fbpx
Vem aí remédio inédito para baixar colesterol com apenas duas doses por ano
18 out, 2022
Organon promove evento sobre biossimilares para farmacêuticos e médicos
19 out, 2022

Embu-Guaçu é o cenário de ação voltada para educação ambiental

Mais de 2 mil alunos participam da atividade que faz parte do Programa “Raízes da União”, desenvolvido pela União Química, que irá plantar 1 milhão de árvores pelo Brasil e desenvolver ações socioambientais.

A menos de 50 km da capital paulista, a cidade de Embu-Guaçu é a primeira a receber o Programa Raízes da União de Educação Ambiental, iniciativa da farmacêutica União Química que irá investir até R$ 30 milhões no plantio de árvores nativas pelo Brasil, e na sensibilização e conscientização da comunidade para as questões ambientais, iniciando pelas crianças.

O lançamento externo do Programa acontecerá no dia 22 deste mês, a partir das 9 horas, no Parque Ecológico Várzea do Embu-Guaçu com uma vasta programação para que a comunidade regional, imprensa e autoridades locais tenham acesso às ações realizadas de forma clara e transparente. As ações de educação ambiental serão realizadas, nesta primeira fase, nas localidades onde a farmacêutica têm suas unidades industriais, como Embu-Guaçu, Taboão da Serra e Guarulhos (SP); Pouso Alegre (MG) e Santa Maria (DF).

A vertente educacional do Programa Raízes da União, tem como parceiro o Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG) que irá capacitar no total 113 profissionais da educação, entre professores e gestores da rede pública de ensino inicialmente de Embu Guaçu, impactando mais de 2,3 mil alunos de escolas municipais. A formação seguirá uma grade de seis horas de capacitação, divididas em três encontros, e reforçará a importância do cuidado com o meio ambiente para as futuras gerações. A capacitação dos educadores na cidade de Embu-Guaçu, ocorreu no mês de setembro, e já foi iniciada a capacitação com os professores de Pouso Alegre. Na cidade serão atendidas 14 unidades escolares, que atuam com crianças da Educação Infantil até o 5º ano do ensino fundamental I.

Segundo o CEAG, durante as ações educacionais nas cidades, as crianças aprenderão sobre a importância de fazer o uso responsável da água e o papel fundamental das árvores e das florestas para a preservação dos recursos hídricos, de forma a aumentar e fortalecer o senso de corresponsabilidade dos participantes. Todas as escolas receberão materiais educacionais como apostilas e textos disponíveis em uma biblioteca virtual. “Nosso objetivo é criarmos cidadãos ativos, que sejam coautores na realidade onde estão inseridos. Queremos sensibilizar educadores, crianças e suas famílias para realizarem as melhores escolhas para eles e para o planeta”, afirma a Dra. Monica Simons, diretora do CEAG.

Programação do evento no Parque Ecológico Várzea do Embu-Guaçu:

Horário Ação
9h00 Boas-Vindas e apresentação do programa Raízes da União de Educação Ambiental
9h15 Autoridade municipal fala sobre a importância da iniciativa para a comunidade local
9h30 Apresentação da iniciativa e as etapas do programa na localidade
9h45 Palestra sobre a carta da árvore aos professores e convidados
10h45 Conversa com jornalistas e convidados
11h00 Picnic e ação Chico Bento
11h30 Ação de compostagem
12h00 Encerramento

Resultados esperados

 De acordo com a Dra. Monica, os principais resultados que se esperam da iniciativa, é ter educandos mais atuantes, ampliando o senso de corresponsabilidade para a adoção de práticas mais sustentáveis, tanto com o respeito e cuidado para com as árvores, como a maneira em que os recursos hídricos são utilizados. “Da mesma forma, o Programa pretende contribuir para que os educadores possam qualificar mais seu trabalho pedagógico de forma interdisciplinar, com visão sistêmica, e, por outro lado, envolver a comunidade através dos educandos atuando como multiplicadores”, finaliza.

“A saúde inclui diversos aspectos, inclusive a questão ambiental, fundamental na construção de uma sociedade saudável. O programa Raízes da União é nossa maneira de contribuir e queremos cada vez mais fortalecer laços, firmar parcerias e trabalhar para viabilizar as mudanças necessárias para garantir um futuro cada vez mais sustentável para as próximas gerações”, destaca Fernando de Castro Marques, presidente da União Química.

Sobre a União Química

Com capital 100% nacional e com 85 anos de história, o Grupo União Química se posiciona entre as maiores indústrias farmacêuticas brasileiras, com crescimento de mais de dois dígitos ao ano, nos últimos cinco anos. A estrutura está definida em cinco unidades de negócios: Farma (OTCs, Marcas e Genéricos), Genom (Unidade de Prescrição Médica), Hospitalar (Hospitais Públicos e Privados), Agener Saúde Animal e Terceirização para grandes empresas nacionais e multinacionais. O Grupo União Química possui um dos maiores complexos industriais do mercado farmacêutico, com dez plantas e um centro de distribuição que atendem com excelência às normas nacionais e internacionais de produção e distribuição de medicamentos. As Fábricas Bthek (DF) e Union Agener (EUA) são dedicadas à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de medicamentos biotecnológicos. A biotecnologia faz parte do presente e do futuro do Grupo União Química. Siga a União Química no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

×