fbpx
Anvisa Prorroga o prazo de vigência no varejo farma de duas RDCs temporárias relacionadas à Covid -19
23 maio, 2023
Veja como evitar as principais causas de multas em farmácias e drogarias
26 maio, 2023

Cuidados com a pele no Outono e no Inverno

Por Celso Arnaldo Araujo

O processo é bem conhecido: no Outono, véspera do Inverno, a umidade do ar começa a baixar e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal. Esses dois fatores fazem a pele ficar mais seca. Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele. Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeita a ressecamento. O clima mais frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações corporais mais profundas. E as farmácias podem ser aliadas na busca de uma pele mais saudável no frio. É o que ensinam aqui especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Antes das dicas farmacêuticas propriamente ditas, os dermatologistas destacam a importância para a pele de se manter no inverno uma dieta rica em legumes, hortaliças e frutas – alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. Castanhas, nozes e amêndoas, ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, também são importantes aliados para manter a pele saudável e bonita, apesar do frio. E os especialistas destacam que, durante o inverno, é muito comum que as pessoas diminuam a ingestão de líquidos, por sentirem menos sede. Manter a ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele. Um corpo hidratado é a base orgânica para uma pele macia e elástica. Para pessoas que têm dificuldade em tomar água durante essa estação, uma dica: chás são mais “fáceis” de beber. Assim, o consumo se torna mais prazeroso.

*Outra dica valiosa dos dermatologistas: o Inverno é uma boa época para se realizar tratamentos dermatológicos que exijam que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings, tratamentos a laser etc. Procedimentos de depilação a laser também são indicados para essa estação.

 Doenças de pele no Inverno: Aprenda a detectá-las

O Inverno favorece o aparecimento de algumas doenças, como consequência do ressecamento da pele. Entre elas:

Dermatite seborreica: ocorre principalmente nas regiões que contenham pelos, como face e couro cabeludo. É uma descamação da pele causada pela desregulação sebácea. As manifestações mais frequentes são caracterizadas por intensa produção de oleosidade, descamação e prurido (coceira). A descamação pode causar caspa, da fina até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo, a seborreia. A coceira, que pode ser intensa, é um sintoma frequente na região e também pode estar presente com menor intensidade em outras regiões do corpo.

Dermatite atópica: quem sofre de atopia pode apresentar também asma ou rinite alérgica. O principal sintoma é a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem e pode atingir a face, tronco e membros. Na infância, as lesões são avermelhadas e escamam. Nos adolescentes e adultos, as lesões localizam-se preferencialmente nas áreas de dobras da pele, como a região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. A pele desses locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida.

Psoríase: doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa e que atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos. Fenômenos emocionais são frequentemente relacionados com o seu surgimento, provavelmente atuando como fatores desencadeantes de uma predisposição genética para a doença. Mas a real causa da psoríase ainda é desconhecida.

Ictiose vulgar: aparece após o nascimento, geralmente no primeiro ano de vida. Pode se caracterizar apenas por ressecamento da pele e descamação fina ou intensa de aspecto geométrico. As áreas mais atingidas são os membros, podendo afetar também a face e o couro cabeludo. A doença tende a regredir ou a ter seus sintomas minimizados com o passar dos anos.

Para obter mais informações sobre as doenças citadas, e sobre seus respectivos tratamentos, acesse a página sobre doenças no site da SBD. http://www.sbd.org.br

Dicas para manter a pele hidratada

*Beber no mínimo dois litros de água por dia.

*Evitar banhos quentes e muito demorados; evitar se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.

*Usar um hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.

*Para peles oleosas e acneicas, evitar hidratante comum no rosto – usar oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).

*Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras.

*Usar filtro solar diariamente, mesmo sob a roupa, ao sair à rua.

🗣️ Canais de contato da Abcfarma:

🔗 Portal do Associado: https://bit.ly/3zpelwB

Redes Sociais:

Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
Facebook: https://bit.ly/3PTjVP2
LinkedIn: https://bit.ly/3OSjkM3
Youtube: http://bit.ly/3LOt77Y

×