fbpx
Dia Nacional dos Genéricos: Uma mudança cultural de acesso a medicamentos inovadores
19 maio, 2023
Anvisa Prorroga o prazo de vigência no varejo farma de duas RDCs temporárias relacionadas à Covid -19
23 maio, 2023

Idosos: os melhores e mais exigentes clientes para um negócio de sucesso!

Por Celso Arnaldo Araujo

A população brasileira está envelhecendo com bastante velocidade. Hoje, o País tem cerca de 30 milhões de idosos e a projeção é que em 2050 o número ultrapasse os 70 milhões. Esse público é, sem dúvida, o maior consumidor de medicamentos do mundo – portanto, traz um importante incremento ao mercado farmacêutico. Porém, algumas características dessa clientela muito especial não podem ser esquecidas.

“O público sênior é muito exigente e possui particularidades que precisam ser avaliadas e estudadas pelas farmácias. Quem souber entender e atender melhor esse público com certeza sairá na frente hoje. O idoso costuma ter gastos maiores e com itens de maior margem”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), Jony Sousa.

A melhoria das condições socioculturais e econômicas são as principais responsáveis pela longevidade da população, sem falar, é claro, das alternativas de tratamento às doenças crônicas, pelas quais as indústrias farmacêuticas trabalham dia e noite. Entre as patologias mais comuns, estão as cardiovasculares, pulmonares, derrame, câncer e diabetes. De acordo com dados da IQVIA, os idosos são responsáveis pela movimentação de mais de 1 trilhão de reais e, a partir dos 65 anos de idade, manifestam em média cerca de quatro doenças crônicas. Mais de 42% dos sexagenários tomam, em média, mais de cinco medicamentos por dia. São os chamados polimedicamentosos.

Diante desse cenário, é fundamental pensar em produtos e serviços que atuem diretamente no controle e na prevenção dessas doenças, facilitando o acesso e incentivando o tratamento, para que as taxas de abandono diminuam e para que, de fato, como elo da cadeia farmacêutica, possamos ser responsáveis também pela oferta de uma vida longeva. “É preciso pensar em alternativas que proporcionem um envelhecimento igualitário e genuíno a toda população, com independência, dignidade e qualidade de vida”, diz Sousa.

Regras para um melhor acesso na farmácia

O executivo ressalta ainda a importância de se levar em consideração os diferentes perfis e realidades, já que parte da população tende a envelhecer de forma mais precária e outra parcela com condições melhores, o que exige que indústria, distribuição e varejo estejam preparados para a oferta de produtos e serviços de forma ampla, considerando todas as condições possíveis.

O atendimento em farmácias e drogarias deve ser pautado em cinco passos. A seguir:

*Acesso: proximidade, acessibilidade, conforto e segurança são os principais atributos do local que o público sênior vai escolher para realizar suas compras.

*Seções customizadas: produtos de cuidados adultos, como as categorias de incontinência urinária ou fecal, diabetes, suplementos alimentares, higiene pessoal, cuidados orais, itens de nutrição e alimentação sem açúcar, glúten ou lactose e opções integrais, vitaminas, dermocosméticos específicos, como a linha anti-idade.

*Comunicação visual: na gôndola, é extremamente importante colocar fontes maiores nos informativos e nos precificadores – esse é um bom caminho para facilitar a jornada. É bom também evitar modulares muito altos e expor produtos pequenos nas prateleiras de baixo.

*Oferta de serviços: adote tudo o que facilita o acesso aos produtos das farmácias para idosos, como entrega delivery e pós-venda, com orientações e lembretes de uso de medicações. Lembretes pessoais, por exemplo, de que o remédio está acabando e deve ser realizada uma nova compra.

*Atendimento: o público mais idoso é um público que gosta de conversar e pode precisar de mais ajuda durante a compra. Em alguns casos, a ida à farmácia é um evento social. Ao atendê-lo cordialmente e com paciência, aumentam as chances de ele voltar e fazer ali todas as compras farmacêuticas, tanto as momentâneas quanto as rotineiras.

🗣️ Canais de contato da Abcfarma:

🔗 Portal do Associado: https://bit.ly/3zpelwB

Redes Sociais:

Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
Facebook: https://bit.ly/3PTjVP2
LinkedIn: https://bit.ly/3OSjkM3
Youtube: http://bit.ly/3LOt77Y

×