fbpx
Equipes bem treinadas refletem em melhoria dos indicadores das farmácias
13 jan, 2022
A profissão de farmacêutico está em perigo?
13 jan, 2022

Farmácia da Gente garante distribuição gratuita de medicamentos

Referência na distribuição gratuita de medicamentos para a população carente de Ribeirão Preto, a Farmácia da Gente realizou, somente em 2021, mais de 17 mil atendimentos, o que representa uma média de 67 atendimentos em cada dia útil do ano.

Mantida pelo Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto com doações da comunidade, médicos, propagandistas e distribuidoras de medicamentos do município, a Farmácia da Gente é um programa de distribuição gratuita de remédios que complementa os medicamentos que a Secretaria Municipal de Saúde não distribui na rede pública.

Mariana Jábali destacou que a Farmácia da Gente é um projeto social com alcance muito grande e que atende uma população necessitada de medicamentos. “É um projeto social de alcance muito grande que atende uma população necessitada de medicamentos. Uma doação da comunidade que volta para a própria comunidade, onde todos são parceiros”, disse.

Os medicamentos recebidos em doação passam por uma triagem e, posteriormente, são disponibilizados aos interessados. A população também conta com orientações de farmacêuticos sobre a automedicação e a importância do comprometimento do paciente com o seu tratamento.

Para receber o medicamento gratuitamente é necessário a apresentação da receita médica, comprovante de residência e os documentos pessoais (Carteira de Identidade e número do cadastro na rede pública municipal – Hygia).

Doações do Procon

No início de 2021, o Procon doou 9.525 caixas de medicamentos e insumos hospitalares, através da Ong “Cidadão com Habilitação Educação Saúde Esporte Lazer Campanha de Remédios”.

Referência para outras cidades

Uma comitiva da cidade de Mogi Guaçu/SP visitou o Fundo Social de Solidariedade em junho de 2021 para conhecer o funcionamento do Farmácia da Gente. A intenção é implantar o programa na cidade, no modelo que é realizado em Ribeirão Preto.

FONTE

×