fbpx
Farmarcas projeta ter mais de 250 novas farmácias em 2020
10 jan, 2020
Janeiro Roxo: Unidades de saúde em SP oferecem serviços gratuitos para alertar a população sobre a hanseníase
13 jan, 2020

Dispositivo detecta ISTs com apenas duas gotas de sangue

Para auxiliar na conscientização da Aids, a Hi Technologies realiza teste do vírus com aparelho disponível em farmácias pelo Brasil

O Brasil teve alta de 21% no número de novas infecções por HIV em oito anos. Os dados são da Unaids, programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids, divulgados no relatório anual. No continente, o desempenho do Brasil no combate ao HIV só não foi pior que os do Chile e Bolívia. Especialistas indicam que o isso se deve, entre outros motivos, à demora em se adaptar à tecnologia dos testes rápidos.“Ainda existe muito estigma e preconceito com relação ao HIV, sendo essas as principais barreiras que dificultam a redução das novas infecções. É preciso entender que todos nós estamos sujeitos a contrair o vírus e, por isso, todos devem realizar o exame periodicamente. Precisamos falar mais sobre o assunto com nossa família e amigos.”, explica Bernardo Almeida, médico infectologista e Chief Medical Officer da Hi Technologies, startup que tem como missão democratizar o acesso à saúde no País.

A Hi Technologies criou o Hilab, laboratório portátil que pode ser encontrado em farmácias pelo Brasil, que realiza exames de sangue por meio de poucas gotas de sangue. Em até 15 minutos, o paciente poderá descobrir se possui ou não o vírus. O exame funciona assim: com o sangue na cápsula do Hilab, o dispositivo cria uma assinatura digital do sangue e envia, através da internet até o laboratório da empresa, onde biomédicos de platão analisam a amostra e enviam os resultados para o paciente via SMS ou e-mail.

“O diagnóstico rápido é fundamental no caso do HIV para acelerar o tratamento e reduzir a transmissão do vírus, por isso queremos que a população tenha fácil acesso a esses exames”, conclui Almeida.

Recentemente, a startup realizou uma parceria em apoio ao lançamento do filme “Cartas para Além dos Muros”, que narra a trajetória da epidemia que escancarou ignorância e preconceitos. Dirigido por André Canto, o longa investiga o estigma e a discriminação como produtos de uma sociedade que insiste em manter marginalizadas as pessoas que vivem com HIV. Até hoje, passados mais de 30 anos, muitas ainda enfrentam situações de medo, insegurança e de exclusão. “Cartas para Além do Muro” está disponível na Netflix.

×