fbpx
Suplementando a infância
19 jan, 2023
20 de janeiro, hoje é Dia do Farmacêutico. Mas ele merece parabéns todos os dias
20 jan, 2023

Logística Revesa o meio ambiente tem remédio

O descarte adequado de medicamentos em desuso contribui para a qualidade do meio ambiente. Farmácias e drogarias são parte indispensável nesse cenário. Já são mais de 4 mil pontos distribuídos por todos os estados e no Distrito Federal.

O descarte adequado de medicamentos é fundamental para uma boa qualidade ambiental nas cidades. A orientação básica é não descartar o medicamento vencido ou em desuso no lixo comum ou no vaso sanitário, já que o material acaba alcançando o meio ambiente – o que pode causar a poluição do solo e das águas, comprometendo a qualidade de vida e a saúde da população.

Tendo isso em vista, desde 2020, com o Decreto nº 10.388, os consumidores podem descartar os medicamentos vencidos ou em desuso nas farmácias que têm pontos de coleta e que, com o apoio de distribuidores e da indústria, ajudarão a dar a destinação adequada àquele material, de forma segura, tanto para saúde das pessoas, quanto para o meio ambiente”, resume o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França.

O termo “logística reversa” quer dizer que o medicamento, descartado pelo cidadão, terá o fluxo invertido, retornando ao longo de sua cadeia de produção e distribuição, para ter o seu descarte final ambientalmente adequado, sem agredir o meio ambiente. Importante destacar que o sistema para a logística reversa é de medicamentos domiciliares de uso humano, vencidos ou em desuso, e suas embalagens.

Com a instituição do Sistema de Logística Reversa, de acordo com o Ministério da Saúde, drogarias e farmácias irão disponibilizar e manter, em seus estabelecimentos, pelo menos um ponto fixo de recebimento a cada 10 mil habitantes nas cidades onde estão instaladas. No prazo de dois anos, todas as capitais do Brasil e os municípios com população superior a 500 mil habitantes serão contemplados com os pontos de coleta. E em até cinco anos, os municípios com população superior a 100 mil moradores. Hoje já são mais de 4 mil pontos distribuídos por todos os estados e no Distrito Federal.

“Estamos no primeiro ano de implementação efetiva e a ideia é que tenhamos uma progressão desses pontos, de forma a que toda a população possa fazer o descarte adequado desse material perto de casa. Em um ano já se alcançou 300 toneladas de medicamentos vencidos recolhidos e com a destinação correta. São 300 toneladas a menos de medicamentos vencidos no meio ambiente”, destacou França.

Para se informar sobre a farmácia mais próxima com ponto de descarte, pode-se acessar tanto o site do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir), quanto o site da entidade gestora do setor farmacêutico.

Nos sites indicados é possível encontrar ainda outras dicas para o descarte correto. A população também pode buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa para tirar dúvidas sobre pontos de coleta, caso a própria UBS não o faça. O site da prefeitura do município também pode indicar se há locais de coleta para medicamentos em desuso.


×