fbpx
Contaminação alimentar: efeito colateral do verão
08 fev, 2021
40 funções do farmacêutico
09 fev, 2021

O novo negócio do Rappi: entrega de medicamento com receita digital controlada

Rappi, superaplicativo de delivery, finca pés em um novo segmento, o de entrega de medicamentos com receita digital controlada. A nova ferramenta dispensa o consumidor de ter de ir até a farmácia. E já funciona no Rio de Janeiro e em Niterói, num projeto-piloto em parceria com a Drogaria Venancio.

Outras redes poderão aderir à plataforma, sobretudo as farmácias ou drogarias que já integram o Rappi. As conversas com empresas em São Paulo já acontecem.

A funcionalidade vem puxada pelo salto de demanda em pedidos de medicamentos. Em 2020, os pedidos de farmácias e supermercados — segmentos que têm a demanda tabulada em conjunto — pelo Rappi subiram 79% na comparação com o ano anterior. O app destaca, porém, que entre maio e agosto do ano passado, no auge da pandemia, o número de pedidos de farmácia triplicou.

“Agora, mais do que nunca, é fundamental que as pessoas tenham acesso a medicamentos com maior segurança e eficiência do que a receita por papel. Nos últimos meses, registramos um aumento significativo na demanda por entrega de receitas e itens de farmácias — e a partir de agora essa procura tende a crescer ainda mais, principalmente entre aqueles que precisam de receita com regularidade”, diz Sérgio Saraiva, à frente do Rappi no Brasil.

Para executar o novo serviço, a empresa desenvolveu um mecanismo que permite às farmácias validarem as receitas digitais de remédios controlados, dispensando a assinatura colhida presencialmente na venda desses medicamentos.

Isso pode ser feito via qualquer serviço de receita digital utilizado pela drogaria, como o do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj) ou da NexoDatastart-up de tecnologia para prescrição digital de medicamentos e parceira do Rappi no projeto.

Ficam de fora os medicamentos tarja preta e alguns de tarja vermelha, conforme regras da Anvisa. Mas a ferramenta engloba os pedidos feitos por meio de receituário simples em duas vias, como antibióticos, e também outros de receituário especial.

Responsável pelo maior volume de vendas no segmento de farmácias no Rio e em Niterói, a Drogaria Venancio tem sua rede como exclusiva do novo serviço neste primeiro momento.

 

Fonte

×