por: Arabaci Sciamarelli
Nos tempos atuais, há uma série de desafios presentes no varejo de uma forma geral e, particularmente, no varejo farmacêutico. Um dos principais é a chamada retenção de talentos, que está intimamente associada à gestão da rotatividade – ou turnover, termo em inglês muito difundido em nosso meio.
Segundo a consultoria Bare International, a média nacional da rotatividade era de 3,79, enquanto no setor farma chegou a 6,17. Essa escala feita pelo Ministério do Trabalho varia de 0 a 10, de modo que, quanto maior o valor, pior o resultado. Esse alto índice de turnover repercute numa série de fatores que acabam impactando diretamente os resultados, pois afeta os custos assim como o faturamento do negócio.
O turnover é um indicador clássico de RH que mede a proporção entre admissões e desligamentos, demissões, aposentadorias e fim de contratos temporários. Esse indicador mostra que o turnover deve ser mantido o mais baixo possível, pois existem custos tanto no processo de admissão como no desligamento. E não falo apenas de verbas rescisórias, mas também do custo do processo seletivo, do treinamento, mesmo que informal, o tempo que o funcionário levou para chegar a ter uma performance adequada e o conhecimento que ele leva consigo quando sai – e que terá de ser reposto.
Algumas causas para altos índices de turnover? Remuneração, pouca motivação, causada por gerenciamento muito rígido ou muito distante, falta de reconhecimento, de treinamento e outros.
Quem consegue diminuir o turnover contribui para outro fator fundamental nos tempos de hoje: a retenção de talentos. Manter os talentos na empresa contribui para melhoria das vendas, da lucratividade, contribui para a chamada experiência do consumidor de forma positiva e ajuda a solidificar a chamada cultura organizacional, o que fortalece a marca da empresa.
Estes são alguns dos desafios na gestão do varejo hoje em dia. Em próximos artigos detalharei mais cada um desses pontos.
—-
https://www.bareinternational.com.br/retencao-de-talentos-no-varejo/
* Experiência do consumidor ou experiência do cliente – Customer Experience (CX) ou Experiência do Cliente é o nome que se dá ao conjunto de percepções e impressões que um consumidor possui sobre determinada empresa, após interagir com ela. Do ponto de vista da marca, é a imagem que ela passa para os clientes durante todo o processo de interação, antes, durante e após uma conversão, seja ela uma compra ou contratação.
Arabaci Sciamarelli é Psicólogo formado pela USP, com MBA pela FIA-USP. Formado em Life Coaching e Executive Coaching pelo Integrated Coaching Institute. Durante 22 anos, exerceu diversos cargos da área de RH e como executivo de treinamento de vendas, com grande experiência em desenvolvimento gerencial e treinamento de equipes de vendas. Anteriormente à atuação em consultoria, trabalhou em diversas empresas multinacionais dos segmentos de consumo e farmacêutico, a saber: Osram, São Paulo Alpargatas, Boehringer Ingelheim, AstraZeneca e Wyeth.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |