fbpx
Os cinco remédios mais caros do mundo
05 jul, 2022
Otimismo: da indústria ao balcão das farmácias
05 jul, 2022

Endometriose: um tema dramático

Uma das produções de TV que aborda esse drama que afeta milhões de mulheres, a série “Sob Pressão” mostrou o sofrimento de paciente com diagnóstico tardio de endometriose. Situação vivida pela personagem Raíssa, que sente vergonha e demora em procurar ajuda, traz lições e reflexão. Como evitar? Como tratar?

Quem assiste a série ‘Sob Pressão’, da rede Globo, pôde acompanhar, no terceiro episódio da quinta temporada, o drama de uma paciente que chega ao hospital com muitas dores e tem receio de falar sobre o desconforto que sente nas relações sexuais. Um dos maiores medos de Raíssa é não poder ter filhos e isso prejudicar a relação com o marido.

As cenas servem de espelho para muitas mulheres que passam pelo mesmo problema e, assim como a personagem, sentem vergonha de se expor e procurar ajuda, o que dificulta o diagnóstico precoce da endometriose, fundamental para evitar sequelas e quadros mais graves da doença.

“Muito além de expor os sintomas que podem significar endometriose, foi extremamente positivo ver esse tema em uma série de grande audiência, fazendo um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce. O medo, a insegurança e até mesmo a vergonha são sentimentos bastante comuns, que impedem as mulheres de buscar ajuda e tratamento”, comenta o ginecologista Patrick Bellelis, especialista em endometriose.

No caso de Raíssa, a demora em procurar ajuda atrasou o diagnóstico e, por falta de tratamento, o caso tornou-se mais complicado, com necessidade de cirurgia. Outro cenário comum apresentado na série é a falta de diálogo da paciente com o parceiro. A inibição e o medo de prejudicar o relacionamento, principalmente pela possibilidade de não poder ter filhos, faz com que muitas mulheres escondam os sintomas.

“É fundamental que o apoio venha, em primeiro lugar, de dentro de casa, para que elas se sintam seguras e procurem acompanhamento médico, caso contrário, as consequências podem ser piores. Quando diagnosticada no início, a endometriose tem tratamento e na maioria dos casos não precisa chegar à cirurgia”, acrescenta o especialista.

Principais sintomas

Os principais sintomas da endometriose, que afetam de forma severa a vida da mulher, são as cólicas de forte intensidade e a dificuldade em engravidar. Além disso, pode haver dor durante a relação sexual, dor e sangramento ao urinar ou evacuar e dores nas costas. A indicação do especialista é que, ao sentir qualquer coisa fora do normal, durante o ciclo menstrual ou fora dele, a mulher procure um ginecologista para que o quadro seja investigado e se dê início a um tratamento o quanto antes.

“É comum que as pacientes procurem ajuda médica apenas porque estão com dificuldades de engravidar, assim como há casos, infelizmente, de mulheres que procuram diversos profissionais até conseguirem um diagnóstico correto. As mulheres precisam observar seu corpo, estar atentas aos sinais e investigar qualquer sintoma”.

Outras séries que falam sobre endometriose

1 – Grey’s Anatomy: temporada 18, episódio 10 – Star+ e Amazon Prime Video

O episódio traz a paciente Francesca, de volta ao hospital com dores nas costas. Em uma consulta, a Dra. Carina deduziu ser sintoma de endometriose. A condição é tratada de forma bem natural na série, mostrando como as pacientes precisam ser ouvidas e compreendidas durante o atendimento médico.

2 – The Good Doctor: temporada 2, episódio 3 – Globoplay

Em uma história mais delicada, o Dr. Melendez realiza uma cirurgia para tratar a endometriose de uma mulher e restaurar sua fertilidade. Porém, sua condição é mais grave do que o normal, o que leva a equipe a realizar uma histerectomia para salvar a vida da paciente.

3 – House: temporada 5, episódio 14 – Globoplay

O episódio traz a história de uma médica que havia abandonado a carreira para viver melhor e sem estresse, porém, ela começa a passar mal durante um compromisso, com dores abdominais e na área dos rins e seus lábios ficam azuis. Após uma consulta com a equipe do Dr. House, ele identifica uma endometriose ectópica.

×