O varejo farmacêutico teve um ano de 2019 muito positivo, movimentando R﹩ 120,98 bilhões. Um crescimento de 7,60% em relação ao ano anterior. Todos os modelos de farmácias cresceram, mas o destaque foram as redes associativistas ligadas à Febrafar, que cresceram 14,9%.
Mas como ficará o mercado para este novo ano? Para responder essa questão recentemente Edison Tamascia, presidente da Febrafar e da Farmarcas, preparou o e-book gratuito Tendências do Varejo Farmacêutico para 2020 , para os profissionais do setor (http://www.farmarcas.com.br/gestao-farmaceutica/). Veja alguns pontos detalhados no material:
Expectativas
“Para 2020 a expectativa é de que o mercado deverá seguir no ritmo de crescimento atual. Existem vários fatores que contribuem para o crescimento acima da média do canal farmacêutico, dentre os quais podem ser citados: essencialidade, evolução demográfica, patologias epidêmicas e desenvolvimento do mercado”, projeta o presidente da Febrafar e da Farmarcas.
“Para os empresários do setor, mesmo com esse mercado crescendo e criando muitas oportunidades de negócios, para manter a competitividade, é preciso agregar valor à marca e conquistar a confiança do cliente”, alerta Tamascia.
Neste sentido, alguns pontos relevantes como qualificação do layout da loja, mix de produtos e administração de estoques, gestão de compras e precificação, qualidade de atendimento e da prestação de serviços não podem sair da pauta de atividades do gestor.
Ambiente digital
O ambiente digital para compra de produtos farmacêuticos é muito comentado como futuro para o setor, mas será que esta é uma realidade em um curto ou médio período para as farmácias?
“Muito se fala sobre a necessidade de o varejo expandir suas operações para o ambiente digital, apostando numa mudança drástica de comportamento dos consumidores. Em alguns segmentos de consumo como o de alimentação por exemplo esse comportamento já está um pouco mais consolidado, mas, a grande verdade é que, sim, a tecnologia está sendo incorporada ao dia a dia das pessoas mas num ritmo que não deve criar alarde e nem tirar o foco do empresário sobre o seu negócio físico”, avalia Tamascia.
Preocupação com LGPD
“Uma das grandes preocupações dos empresários varejistas em 2020, principalmente aqueles que oferecem algum tipo de programa de relacionamento e fidelidade será a entrada em vigor da Lei 13.709/2018 que trará grandes impactos sobre o registro, manutenção e compartilhamento de dados pessoais dos clientes”, analisa o presidente da Febrafar e da Farmarcas.
Seguindo a tendência mundial e muito inspirada pela legislação europeia sobre o assunto essa lei determina uma série de regras e responsabilidades quanto ao registro, armazenamento e manipulação de dados e informações obtidas de clientes durante o processo de compra. Fique atento e se necessário, busque uma consultoria jurídica especializada para compreender os impactos dessa nova legislação sobre seus negócios.
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