fbpx
O que caracteriza prática abusiva na precificação de medicamentos?
07 maio, 2020
Insônia em época de crise
14 maio, 2020

Dicas para manter a saúde mental nesta quarentena

Diversas empresas tiveram que adaptar os seus serviços no sistema de isolamento imposto pela pandemia do Covid-19. É desafiador manter o foco em casa, administrar bem o tempo e controlar a ansiedade. É fato que ao retornarmos as nossas atividades: não seremos mais os mesmos. Mas até lá, fica a dúvida: como manter o bom humor neste período em casa?

Confira 5 dicas para manter a saúde mental no confinamento:
  • Evite ver/ler notícias sobre a pandemia por um longo período

Leia notícias de fontes confiáveis e que subam seu ânimo. A recomendação é de que gastem no máximo 1 hora com

informações sobre a pandemia.

  • Planeje as suas atividades na noite anterior

Divida as suas atividades de trabalho, lazer e o que mais desejarem fazer naquele dia, em casa. Vale dividir entre:

trabalho, relaxamento, afazeres domésticos e etc. E distribuir as horas para cada objetivo. Dessa forma, a produtividade

e o relaxamento caminham juntos.

  • Se exercite
Vale desde os vídeos do Youtube gratuitos, com aulas para se exercitar, a alugar equipamentos como esteiras e bicicletas.
Ao se exercitar liberamos endorfina. Aumentando a sensação de bem estar e promovendo a melhoria na comunicação
(algo importante neste momento de confinamento com as demais pessoas em casa).
  • Veja, leia e interaja com pessoas que lhe façam rir
Isso mesmo! Rir é o melhor remédio. Este ditado tão antigo é um fato. Reserve um período para desfrutar com os amigos por vídeo e/ou assistir uma comédia. Além de promover benefícios a sua saúde mental: a pressão arterial diminui; o colesterol bom, conhecido como HDL, aumenta; o sistema imunológico se fortalece (Nessa fase que estamos passando de saúde pública é bem importante ter um sistema imunológico bom); os músculos ficam mais relaxados o que diminui tensões e dores; reduz a ansiedade e o estresse, diminuindo também os sinais de depressão.
  • Se permita sentir os dias difíceis e durma bem

Está tudo bem não seguir todos os objetivos estabelecidos e as atividades do dia! As vezes só conseguimos trabalhar e achamos que é pouco. Não se culpe. Se permita sentir, mas caso o mau humor e/ou a ansiedade tomar conta por mais de três dias busque ajuda de amigos, e conhecidos. O Mau humor constante libera adrenalina, o que causa sintomas como: dor de cabeça, arritmia cardíaca, estresse, e dores no estômago.  Aliado a falta de sono pode causar disfunção no sistema imunológico. Durma de 7 a 9 horas e caso tenha dificuldade para descansar, uma boa opção são os chás. Se informe sobre a camomila e valeriana!

Fonte: Queissada Comunicação