fbpx
Clube de Benefícios Abcfarma – A cada dia, novos benefícios
23 nov, 2022
Mesma essência, princípios e valores: agora, de forma mais clara
24 nov, 2022

Covid-19: novas cepas, novas regras, novas vacinas

Em reunião extraordinária, a Anvisa decretou, na noite de ontem, dia 22, o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões. A decisão foi votada pela maioria da diretoria da agência – e é a primeira medida oficial da atual onda da pandemia no Brasil. A medida passa a valer em aeroportos de todo o país a partir desta sexta-feira (25).

Alem do registro de novas vertentes do coronavírus, a proximidade das festas de fim de ano e as férias escolares também foram mencionadas pelo diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, como determinantes para a decisão. Em agosto deste ano, o uso de máscaras de proteção facial havia deixado de ser obrigatório em aeroportos e aeronaves no Brasil. “O uso de máscaras em ambientes de maior risco, pelas suas características de confinamento, circulação e aglomeração de pessoas, representa um ato de cidadania e de proteção à coletividade e objetiva mitigar o risco de transmissão e de contágio da doença”, disse do diretor da Anvisa, Alex Machado Campos.

A norma da Anvisa proíbe a utilização de:

  • Máscaras de acrílico ou de plástico
  • Máscaras dotadas de válvulas de expiração, incluindo as N95 e PFF2;
  • Lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção de uso profissional ou de uso não profissional;
  • Protetor facial (face shield) isoladamente;
  • Máscaras de proteção de uso não profissional confeccionadas com apenas uma camada ou que não observem os requisitos mínimos previstos na ABNT PR 1002 – Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, fabricação e uso.

Segundo a Anvisa, a obrigação do uso de máscaras em aeroportos e aviões será dispensada no caso de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, bem como no caso de crianças com menos de três anos de idade.

Vacinas bivalentes

Ainda nesta terça-feira, em reunião extraordinária, a Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial de duas vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid-19. São dois imunizantes atualizados que contemplam sublinhagens da variante Ômicron do coronavírus e devem ser utilizados como doses de reforço contra a doença:

  • Bivalente BA1 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA1.
  • Bivalente BA4/BA5 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA4/BA5.

Fonte: CNN Brasil

 

×