Por Luan Gabellini, sócio-diretor da Betalabs
Que o futuro é digital, todo mundo sabe – ouvimos isso desde 2012, no mínimo. E que a pandemia acelerou o processo de digitalização também é inegável. Mas quais oportunidades podem ser aproveitadas nesse processo?
O ramo farmacêutico como um todo teve um grande salto entre julho de 2020 e julho de 2021, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). O setor teve um crescimento de 6,6% em unidades vendidas e movimentou R$103,2 bilhões no período. Mas foi o e-commerce farmacêutico que mais brilhou e fez despontar tendências para o futuro. Se hoje buscamos comodidade e praticidade, seja para comprar um caderno e até reservar estadias em hotéis, por que seria diferente quando se trata de saúde? As pessoas buscam cada vez mais otimizar e economizar o tempo. E essa tendência só cresce, inclusive no setor farmacêutico.
Como implantar um e-commerce farmacêutico?
Já sabemos que a venda on-line de produtos farmacêuticos é uma tendência do mundo digitalizado. Também vimos que um e-commerce pode ser muito vantajoso para garantir a fidelização do cliente. Observamos ainda como é importante prezar pela experiência de compra. Mas, afinal, como implantar um e-commerce farmacêutico?
Evidentemente, essa é uma pergunta com múltiplas respostas e seria necessário outro texto apenas sobre isso. Mas aqui destacamos três pontos que consideramos fundamentais se você deseja montar sua farmácia on-line.
Assim como na loja física, será necessário ter um farmacêutico de prontidão durante o horário de atendimento. Somente esse profissional poderá liberar a entrega dos medicamentos vendidos pelo site. Além disso, permanecem as exigências de alvará sanitário ou licença e autorização de funcionamento emitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
É bem verdade que uma loja digital permite oferecer mais variedades de produtos – porém, é de extrema importância atentar para a logística que os envolve. Alguns produtos precisam de armazenagem especial, outros de envio rápido sob condições específicas. Tudo isso deve ser levado em conta.
Se o seu e-commerce irá vender medicamentos que necessitam de prescrição médica, é necessário que o site tenha uma área de upload. Dessa forma, o cliente poderá enviar a receita on-line, que será conferida pela equipe, e só então o medicamento será liberado para entrega.
Com essas informações em mãos você pode se sentir mais preparado para navegar no universo do e-commerce farmacêutico!
Luan Gabellini é sócio-diretor da Betalabs, empresa especializada em tecnologia para e-commerce e clubes de assinatura — e-mail: betalabs@nbpress.com
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |