fbpx
União Química aborda resistência bacteriana durante Congresso Paulista de Infectologia 2022
24 jun, 2022
Diabetes: dia a dia saudável
27 jun, 2022

E-commerce farmacêutico: crescimento, tendências. Como implantar

Por Luan Gabellini, sócio-diretor da Betalabs

Que o futuro é digital, todo mundo sabe – ouvimos isso desde 2012, no mínimo. E que a pandemia acelerou o processo de digitalização também é inegável. Mas quais oportunidades podem ser aproveitadas nesse processo?

O ramo farmacêutico como um todo teve um grande salto entre julho de 2020 e julho de 2021, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). O setor teve um crescimento de 6,6% em unidades vendidas e movimentou R$103,2 bilhões no período. Mas foi o e-commerce farmacêutico que mais brilhou e fez despontar tendências para o futuro. Se hoje buscamos comodidade e praticidade, seja para comprar um caderno e até reservar estadias em hotéis, por que seria diferente quando se trata de saúde? As pessoas buscam cada vez mais otimizar e economizar o tempo. E essa tendência só cresce, inclusive no setor farmacêutico.
Como implantar um e-commerce farmacêutico?

Já sabemos que a venda on-line de produtos farmacêuticos é uma tendência do mundo digitalizado. Também vimos que um e-commerce pode ser muito vantajoso para garantir a fidelização do cliente. Observamos ainda como é importante prezar pela experiência de compra. Mas, afinal, como implantar um e-commerce farmacêutico?

Evidentemente, essa é uma pergunta com múltiplas respostas e seria necessário outro texto apenas sobre isso. Mas aqui destacamos três pontos que consideramos fundamentais se você deseja montar sua farmácia on-line.

  1. Presença de um farmacêutico responsável

Assim como na loja física, será necessário ter um farmacêutico de prontidão durante o horário de atendimento. Somente esse profissional poderá liberar a entrega dos medicamentos vendidos pelo site.  Além disso, permanecem as exigências de alvará sanitário ou licença e autorização de funcionamento emitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

  • Logística bem estruturada

É bem verdade que uma loja digital permite oferecer mais variedades de produtos – porém, é de extrema importância atentar para a logística que os envolve. Alguns produtos precisam de armazenagem especial, outros de envio rápido sob condições específicas. Tudo isso deve ser levado em conta.

  1. Upload de receitas médicas

Se o seu e-commerce irá vender medicamentos que necessitam de prescrição médica, é necessário que o site tenha uma área de upload. Dessa forma, o cliente poderá enviar a receita on-line, que será conferida pela equipe, e só então o medicamento será liberado para entrega.

Com essas informações em mãos você pode se sentir mais preparado para navegar no universo do e-commerce farmacêutico!

Luan Gabellini é sócio-diretor da Betalabs, empresa especializada em tecnologia para e-commerce e clubes de assinatura — e-mail: betalabs@nbpress.com

×