fbpx
Ultrafarma lança mais um comercial com a Turma Da Pakaraka
29 abr, 2019
Drogarias Pacheco promove bate-papo com Drauzio Varella sobre Hipertensão Arterial
30 abr, 2019

E sua farmácia? Como vai?

Se a melhoria dos resultados é o assunto mais importante para o varejo farmacêutico, por outro lado isso tem se tornado um tabu, dada a quantidade de “receitas” disponíveis e a descrença do empresário quanto à eficiência delas. Afinal, há uma receita? Nesta edição, o consultor Luiz Muniz inicia um curso prático de gestão mais lucrativa de farmácias

Quando conversamos com os profissionais de farmácia, percebemos que a maioria se queixa dos resultados, mesmo depois de fazer tudo o que deve ser feito, baseado na experiência acumulada ao longo da carreira. Eles se sentem como se não houvesse mais espaço para aprender a fazer as coisas de maneira melhor e mais rentável – isso sem falar que esses esforçados empresários creem cegamente que a causa dos resultados abaixo de suas expectativas está no distribuidor – ou na condição econômica do país, na concorrência, na Substituição Tributária. Enfim, o mercado é o grande vilão do varejo.

Aqui vem um dado importante: de acordo com a ANVISA, o Brasil tem aproximadamente 100 mil registros de farmácias. Isso nos faz crer que esse não é um mau negócio e há ainda espaço no mercado para crescer. Mas isso não significa que a forma de conduzir o negócio deva ser a mesma de 50 anos atrás. O objetivo desse artigo não é apontar soluções imediatistas, cheias de dicas mágicas. É o primeiro de uma série que pretende situar a perspectiva dos resultados como efeito de causas relacionadas à forma como a farmácia está sendo dirigida e operada. A isso damos o nome de Gestão.

Será um convite a repensar a forma como as coisas acontecem dentro do próprio varejo, definindo os resultados que realmente importam – e direcionando os esforços de gestão para isso. Por mais que existam ferramentas tecnológicas que ajudem nessa tarefa, e vamos aqui explorar as formas de como tirar o máximo delas, a capacidade de gerir a loja deve também constantemente evoluir de forma metódica. Isto é: para gerir uma farmácia existe um padrão. Sem ele, tudo fica mais difícil – e qualquer coisa que seja feita corre um risco muito grande de não gerar bons resultados. Aí surge a primeira diferença, que precisamos esclarecer: esse padrão de como gerenciar, chamado PDCA (sigla em inglês para Planejar, Executar, Controlar e Reavaliar), não é algo que se faz da noite para o dia, porque, além da técnica envolvida, requer atitude diferente diante do negócio. Ele orienta você a como pensar o negócio desde sua estratégia até a realização das atividades mais básicas, como a melhor forma de se fazer o fechamento do caixa, quais as ferramentas, qual o treinamento e como garantir que tudo está sendo realizado conforme planejado. O método incomoda no início, porque não estamos condicionados a pensar. Somos seres humanos e, portanto, imediatistas. Temos a tendência de buscar alguém que pense por nós e traga a solução pronta, nos tornando cegos a ponto de não pensarmos mais em melhorias.

O método não é algo que se usa e acabou. Ele nos convida a pensar de forma ordenada, questionar sistematicamente, encontrar as melhores alternativas e a executar o que for necessário para trazer sucesso ao negócio. Isso requer tempo e dedicação. Afinal, estamos falando de um negócio que é seu. Ninguém quer que um filho seja criado por outro. Por isso, quem melhor que o dono da farmácia para se dedicar a fazer o próprio negócio prosperar? Só ele sabe das especificidades de sua(s) loja(s), e não há ninguém no mundo que, mais do que ele, queira ver o negócio render cada vez mais.

Temas como vendas, gestão de estoque, atendimento de loja, planejamento financeiro, análise dos resultados de parcerias, ferramentas tecnológicas, manutenção e “layoutização” da área de vendas, entre tantos outros, serão tratados nas próximas edições como forma de provocar a capacidade de análise do empresário do setor e a trazer ainda mais independência para sua(s) loja(s) – o que, com certeza, elevará o patamar de resultados.

Por mais que seu negócio esteja indo bem, sempre haverá oportunidade de melhorar e crescer mais.

Luiz Muniz

×