fbpx
Infecção urinária no sexo feminino
30 jun, 2020
Fora, parasitas!
06 jul, 2020

Inverno: Época de investir na pele

Os dermatologistas sabem com que estão lidando: a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição da transpiração corporal. Esses fatores “secam” a pele. Além disso, nesta época, é comum as pessoas tomarem banhos mais quentes, que provocam a remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele. Por isso, é preciso agir – quase sempre com produtos encontrados nas prateleiras das farmácias. Com a devida orientação de especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar esses sintomas, é importante fazer hidratações corporais mais profundas e, além disso, investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo.

Alimentação adequada

Aqui, é quase como chover no molhado. Todos conhecem a cartilha da melhor mesa. O ideal, em qualquer estação do ano, é comer bastante legumes, hortaliças e frutas – alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. Entre as frutas, as ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja; e vegetais como o brócolis, o repolho e a cenoura são exemplos de alimentos particularmente úteis para esta estação. A soja é outro alimento que deve ser adicionado à dieta saudável. Ela é rica em isoflavonas – substâncias que evitam o ressecamento e  melhoram a elasticidade da pele. Castanhas, nozes e amêndoas são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliados para manter a pele saudável e bonita.

Água, sem economizar

Durante o inverno, é muito comum que as pessoas reduzam a ingestão de líquidos – um erro brutal, segundo os dermatologistas. Manter a ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo hidratado
apresenta uma pele macia e elástica. Para pessoas que têm dificuldade em tomar água durante o inverno, uma dica: ingerir chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia – dois litros – entre água e chás. Assim, o consumo torna-se mais prazeroso.

Doenças de pele no inverno

Durante o inverno, algumas doenças podem aparecer com mais frequência por causa do ressecamento da pele. Entre elas, a dermatite seborreica, a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose:

  • Dermatite seborreica – Ocorre principalmente nas regiões do corpo que contenham pelos, como face e couro cabeludo. É uma descamação da pele causada pela desregulação sebácea. As manifestações mais frequentes são caracterizadas por intensa produção de oleosidade, descamação e prurido (coceira). A descamação pode causar caspa, da fina, em pó, até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo, a seborreia. A coceira, que pode ser intensa, é um sintoma frequente nessa região e também pode estar presente com menor intensidade em outras regiões da pele.
  • Dermatite atópica – O principal sintoma é a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem e pode atingir a face, tronco e membros. Na infância, as lesões são avermelhadas e  escamam. Nos adolescentes e adultos, as lesões localizam-se preferencialmente nas áreas de dobras da pele, como a região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. A pele desses locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida.
  • Psoríase – Doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa e que atinge  igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos. Fenômenos emocionais são frequentemente relacionados com seu surgimento, provavelmente atuando como fatores desencadeantes de uma predisposição genética para a doença. Mas a real causa da psoríase ainda é desconhecida.
  • Ictiose vulgar – Aparece geralmente no primeiro ano de vida. Pode apresentar apenas ressecamento da pele e descamação fina ou intensa de aspecto geométrico. As áreas mais atingidas são os membros, podendo afetar também a face e o couro cabeludo. A doença tende a regredir ou a ter seus sintomas minimizados  com o passar dos anos. Para obter mais informações sobre as doenças citadas e sobre seus respectivos tratamentos, muitas farmácias já têm colaboradores especializados em cosméticos e produtos de higiene. Mas quadros mais graves, evidentemente, requerem orientação médica.

Dicas para seu cliente manter a pele hidratada

  • Beber no mínimo dois litros de água por dia;
  • Evitar banhos quentes e muito demorados; evitar se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele;
  • Usar o hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme;
  • Para peles oleosas, e acneicas, evitar hidratante comum no rosto – usar oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax);
  • Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras;
  • Usar filtro solar diariamente.
×