fbpx
Sabe como a validade de um fármaco é determinada?
28 abr, 2022
Câmara aprova texto que regulamenta telemedicina, mas proíbe prática em farmácias
28 abr, 2022

Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes, de 28 a 31 de julho, São Paulo

O maior evento do país sobre a doença que afeta 17 milhões de brasileiros adultos volta a ser realizado presencialmente, agora em sua edição de número 26, com a presença de alguns de grandes especialistas – que vão atualizar o panorama de informações sobre o avanço e o controle do diabetes. A ABCFARMA, que apoia o congresso, vai sortear cinco inscrições entre profissionais de farmácia associados. Aguarde instruções sobre como concorrer.

Depois de dois anos realizado por meio remoto, o mais completo congresso brasileiro de diabetologia vai voltar a reunir, no final de julho, num campus da UNIP, centenas de profissionais de saúde envolvidos com a prevenção, o controle e o tratamento do diabetes. Como conta a professora Lilian Fanny de Castilho, educadora em diabetes,
superintendente da ANAD e coordenadora do Congresso,
nos quatro dias de evento os organizadores promoverão simpósios concomitantes com palestras multidisciplinares, para médicos endocrinologistas, cardiologistas, clínicos e outros envolvidos nas complicações decorrentes do diabetes. E voltados também para multiprofissionais de saúde, como enfermeiros, dentistas, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos, educadores de saúde, professores de atividades físicas, profissionais de farmácia e outros – proporcionando atualização, reciclagem e orientação a todos os que, de forma direta ou indireta, militam ou estejam envolvidos com diabetes. “Nosso objetivo é propiciar informações que permitam melhor atuação preventiva no controle da enfermidade, evitando assim complicações decorrentes e ônus financeiros, tanto a nível pessoal como da saúde pública”. Nada mais importante, num país que é o quinto do mundo em quantidade de diabéticos.

Efeitos da Covid-19

A ANAD, Associação Nacional de Atenção ao Diabetes, é uma ONG justamente voltada para a informação, a prevenção, o tratamento e o controle do diabetes. Segundo Lilian, a entidade trabalha sob três metas: atualização de profissionais de saúde, educação continuada e atendimento integral do paciente diabético. O Congresso Brasileiro Multidisciplinar, presidido pelo Prof. Dr. Fadlo Fraige Filho, um dos maiores nomes da endocrinologia no país, tem esses nobres objetivos, concentrados nos seus quatro dias de programação. A edição deste ano tem uma particularidade: trazer à tona, em números e testemunhos de profissionais, os efeitos maléficos da pandemia no controle do diabetes. “Com a reclusão das pessoas em casa, muitos diabéticos deixaram de ir ao médico e às farmácias e isso aumentou a incidência de complicações da doença”.

Bem, mas as pesquisas não pararam e, nesse período, surgiram muitas novidades, como formas mais avançadas de insulina, para a conrolar a glicemia em diabéticos do Tipo 1. Mas, em termos de controle do diabetes, nada supera a importância do autocuidado em relação aos níveis de glicemia – e os profissionais de saúde que vão participar do congresso receberão as mais atualizadas informações sobre como orientar seus pacientes. O Congresso Brasileiro, por essa e outras razões, é imperdível para quem deseja lidar ou controlar o diabetes da maneira mais saudável possível.

Mais informações:

www.anad.org.br/congresso

Tel.: 5908-6777

Em maio, numa parceria com a MedLevensohn, um dos maiores produtores de itens para o controle do diabetes, a ABCFARMA estará realizando um webinar sobre o tema. Aguarde.

Atenciosamente
Presidente ANBED

×