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Implementação do atendimento farmacêutico promove grandes resultados

Pills and stethoscope laying on clipping board with prescription blank with male medicine doctor working on background. Medicine doctor's working table. Healthcare and medical concept. Copyspace

A proposta da implementação do atendimento farmacêutico é possibilitar a saúde ao alcance do paciente, atrair o consumidor e fidelizá-lo

A ABCFARMA disponibiliza aos seus associados assessoria especializada e oportunidades para desenvolver o projeto de implementação do atendimento farmacêutico na sua farmácia – que contribui com o progresso e o desenvolvimento do seu comércio.

John Marcos, farmacêutico e proprietário da farmácia Drogaria G, localizada em Belorizonte (MG), realiza o atendimento farmacêutico há seis anos e nos conta em entrevista a sua experiência e o quanto agregou em sua loja.

  • Como você iniciou o atendimento farmacêutico?

Em 2009, a principal proposta para a abertura da farmácia era levar o serviço farmacêutico de qualidade para dentro do bairro, então há seis anos iniciei o atendimento individualizado com a atenção farmacêutica conforme a metodologia acadêmica. Assim comecei a ouvir as necessidades de cada paciente e realizando a intervenção em suas receitas, mapas pressóricos, glicêmicos, orientações e etc. Com isso, os pacientes começaram a confidencializar cada vez mais as suas necessidades, após isso criei um formulário especifico com registro de cada atendimento farmacêutico. E coloquei o nome de “ambulatório farmacêutico” para a minha pequena farmácia, ou seja, Droga G – Drogaria e Ambulatório farmacêutico;

  • Como funciona o atendimento?

Os pacientes têm a oportunidade de agendar os atendimentos no ato de suas compras de medicamentos na loja, ou seja, você tem direito a uma consulta farmacêutica e uma glicemia a cada compra mensal ou buscar o atendimento na loja conforme ordem de chegada. Hoje no ambulatório farmacêutico oferecemos serviços como: a mensuração da Pressão Arterial, temperatura, Glicemia, colesterol, triglicérides, saturação, batimentos, impedância, IMC e alguns testes rápidos.

Mas os pacientes hipertensos e diabéticos lideram as nossas agendas de atendimentos, principalmente o publico idoso, em seguida orientações sobre uso correto dos medicamentos em geral, DST, planejamento familiar, acompanhado das patologias sancionais, como gripe,dengue etc.

  • Você tem uma sala ou espaço reservado para realizar as consultas?

Sim! Separei a minha sala de injeção, apesar de simples e pequena, transformei em ambulatório, que não é nada comparado as grandes redes. Porém é um espaço reservado para cuidar da saúde com qualidade e de forma individualizada. O espaço possui uma mesa pequena, duas cadeiras para pacientes e uma cadeira para o farmacêutico, no caso eu mesmo, uma pia e um armário e alguns formulários.

  • Quais foram os resultados na sua farmácia?

Ao ofertar o serviço farmacêutico dentro do bairro, primeiramente ganhamos o respeito da população e eles entenderem o verdadeiro serviço do farmacêutico. Lembro-me que um dia um paciente perguntando o que faz um farmacêutico!

Em seguida ocorreu naturalmente a fidelização dos clientes em nossa loja, que se tornou referência dentro do bairro. Assim vimos o aumento do faturamento triplicar com milhares de clientes cadastrados e ativos em nossa loja. Mantemos um serviço de incineração de medicamentos para a população e incentivamos o uso racional dos medicamentos, com respeito total ao receituário medico e intercambialidade com responsabilidade.

  • Dicas para quem pretende ou está iniciando o consultório de atendimento farmacêutico:

*Primeiramente atue com profissionalismo, amor à profissão e ao próximo.

*Reserve um pequeno espaço para ouvir qualquer dúvida das pessoas para ser solucionada com a orientação de um farmacêutico.

*Evite atender no balcão, até mesmo as pequenas dúvidas, assim as pessoas passarão a enxergar o espaço do farmacêutico.

*Registre tudo conforme a RDC, mais também use um caderninho ou crie um formulário para anotar o histórico e as consultas dos pacientes.

* Você não precisa de muita tecnologia e nem estar dentro de uma grande corporação para realizar o atendimento farmacêutico, e sim ser um grande farmacêutico.