fbpx
ABCFARMA conquista concessão de AFE’s no prazo de 30 dias
26 mar, 2019
10 informações sobre a mistura de álcool e medicamentos
28 mar, 2019

Hipertensão: sintomas, causas, diagnóstico e medição

Muitas vezes não perceptível a princípio, a hipertensão ou pressão alta como é normalmente conhecida, é uma das principais causas de morte no mundo. Por isso, entrevistamos o professor titular de nefrologia da Universidade Federal de São Paulo e Presidente da Fundação Oswaldo Ramos, Artur Beltrame Ribeiro, para falar mais sobre a doença e dar dicas para vocês de prevenção e tratamento.

A hipertensão arterial, também chamada de pressão alta, é a força que o sangue faz ao circular pelo organismo, tendo um ponto máximo e mínimo considerado anormal. Existem múltiplas causas de hipertensão, sendo parte de uma série de situações chamadas comorbidades, tais como alterações no organismo, insuficiência renal, diabetes, histórico familiar entre outros.

A doença é silenciosa, pois na maioria das vezes não há sintomas. Por isso, é aconselhável a todos medirem a pressão anualmente. Para confirmar se uma pessoa possui pressão alta, é necessário fazer a medição em três dias diferentes.

Além disso, os aparelhos de aferição em casa podem ser usados – desde que a medição seja feita no antebraço. Sobretudo, é importante ter o acompanhamento de um médico para identificar a doença e a melhor maneira de realizar o tratamento.

×