fbpx
Insônia em época de crise
14 maio, 2020
 Rodízio de Veículos – Município de São Paulo
18 maio, 2020

Dicas para manter a produtividade, com equilíbrio, no home office

A pandemia do novo coronavírus transformou a rotina de milhões de pessoas da noite para o dia, incluindo a forma de trabalhar. Com o isolamento social recomendado pelo Ministério da Saúde para combater a disseminação da COVID-19, o trabalho remoto tornou-se uma realidade para muitos profissionais, exigindo adaptação, resiliência, organização e trabalho em equipe.

No entanto, além dos compromissos profissionais, as obrigações domésticas e familiares aumentaram, com os filhos fora da escola, os cuidados redobrados de limpeza da casa e a atenção extra com os residentes idosos. Há também a necessidade de ignorar o sofá e a televisão para manter a concentração nas atividades de trabalho. Por outro lado, com o aumento da ansiedade diante das notícias diárias sobre a COVID-19 no Brasil e no mundo, é importante cuidar da saúde mental.

Confira a seguir algumas dicas para manter o ritmo de boas entregas no trabalho, mas com o equilíbrio que você precisa neste momento:

1) Organize seu local de trabalho
Escolha um canto tranquilo da casa para colocar o computador e os acessórios dos quais precisa para trabalhar. Mantenha o local sempre organizado e limpo, higienizando regularmente a bancada de trabalho, as superfícies do computador, do celular e de todos os materiais que use com frequência. Se outra pessoa da família também estiver fazendo home office, procurem trabalhar em locais separados. Se não for possível, combinem algumas regras, como fazer ligações e chamadas de vídeo em outro cômodo da casa. Evite trabalhar na cama: é ruim para a coluna e prejudica sua produtividade. O ideal é sempre utilizar mesa e cadeira, cuidando para sentar-se em postura adequada.

2) Mantenha uma rotina regular
Em casa, é fácil se distrair, por isso é preciso seguir a mesma rotina que você tinha no local de trabalho: acordar e dormir no horário habitual, tirar o pijama ao acordar e colocar uma roupa confortável, porém adequada, organizar a agenda do dia e manter o foco. Faça o horário de almoço longe do computador e encaixe pequenas pausas de descanso durante a jornada.

3) Separe um tempo para o seu bem-estar
Estar em isolamento social pode trazer um pouco de angústia, especialmente para quem mora sozinho, e é preciso alguns dias para se adaptar à nova rotina. Uma maneira de preservar o bem-estar é investir um tempo diariamente para relaxar a mente, alongar o corpo ou até fazer uma atividade física mais intensa – medidas fundamentais para uma boa saúde mental. Retome aquele hobby antigo, anime-se para cumprir tarefas da casa que sempre ficaram em segundo plano, aproveite os cursos online que diversas instituições estão oferecendo gratuitamente, escolha um bom livro ou filme, entre outras formas de distrair-se.

4) Não deixe a televisão ligada o dia todo
Acompanhar o noticiário sobre a doença é importante, mas o excesso pode gerar ansiedade e estresse. Para equilibrar, tente consumir outros tipos de conteúdo e entretenimento, incluindo filmes e documentários.

5) Faça reuniões por videochamada
Use ferramentas de chamada de vídeo para fazer reuniões com colegas de trabalho, mesmo que seja apenas para repassar as tarefas. A interação virtual somente por mensagem deixa as relações frias e abre espaço para interpretações erradas. Alguns especialistas sugerem que se faça chamadas mesmo que não sejam sobre trabalho, como uma conferência para tomar um café a distância com os colegas.

6) Baixe a ansiedade e o tédio das crianças
Para quem tem filhos, a adaptação à nova rotina pode ser mais difícil. Explicar a situação e entreter as crianças é fundamental para que elas deixem os pais trabalhar. Não se sinta culpado se, em meio a uma videoconferência, seu filho aparecer ou lhe interromper. Todos estão aprendendo a viver nessa rotina e sabem das dificuldades do momento. Também é importante criar uma rotina diária com as crianças, e painéis visuais com horários podem ajudar nessa tarefa. Outra dica importante é deixar água, frutas, bolachas e brinquedos ao alcance dos pequenos para que eles tenham autonomia. Se morar com outros familiares ou pessoas que possam cuidar das crianças, combine uma divisão para administrar melhor seu tempo e energia.

7) Termine o expediente no horário certo
É comum não ver a hora passar quando se trabalha de casa. Mas é importante encerrar as atividades sempre no mesmo horário para sobrar tempo para cuidar de si mesmo e das tarefas domésticas. No dia a dia, priorize demandas urgentes para sobrar tempo para outras funções. Um dia bem organizado costuma ser mais produtivo.

DICA BÔNUS: A produtividade não é conquistada somente por meio do trabalho árduo. Manter um estilo de vida saudável também contribui, com alimentação adequada, uma boa noite de sono, exercícios físicos e atividades de lazer. A condição de isolamento social e o excesso de informações sobre a pandemia podem gerar estresse e ansiedade, por isso é importante tomar atitudes positivas e cuidar do próprio bem-estar. No caso das notícias, procure sempre fontes confiáveis e as orientações oficiais das autoridades de saúde. Por fim, contate com frequência, por ligação ou videochamada, seus amigos e familiares, reduzindo a carência e a solidão neste momento.

 

Fonte: SulAmérica