fbpx
Veja como evitar as principais causas de multas em farmácias e drogarias
26 maio, 2023
Calixcoca, cientistas brasileiros criam vacina contra dependência de crack e cocaína
30 maio, 2023

Liderança: O desejo de fazer a diferença

Por Silvia OSSO

Hoje, o mundo corporativo, com suas rápidas mudanças, exige líderes com visão e dedicação para dirigir organizações e pessoas na realização de objetivos. A liderança é uma responsabilidade com muitas faces, que exige foco tanto nas pessoas quanto nos processos para cumprir esses objetivos. A liderança é uma habilidade que pode ser aprendida por qualquer um que tenha o objetivo de desenvolver conhecimento e especialização. Pensando em inspirar pessoas a reciclarem ou iniciarem o desenvolvimento da liderança, escrevi o livro “Liderança para Todos”, lançado há alguns anos, mas que continua muito atual até hoje.

Na época, ao decidir escrever sobre liderança, o fiz porque muitas pessoas e profissionais, por onde estive, me perguntavam: “Como ser um líder melhor?” Procurei então compilar alguns textos, anotações e citações que fizeram sentido em minha trajetória e que podem servir de forma prática para a otimização do desempenho dos profissionais que desejam ser melhores – incluindo, é claro, profissionais de farmácia.

Nele, fiz uma “viagem” por muitos aspectos que, durante minha vida profissional, me ajudaram a refletir sobre os caminhos seguir. Minha premissa sempre foi uma citação clássica de Confúcio: “Escolha um trabalho que ama e não terá que trabalhar um único dia de sua vida”. Tenho certeza de que essa minha escolha ajudou a imprimir em minha vida excelentes resultados; e mesmo quando os resultados não eram tão promissores quanto eu esperava, eu me reconduzia pensando: “Gosto do que faço, vou insistir”. E minha resiliência sempre conseguia resultados positivos.

Uma realidade para as empresas

O assunto liderança vem sendo discutido com mais frequência ainda quando se trata de futuro e inovação. As grandes transformações ocorridas com a globalização, a terceirização, o declínio do emprego, a expansão das mídias sociais, a ascensão da inteligência artificial, propiciaram a efervescência do assunto. Como consequência dessas transformações, impõe-se uma nova realidade para as empresas, exigindo das mesmas inovadoras formas de agir, estruturas mais flexíveis e valorização das pessoas. No entanto, para se conseguir efetivar o processo de mudança nas organizações, é necessário que as pessoas que delas fazem parte estejam comprometidas com a mudança. E, nesse caso, o papel da liderança é fundamental, uma vez que ela é responsável pela valorização da participação de todos na empresa, motivando-as e inspirando-as a trabalharem em conjunto com visão e objetivo comuns.

Há, sem dúvida, muitas teorias sobre a formação de líderes que acabaram se transformando em verdades absolutas. Porém, é preciso tomar cuidado, pois nem tudo o que existe faz realmente sentido na prática. Existe um atributo essencial no desenvolvimento do líder que pretende atuar nesse processo de inovação: o desejo de fazer a diferença na mudança de paradigmas e facilitar a escolha do estilo e caminhos a seguir por parte de seus liderados.
O escritor Mark Twain dizia: “Você precisa, de vez em quando, soltar sua mente e tirá-la para dançar. Ela está ficando fossilizada”. Penso que foi a melhor maneira que ele conseguiu dizer: “Tente coisas novas, abra outros caminhos, saia do marasmo em que a vida o mete diariamente”. Acho que isso vale para todos que precisam de uma “sacudida” para sair da rotina…Eu acho fundamental tirar a poeira todos os dias e descobrir novos horizontes. É necessário ter novos pensamentos e um olhar diferenciado sobre algo que muitos já viram quando se pretende atuar em LIDERANÇA nos próximos anos.

Silvia OSSO é palestrante, consultora especializada em varejo e mentoring de empresas, pedagoga, psicóloga educacional/empresarial e jornalista. Autora de cinco livros: “Atender bem dá lucro”, “Administração de recursos humanos em farmácia”, “Programa prático de marketing em farmácias”, “Liderança para todos” e “Pílulas de Gestão”.  Mais detalhes: Silvia OSSO no Google; Linkedin e outros.

Acesse os canais da Abcfarma!

Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
Facebook: https://bit.ly/3PTjVP2
LinkedIn: https://bit.ly/3OSjkM3
Youtube: http://bit.ly/3LOt77Y

×