fbpx
Como o clima interferirá cada vez mais na sua saúde
07 fev, 2020
MedLevensohn entra no quadro associativo da Febrafar em 2020
10 fev, 2020

Distrito Federal recebe a Carreta Novartis da Saúde para combate à hanseníase

A Carreta Novartis da Saúde está no Distrito Federal para realizar atendimento gratuito à população durante a Campanha de Enfrentamento da Hanseníase, promovida pela Secretaria de Saúde. Os atendimentos serão realizados até o dia 10 de março, em 13 regiões administrativas*.

A campanha tem o objetivo de melhorar o controle da doença por meio da disseminação de informações e da conscientização da população sobre sua gravidade e possibilitar adesão ao tratamento correto.

A hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que provoca, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também pode afetar rosto, orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.

A doença tem cura e já deveria estar erradicada, no entanto, ainda atinge cerca de 30 mil pessoas no país ao ano. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em segundo lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase.

Carreta Novartis da Saúde – Em atividade há mais de 10 anos, a Carreta Novartis da Saúde já permitiu a realização de mais de 70 mil atendimentos. Trata-se de um caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório, que percorre estados brasileiros, permitindo o atendimento gratuito e avaliações, além de esclarecer dúvidas e conscientizar a população sobre prevenção.

Após o diagnóstico, os pacientes recebem o tratamento completo por meio de medicamentos da Novartis doados à Organização Mundial da Saúde (OMS), que os repassa a países como o Brasil. O tratamento com poliquimioterapia (PQT) está disponível gratuitamente em toda a rede pública do Brasil, promovendo a cura da hanseníase, interrompendo sua transmissão e precavendo as deformidades.

A Campanha de Enfrentamento da Hanseníase conta com a parceria do Ministério da Saúde, do Conselho de Saúde, da Universidade de Brasília (UNB) e do Grupo de Apoio às Mulheres Atingidas pela Hanseníase (Gamah).

Carreta também irá a Luziânia (GO)nos dias 27 e 28 de fevereiro, a Carreta Novartis da Saúde fará uma pausa no Distrito Federal e irá até Luziânia, município do estado de Goiás, para permitir a realização de atendimento gratuito de combate à hanseníase também à população de lá. A ação será realizada pela Prefeitura Municipal de Luziânia.

Cronograma de atendimento:

 

Sobre a Novartis

A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e ampliar a vida das pessoas. Como líder mundial em medicamentos, utilizamos tecnologias científicas e digitais inovadoras para criar tratamentos transformadores em áreas de grandes necessidades médicas. Em nossa busca por novos medicamentos, somos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 125 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo.

Saiba mais em http://www.novartis.com.

×