fbpx
Com casos endêmicos de sarampo em alta no Brasil, soluções para diagnóstico da doença voltam a ganhar importância
29 jul, 2019
Drogaria São Paulo promove bate-papo com Drauzio Varella sobre envelhecer de forma saudável
29 jul, 2019

Crescimento de 60% dos casos de diabetes exige mais eficácia no diagnóstico e prevenção

 Encontro de especialistas ocorreu esta semana, em São Paulo
Em dez anos, a quantidade de brasileiros diagnosticados com diabetes aumentou em mais de 60% no Brasil, saltando de uma incidência de 5,5% para 8,9% da população, segundo dados do Ministério da Saúde. Este cenário mostra a relevância da realização de encontros entre especialistas no assunto, como o 24º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes, que ocorreu entre 25 e 28 de julho, em São Paulo.

Com a presença de empresas especializadas em diagnóstico, controle e tratamento, como a MedLevensohn, médicos e outros profissionais da saúde, o evento foi uma grande oportunidade para se discutir a doença que, além de gerar diversas complicações para o organismo, está relacionada ao aumento do risco de infarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

No caso dos pacientes com tipo 2, por frequentemente compartilharem fatores de risco como obesidade, sedentarismo e dislipidemias, as complicações do sistema cardiovascular são comuns. “Com a manutenção dos níveis de glicose elevados, os vasos sanguíneos acabam sendo lesionados. Por isso, a circulação tende a ser bastante prejudicada em diabéticos”, explica o Dr. Alexandre Chieppe, Diretor Médico da MedLevensohn, distribuidora que oferece sistemas de testes rápidos, produtos e serviços que auxiliam no diagnóstico, monitoramento e tratamento de numerosas doenças.

A diabetes é causada pela pouca produção de insulina pelo pâncreas e/ou pela resistência à ação do hormônio nas células. O hormônio é responsável pela utilização da glicose pelo organismo para a produção de energia. Quando isso não ocorre, a concentração de açúcar no sangue fica alta.

“Dentre as grandes complicações, estão maior risco de infarto do miocárdio, insuficiência renal, AVC e dificuldade na cicatrização de feridas no corpo”, diz o Dr. Chieppe. O diabetes de tipo 2, mais frequente na população em geral, é diagnosticado por meio de exames laboratoriais, e o controle da glicemia é realizado, geralmente, pelo próprio paciente, em casa, através de um monitor portátil. “O tratamento do diabetes tipo 2 se dá, usualmente, com medicamentos orais, que auxiliam na absorção da glicose pelas células, baixando, consequentemente, seus níveis no sangue. Em alguns casos, é necessária a utilização de insulina”.

O especialista explica que a associação do diabetes com o chamado colesterol ruim (LDL/Lipoproteína de Baixa Densidade) é particularmente preocupante, significando riscos elevados de doenças cardiovasculares. “Por essa razão, todos as pessoas com diabetes precisam controlar de modo periódico e eficaz os níveis sanguíneos de LDL. Todo indivíduo com diabetes precisa ter seu risco cardiovascular avaliado e sua meta de LDL definida. Em alguns casos, os níveis têm que ser mantidos em patamares inferiores a 70 ou até mesmo 50 mg/dL”, fala o Dr. Chieppe. Pessoas com diabetes geralmente apresentam fatores de risco para dislipidemias, como o aumento do colesterol e triglicerídeos, potencializando o risco de complicações cardiovasculares.

Clube do Assinante On Call Plus e Programa Medbem

Ao monitorar regularmente os níveis de glicose, e controlar os demais fatores de risco, como a hipertensão arterial, o colesterol elevado e a obesidade, as pessoas com diabetes evitam complicações e podem desfrutar de uma vida com mais qualidade. A MedLevensohn conta com uma linha completa para controle e prevenção da diabetes: além de monitores e tiras de colesterol e glicemia, agulhas para canetas de insulina e suplemento à base de glicose.

Mas, além disso, a MedLevensohn oferece às pessoas com diabetes o Clube do Assinante On Call Plus, vinculado ao Programa Medbem. Neste clube, além de descontos e benefícios exclusivos, o paciente recebe acesso a uma plataforma web, que permite a transferência dos resultados realizados e armazenados no monitor On Call Plus para uma plataforma, que possibilita o acompanhamento pelos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, educadores físicos) ou cuidadores em geral. Desta forma, eles recebem alertas em casos de emergência (como, por exemplo, hipoglicemias) e podem interagir com o paciente, mesmo à distância. O clube e o programa serão apresentados durante o 24º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes, no estande da MedLevensohn.

“São inúmeros os benefícios da utilização da plataforma. Entre eles, está uma adesão maior do paciente ao tratamento, melhorando sua qualidade de vida (não acatamos sugestões para evitar repetições). O médico e os outros profissionais também conseguem atuar de maneira mais assertiva, uma vez que acompanham melhor o tratamento e podem manter seus pacientes estabilizados com informações que auxiliam na tomada de decisões. Além disso, com esse tipo de monitoramento, é possível também reduzir o número de internações e passagens por prontos socorros”, finaliza o Dr. Alexandre Chieppe.

Sobre a MedLevensohn

Distribuidora brasileira especializada em saúde, que oferece, além de sistema de testes rápidos, produtos e serviços que auxiliam no diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, colesterolemia e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

×