Por Silvia OSSO
O Dia das Mães vem aí – 14 de maio – e essa data traz muitas oportunidades para melhorar as vendas da sua farmácia. O mercado atual mudou e muitos utilizam as compras on-line por praticidade e até por oportunidades interessantes. Mas sugiro pensar positivamente e preparar sua loja para ótimas vendas, tanto presencialmente quanto via e-commerce ou outras mídias. Comece aqui a montar a farmácia-mãe.
De início, é importante trabalhar todos os itens disponíveis na loja e até os produtos que estão com pouco giro! Diminua a margem; monte kits numa bela embalagem; exponha-os em pontas de gôndolas com cartazes sugestivos. Esteja certo de que os produtos que pretende promover estão ao alcance fácil do cliente, com ótima sinalização visual e de preços. Abuse de materiais de comunicação para destacar as promoções especiais. Utilize frases de impacto afetivo ou com humor, que chamem a atenção de quem circula pela farmácia. Pode ser um chamariz para a atenção de quem ainda não se lembrou que o Dia das Mães vem aí.
O mix existente na farmácia é bastante extenso e permite excelentes oportunidades de vendas em quase todas as datas nacionais. É preciso caprichar na decoração e na divulgação. Essa data materna, particularmente, trabalha com emoção e afetividade – portanto, esse apelo deve estar sempre em mente. Foque em produtos de beleza facial e corporal em forma de dermocosméticos e nutracêuticos até em itens mais simples, como sabonetes, aromatizadores e cremes corporais. Podem ser promovidos também alguns itens de maquiagem; perfumes e até eletrônicos, como secadores de cabelo, pranchas, chapinhas. Como vivemos em época inclusiva, é importante considerar os produtos para os homens (que são mães também) há uma série de artigos para cuidados da barba, cabelos, pele e banho.
Kits para elas
A maioria das indústrias de HPC oferecem kits, com preços atraentes, para essa data. Eu, particularmente, prefiro que a farmácia se diferencie e monte embalagens interessantes, inclusive do tipo nécessaire, onde o cliente, com ajuda de funcionárias, monta seu próprio kit. Eles podem ser de todos os preços e apelos, tipo kit banho (com sabonete, colônias e desodorantes); kit mãos (esmaltes, removedores, alicates etc.). E há outros, com um grande apelo para os consumidores. Todos esses apelos também devem estar em site, e–commerce e demais mídias com que a empresa trabalha. Para aumentar o fluxo de clientes na loja ou online, sigas estas dicas:
Planeje uma decoração especial para a loja física e a produza antes dos concorrentes: todo o varejo aproveita estas datas para chamar atenção dos consumidores de forma afetivo-emocional. Em geral, os grandes magazines contratam vitrinistas para “dar um trato especial” nas lojas. Isso pode e deve ser feito também pelas farmácias. Não precisa contratar uma vitrinista se dispuser de pouco dinheiro para isso; mas considere que o investimento que fizer retornará quase de imediato.
Emocione e cative tanto seus colaboradores internos quanto os clientes.
Não perca, semana que vem, a segunda parte da matéria “Dia das Mães – como encantar o consumidor. E as mães”.
*Os carros-chefe de sua farmácia para a data
*Como facilitara vida do seu cliente para agradar a mãe dele
*O que não pode faltar em sua loja na primeira semana de Maio
*Sugestões de produtos poderosos
Silvia OSSO é palestrante, consultora especializada em varejo e mentoring de empresas, pedagoga, psicóloga educacional e jornalista. Autora dos livros: “Atender bem dá lucro”, “Administração de recursos humanos em farmácia”, “Programa prático de marketing em farmácias”, “Liderança para todos” e “Pílulas de Gestão”. Mais detalhes, Silvia OSSO no Google, Linkedin e outros. Contato: siosso@uol.com
Acesse os canais da Abcfarma!
🔗 Portal do Associado: https://bit.ly/3zpelwB
Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
Facebook: https://bit.ly/3PTjVP2
LinkedIn: https://bit.ly/3OSjkM3
Youtube: http://bit.ly/3LOt77Y
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |