fbpx
Raia: reposicionamento de marca
14 jun, 2022
Cinco benefícios da Cannabis medicinal contra o Alzheimer
15 jun, 2022

Libbs: rompendo tabus sobre saúde feminina

“Sou única, sou muitas” propõe ouvir e informar a mulher sobre questões de saúde que fazem parte da sua rotina de cuidados

Entre as dores e delícias de ser mulher, cada uma tem de lidar com os tabus que cercam seu corpo, e sua saúde, em várias fases da vida. Com o lançamento de “Sou única, sou muitas”, a Libbs Farmacêutica propõe um movimento que une a voz das mulheres à informação qualificada, para uma conversa sem mistérios sobre questões cotidianas de saúde que ainda despertam dúvidas e angústias. A vivência da menopausa é o tema que abre a campanha, com o conceito Nada Vai Me Pausar.

“Acreditamos que a mulher deve ter a liberdade de tomar a melhor decisão sobre o seu corpo em todas as etapas da vida, desde a primeira menstruação até a menopausa”, diz Wilson Junior, diretor da unidade de negócios B2C da Libbs. Para isso, o movimento se propõe a desmistificar assuntos da saúde feminina. “Liberdade só existe com conhecimento. Pode parecer óbvio falar sobre esses temas nos dias de hoje, mas ainda existem muitos preconceitos, e respostas prontas não atendem à necessidade de cada etapa. Para combater os tabus, é preciso ouvir as mulheres e trazer, com a comunidade científica, informações de qualidade, confiáveis, reforçando também o diálogo entre as pacientes e seus médicos”, diz ele.

Dividida em três fases, a campanha, que está em canais digitais da Libbs (@souunicasoumuitas; avidaplena.com.br) e plataformas multimídia, começa com Nada Vai Me Pausar. Num debate franco sobre a menopausa, 30 mulheres de diversas origens e histórias contam suas experiências com os sintomas desagradáveis, o medo de envelhecer e a dificuldade de tratar do assunto até com seu médico.

As histórias servem de base para médicos convidados trazerem esclarecimentos, que mostram como essa etapa importante no amadurecimento da mulher não precisa ser vivida com dificuldades ou sofrimento. “As mulheres entram na menopausa no auge de suas vidas, são ativas, estão atuantes no mercado de trabalho e muitas vezes são o ponto de equilíbrio da família. Porém, no consultório, às vezes, não se sentem tão confortáveis em abordar assuntos como libido, ressecamento vaginal e fogachos”, destaca Adriana Orcesi Pedro, ginecologista e obstetra, especialista em climatério e consultora médica da campanha. “Como médicos, precisamos entender esses sintomas para apoiá-las e juntos definir qual a melhor maneira de tratar. Por isso, abordar a menopausa de forma proativa é tão importante”.

Na primeira fase da campanha, a jornalista Fabiana Scaranzi, que em seus canais no YouTube e Instagram tem discutido os mitos da maturidade feminina, estrela o manifesto Nada Vai Me Pausar (https://avidaplena.com.br/nadavaimepausar).

Na segunda fase, Se Conhecer é Poder, a vida sexual é tratada sem preconceitos. Assuntos desde a primeira menstruação até a perimenopausa (período que antecede o fim da menstruação) são discutidos com uma abordagem informativa sobre contracepção e liberdade de escolha. “Ainda existem muitas questões não respondidas. Dúvidas cercadas por tabus são relatadas em consultório, o que demonstra a necessidade de falar sobre o tema para melhorar o conhecimento do corpo e para manter a saúde em dia” explica Thalita Russo Domenich, consultora médica da Libbs Farmacêutica.

E a partir de agosto, a terceira fase, Momentos de Ouro, vai trazer uma rede de apoio para a jornada da maternidade, desde o planejamento familiar, passando pela gestação, nascimento do bebê e lactação até os primeiros anos de vida da criança. Com o lançamento do app Mame Guia, quem quer ser ou já é mãe terá à mão um conjunto de informações e serviços selecionados com critério para dar suporte a esses momentos, como tabelinha para ajudar na identificação do dia da ovulação, diário das mamadas do bebê, chat para tirar dúvidas diretamente com a equipe da Libbs e um hub de informações e curiosidades para todas essas fases.

O movimento “Sou Única, Sou Muitas tem ainda ações para conscientização dos médicos em relação a temas sensíveis que, muitas vezes, as mulheres têm dificuldades de abordar nas consultas.

As três fases vão continuar de forma simultânea até o fim do ano. A campanha é assinada pela agência Triunfo Sudler que teve o desafio de criar três conceitos e identidades visuais diferentes que conversassem entre si, a partir do conceito Sou Única, Sou Muitas, para retratar a importância do autoconhecimento e do acolhimento durante toda a trajetória de vida da mulher.

WhatsApp
LinkedIn
Share
Instagram