Por Celso Arnaldo Araujo
A população brasileira está envelhecendo com bastante velocidade. Hoje, o País tem cerca de 30 milhões de idosos e a projeção é que em 2050 o número ultrapasse os 70 milhões. Esse público é, sem dúvida, o maior consumidor de medicamentos do mundo – portanto, traz um importante incremento ao mercado farmacêutico. Porém, algumas características dessa clientela muito especial não podem ser esquecidas.
“O público sênior é muito exigente e possui particularidades que precisam ser avaliadas e estudadas pelas farmácias. Quem souber entender e atender melhor esse público com certeza sairá na frente hoje. O idoso costuma ter gastos maiores e com itens de maior margem”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), Jony Sousa.
A melhoria das condições socioculturais e econômicas são as principais responsáveis pela longevidade da população, sem falar, é claro, das alternativas de tratamento às doenças crônicas, pelas quais as indústrias farmacêuticas trabalham dia e noite. Entre as patologias mais comuns, estão as cardiovasculares, pulmonares, derrame, câncer e diabetes. De acordo com dados da IQVIA, os idosos são responsáveis pela movimentação de mais de 1 trilhão de reais e, a partir dos 65 anos de idade, manifestam em média cerca de quatro doenças crônicas. Mais de 42% dos sexagenários tomam, em média, mais de cinco medicamentos por dia. São os chamados polimedicamentosos.
Diante desse cenário, é fundamental pensar em produtos e serviços que atuem diretamente no controle e na prevenção dessas doenças, facilitando o acesso e incentivando o tratamento, para que as taxas de abandono diminuam e para que, de fato, como elo da cadeia farmacêutica, possamos ser responsáveis também pela oferta de uma vida longeva. “É preciso pensar em alternativas que proporcionem um envelhecimento igualitário e genuíno a toda população, com independência, dignidade e qualidade de vida”, diz Sousa.
Regras para um melhor acesso na farmácia
O executivo ressalta ainda a importância de se levar em consideração os diferentes perfis e realidades, já que parte da população tende a envelhecer de forma mais precária e outra parcela com condições melhores, o que exige que indústria, distribuição e varejo estejam preparados para a oferta de produtos e serviços de forma ampla, considerando todas as condições possíveis.
O atendimento em farmácias e drogarias deve ser pautado em cinco passos. A seguir:
*Acesso: proximidade, acessibilidade, conforto e segurança são os principais atributos do local que o público sênior vai escolher para realizar suas compras.
*Seções customizadas: produtos de cuidados adultos, como as categorias de incontinência urinária ou fecal, diabetes, suplementos alimentares, higiene pessoal, cuidados orais, itens de nutrição e alimentação sem açúcar, glúten ou lactose e opções integrais, vitaminas, dermocosméticos específicos, como a linha anti-idade.
*Comunicação visual: na gôndola, é extremamente importante colocar fontes maiores nos informativos e nos precificadores – esse é um bom caminho para facilitar a jornada. É bom também evitar modulares muito altos e expor produtos pequenos nas prateleiras de baixo.
*Oferta de serviços: adote tudo o que facilita o acesso aos produtos das farmácias para idosos, como entrega delivery e pós-venda, com orientações e lembretes de uso de medicações. Lembretes pessoais, por exemplo, de que o remédio está acabando e deve ser realizada uma nova compra.
*Atendimento: o público mais idoso é um público que gosta de conversar e pode precisar de mais ajuda durante a compra. Em alguns casos, a ida à farmácia é um evento social. Ao atendê-lo cordialmente e com paciência, aumentam as chances de ele voltar e fazer ali todas as compras farmacêuticas, tanto as momentâneas quanto as rotineiras.
Canais de contato da Abcfarma:
Portal do Associado: https://bit.ly/3zpelwB
Redes Sociais:
Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
Facebook: https://bit.ly/3PTjVP2
LinkedIn: https://bit.ly/3OSjkM3
Youtube: http://bit.ly/3LOt77Y
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |