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Gerenciamento de categorias Vida Saudável foca em público com mais de 60

Você sabia que no ano de 2060 haverá cerca de 218,7 idosos para cada 100 jovens de até 14 anos? Essa é uma informação divulgada pelo IBGE que demonstra o quanto o público 60+ tende a crescer cada vez mais. Essa ascensão impacta em vários segmentos, incluindo o farmacêutico – já que esse público também busca mais autonomia dentro da farmácia, atendimento personalizado e um ambiente mais agradável.

Pensando nisso, o Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) realizou uma pesquisa para compreender quais os comportamentos predominantes desse tipo de consumidor. O resultado desse estudo – chamado Mercado Sênior – foi um dos pontos de partida para adotar novas oportunidades na Febrafar. Ele expôs o quanto esse é um público ativo que gosta de ir até o ponto físico para comprar medicamentos e, prioritariamente, costumam pagar sozinhos por eles.

Em meio a esse cenário surgiu o Gerenciamento de Categorias Vida Saudável, projeto cujo objetivo é a organização estratégica de produtos e medicamentos que atendam os 60+ com mais conforto e qualidade. Além da disposição e sortimento ideal, o Vida Saudável conta com um material de exposição exclusivo que traz a informação das categorias que provêm toda a vitalidade que esse público busca. São elas: Energia & Disposição, Antiestresse & Qualidade de Sono, Fortalecimento & Mobilidade, Pernas Cansadas & Higiene Oral, Controle de Açúcar e Nutrição Saudável.

A diretora comercial da Febrafar, Karen Corridoni, trabalha com a ferramenta de GC desde 2017 e esclarece qual é o propósito dessa estratégia na categoria em questão. “O desafio é reorganizar os negócios das farmácias associadas às nossas redes para atender as necessidades dessa população que vem crescendo e busca por uma longevidade com qualidade. Assim, as lojas teriam um Gerenciamento de Categorias com foco no atendimento do público sênior, estabelecendo o mix de produtos e layout ideal. Além disso, são feitos treinamentos para os colaboradores de lojas para oferecer atendimento diferenciado”, ela explica.

Ao todo, foram 51 lojas, de três redes associadas, que tiveram o layout e o sortimento desenvolvidos com base nos planogramas indicados pela Febrafar. Esses arquivos são como mapas de orientação à loja criados em parceria com a indústria Hypera. Esses PDVs também tiveram o suporte da equipe de trade da Febrafar e dos focais das suas respectivas redes, para sanar as dúvidas.

Essa implantação ocorreu em formato piloto, como esclarece a coordenadora de GC e Trade, Sara Amaral. “A criação do projeto vem de uma ideia inovadora e de uma necessidade que já é realidade – afinal, o Brasil já tem estados com uma quantidade maior de idosos do que adolescentes de 14 anos. Lançamos esse produto em formato piloto, seguindo o nosso compromisso com o desenvolvimento do autosserviço das lojas e contando com o DNA revolucionário da Febrafar, entregando mais um projeto inovador que contribui diretamente para que as lojas estejam um passo à frente e cada vez mais preparadas para as possibilidades do mercado”, diz Sara.

Resultados já visíveis

As primeiras percepções dos lojistas e das redes já são muito positivas, visto que o Gerenciamento de Categorias Vida Saudável veio para demonstrar a necessidade de atender melhor o público 60+ com a mescla de um sortimento ideal e uma layoutização mais clara e precisa.

A assistente de GC, Cleomara Reis, dá o seu depoimento em relação ao engajamento dessas lojas. “São visíveis o engajamento e o interesse dessas lojas em realizar um atendimento mais personalizado ao público sênior, de maneira organizada e estratégica”, ela conta.

Os resultados são mais detalhados também no decorrer do tempo, pois o GC é aquele trabalho de formiguinha que, pouco a pouco, traz lucratividade e visibilidade à loja, sempre com foco no aproveitamento estratégico do autosserviço da farmácia.

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