemos fotos.

Apresentar um ambiente organizado e agradável para navegar já conquista a confiança dos clientes logo de cara. Quanto mais informações, mais chances de vendas. Para ter um e-commerce de sucesso, trabalhar o conteúdo é essencial.

Como eu faço a troca dos banners?

Assim como o cadastro dos produtos, você pode facilmente realizar a troca dos banners através do painel de controle da loja virtual. A criação dos banners da sua loja virtual pode ser feita por você mesmo, caso tenha alguma intimidade com edição de imagens. Normalmente, a empresa contratada oferece esse tipo de serviço.

Como funciona a vitrine da loja virtual? É automático?

Assim como a vitrine da sua loja física, você também pode escolher os produtos que quiser para a vitrine da sua loja virtual. A escolha pode ser manual, na qual você selecionará cada item ou de forma aleatória – ou seja, o próprio sistema sorteia produtos para exibir na vitrine da loja. O método mais indicado é aquele em que você escolhe os produtos conforme a estação do ano, coleção, data comemorativa (Dia dos Namorados, Natal, Dia das Mães, etc.), os mais vendidos, os mais procurados, maiores descontos, entre outros detalhes.

Como sou avisado dos pedidos feitos na loja? Como informo o cliente que já enviei o pedido? O cliente recebe algum tipo de e-mail/recibo quando compra?

Tanto o cliente como o lojista são informados por e-mail a cada alteração de status dos pedidos. Os e-mails são disparados de forma automática na confirmação de cadastro do cliente, novos pedidos, concretização de pagamento, confirmação de envio e de entrega, entre outros. Todos esses e-mails são gerados automaticamente, ou seja, o lojista não precisa criar, nem enviar manualmente, e todos seguem o mesmo padrão de envio. É essencial trabalhar com essa comunicação constante com o cliente, pois só assim ele ficará seguro de que o pedido está sendo encaminhado e logo será entregue.

Outra possibilidade para obter essas informações é o acesso ao painel de controle, ao qual o lojista e o cliente podem acessar e acompanhar o status do pedido..

Existe Integração com os sistemas ERP? Tenho uma loja física e quero ter o meu estoque integrado com o estoque da loja virtual. É possível?

É possível, sim, pois existem plataformas de e-commerce que fazem integração com o sistema instalado na sua empresa. Dessa forma, os produtos que constam no sistema da loja física vão diretamente para a loja virtual, ou seja, todos os produtos em estoque da sua loja física podem ser vendidos na loja virtual também, de forma rápida e sem a necessidade de recadastro dos produtos.

Para emitir a nota fiscal do produto vendido virtualmente, é muito fácil, pois os pedidos realizados na loja virtual vão diretamente para o sistema da loja física. Logo, as notas fiscais podem ser emitidas normalmente como você emitiria na loja física. De maneira rápida e fácil, você tem seu estoque unificado entre as duas lojas.

Formas de entrega no e-commerce

Quais são as formas de envio? Como é feito o cálculo do frete?

O grande diferencial das lojas virtuais para as lojas físicas é, claro, a comodidade de o cliente receber seu produto em casa. Mas o frete tem um poder de influência muito grande durante a compra – por isso, deve ser tratado de forma especial no planejamento de seu e-commerce.

O lojista pode oferecer as modalidades de entrega via Correios (entrega expressa, que utiliza o serviço SEDEX, ou econômica, com prazo de entrega maior, mas com preço mais acessível), transportadoras, carros próprios, motoboys etc.

Para calcular o frete a ser pago, os Correios utilizam dois modos de cálculo: cobrança por peso ou por peso cubado. O peso cubado é calculado pelas dimensões das encomendas. Você não precisa informar os valores de frete na loja virtual, pois os Correios utilizam uma ferramenta de consulta automática, considerando as faixas de CEP, que permite calcular, dentro da própria loja, o valor do frete e o prazo de entrega de um determinado produto. O serviço pode ser utilizado mesmo sem contrato com os Correios.

Todo produto enviado pelos Correios gera um código de rastreio, para que o consumidor e o lojista possam acompanhar o processo de entrega.

Formas de pagamento

Quais são as formas de pagamento que posso oferecer na loja virtual? Como recebo o dinheiro?

Boleto bancário

O boleto bancário é integrado com os bancos conveniados e permite o pagamento em qualquer agência bancária. Após a confirmação, o banco identifica o pagamento e informa à loja que o pagamento foi efetuado. As taxas dos boletos são mais atrativas que as do cartão de crédito – por isso, normalmente é oferecido um desconto quando o pagamento é feito com boleto. Inconvenientes: não existe a possibilidade de parcelamento no boleto bancário e a confirmação do pagamento demora um dia útil.

Cartão de Crédito e Débito

Uma vantagem importante do cartão de crédito é a possibilidade de parcelamento com e sem juros. Assim como o boleto, a confirmação é automática, ou seja, dentro do painel de controle da loja virtual você pode ver facilmente os pedidos pagos.

Depósito Bancário

Esse método é o menos utilizado, porque exige uma confiança maior do consumidor. Já do lado do lojista, é um processo um pouco mais chato, pois a confirmação do pagamento é manual.

Intermediadoras de Pagamento (PagSeguro, PayPal etc.)

As intermediadoras de pagamento são empresas que atuam na internet e fazem a ligação entre a loja virtual e o banco. Essa aplicação é muito utilizada no comércio eletrônico e uma das vantagens é que as intermediadoras de pagamento são conveniadas com todas as formas de pagamento disponíveis no mercado. Assim, o lojista não precisa fazer integração com a Cielo, nem contrato com bancos etc.

Existem clientes que só realizam compras através do Pagseguro ou Paypal, por estas já possuírem um nome consolidado no mercado.

Notas Fiscais em Lojas Virtuais

Sou obrigado a emitir nota fiscal mesmo na minha loja virtual?

Sim, é preciso emitir nota fiscal da mesma forma que é necessário emitir nota fiscal na loja física. Para facilitar a geração da nota fiscal eletrônica, existem plataformas de e-commerce que possuem integração com sistemas que emitem essas notas fiscais. Isso facilita muito, pois acaba com o processo manual de digitação dos itens do pedido e do cadastro do cliente.

O que devo fazer depois de ter a loja virtual implantada? Como faço para monitorar as visitas? O que devo saber sobre Google Analytics?

Após seu e-commerce ser colocado online, é preciso medir constantemente os dados de navegação e interação dos usuários para a tomada de decisões futuras. Para medir esses dados, gratuitamente, faz-se o uso de uma ferramenta de Web Analytics do Google, uma ferramenta fácil de usar e muito eficiente.

É possível monitorar e rastrear os acessos e comportamentos dos usuários na loja virtual, originado de rede social, blog ou afins.

Com essas informações, fica bem mais fácil entender o que está acontecendo, planejar promoções e até desenvolver novos produtos de acordo com as pesquisas dos usuários.

Medir resultados é fundamental em qualquer área, por isso, acompanhar o número de visitas do seu site, as páginas mais vistas, o tempo médio visitado, os produtos mais vistos, os termos que são mais procurados pelo usuário, todas essas informações podem ajudá-lo a gerenciar seu negócio.

Lendo as informações até aqui, fica claro que esse “novo normal” da farmácia precisa de uma adequação rápida e planejada. A loja física sempre existirá, mas teremos potencializadores e aceleradores que devemos utilizar já. Mãos à obra.

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