A 17º edição do maior evento do mercado farmacêutico do país começa com palestras nas quais grandes especialistas compartilharam seus conhecimentos sobre pricing, automações e tendências do setor. Cerca de 140 empresas expõem seus produtos, com mais de 100 lançamentos e um público recorde no Expo Center Norte – estimado em 20 mil pessoas nos três dias do Conexão Farma. O stand da Abcfarma recebeu profissionais do varejo interessados em conhecer o Clube de Benefícios de nossos associados – além de dirigentes do segmento farma de todo o Brasil.
A feira mais esperada pelo mercado farmacêutico começou ontem, promovida pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) – que celebra 25 anos no mercado com 160 distribuidores associados. A Plenária Cantareira foi palco da cerimônia de abertura, feita pelo presidente da entidade organizadora, Jony Souza.
O executivo da Abradilan resumiu assim o objetivo do Conexão Farma: “Esse evento é uma oportunidade gigante para nós, pois nosso papel é de auxiliar o desenvolvimento do varejo. É momento de compartilhar, dialogar e reafirmar nosso compromisso com esse setor, que é resiliente e forte. Desejo que todos façam grandes relacionamentos e negócios para seguir prosperando”.
Arenas de conteúdo
As 24 palestras que compõem a programação de conteúdo do Conexão Farma estão divididas em três arenas: Varejo em Foco, Gestão 360° e Farma Trends. O primeiro especialista do dia a se apresentar na estreia do Conexão Farma 2023 foi o CEO da SimTax, Jiovanni Coelho, com o assunto pricing e tributação, seus impactos e oportunidades por meio das mudanças tributárias para medicamentos. “O aumento dos valores afeta diretamente a base de cálculo da Substituição Tributária (ST), custo, preço de venda e principalmente, o lucro. Dentro da minha empresa, foram 4.260 alterações nos valores em apenas um ano. Isso quer dizer que sempre devemos ficar atentos e contar com um especialista em pricing na farmácia – mas a pessoa certa: uma espécie de guardião, que a precisa gostar de matemática, regras e ser treinado”, finalizou.
A segunda temática simultânea das arenas foi a presença do robô BD Rowa nas farmácias. O proprietário e diretor de TI Farmácia Líderes Associados, Rafael Kleinkau, resumiu os efeitos benéficos dessa tecnologia: “São mais de 12 mil projetos vendidos, com 14% de ganho de espaço físico, 33% menos tempo gasto em busca de produtos. Ou seja: mais clientes atendidos, além de eficiência operacional e redução de custos”. Segundo Rafael, o robô BD pode armazenar até 60 mil caixas de medicamentos e tem controle total de produtos vencidos, tempo de dispensação, entrada de mercadoria, e como consequência, maior incremento no tíquete médio.
Bem-estar: segmento prioritário
Uma das grandes tendências farmacêuticas do momento é o segmento de bem-estar, que deve merecer atenção toda especial da loja. A diretora de trade marketing da Hypera Pharma, Shelida Barsella, que ocupou a terceira arena do primeiro dia, falou sobre os avanços dessa categoria, conceitos e pilares que podem ser aplicados em pontos de venda (PDV), desde os menores até os mais elaborados. Apesar de serem produtos atraentes, ainda existem algumas barreiras – como preços altos, acesso a informações fáceis e sérias sobre o assunto e ausência de um único setor de destaque com variedade de produtos. “Nossos estudos mostraram que a farmácia diz mais sobre tratamentos de doenças do que saúde. O posicionamento das gôndolas ajuda muito”.
Jornada muito especial
Dando continuidade aos temas na Arena Varejo em Foco, Alessandra Lima, sócia diretora da Mind Shopper, falou sobre a jornada de compra nas farmácias e como alavancar resultados com um layout inteligente. “É primordial usar uma mobília adequada para valorizar os produtos e muito cuidado para não depreciá-los”. Segundo ela, sem categorizar os itens, há grandes chances de perder vendas. “É necessário criar um layout dinâmico. Numa loja-piloto, tivemos 8% a mais em vendas devido a essas mudanças. Pensem menos em vender produtos e mais em soluções”, completou. “Agrupar produtos do mesmo nicho, por exemplo, fraldas e cuidados para bebê, pasta de dente com escovas e fio dental.”
360 graus
Ser empreendedor demanda muito estudo e domínio de diversos setores – entre eles, o Marketing. Olegário Araujo, cofundador da Inteligência360°, abordou os chamados 6 Ps do Marketing, tendências de consumo e impactos no sortimento. “As necessidades das pessoas mudaram: elas estão ansiosas e a ideia é oferecer produtos de acordo com as demandas. Produtos básicos e essenciais, mas personalizados, naturais e sustentáveis, snacks saudáveis e itens veganos. O grande desafio é saber para quais produtos falar sim e para quais falar não. Para ter um sortimento eficiente na loja, é preciso lembrar que excessos podem causar rupturas – como, por exemplo, muitas marcas de algodão ou acetona, simultaneamente”.
Diabetes no balcão
Em seguida, Elio Dilburt, Country Bussiness Leader da Sanofi-Aventis, falou sobre o papel da farmácia no controle do diabetes e trouxe um panorama de estratégias de atendimento ao paciente com essa condição. “O diabético tem muitas dúvidas e faltam-lhe informações. Nós, da farmácia, precisamos ter esse conhecimento, pois isso faz com que a venda seja consolidada. Ter balconistas qualificados e com paciência é fundamental”.
“A frequência média de visitas à farmácia de um paciente que faz uso de insulina é de 23,9 vezes por ano – isto é, quatro vezes mais do que um consumidor normal. Ou seja, é uma categoria rentável. Então, precisamos tratar esses pacientes, que geralmente são idosos, com mais cuidado, deixar produtos em locais fáceis de serem localizados e não, nas últimas prateleiras”.
Multiarena: Farmácia do Futuro
Quem participa do Conexão Farma tem a oportunidade de estar um passo à frente no canal farma. Com o tema Farmácia do Futuro, Anelise Campoi, Alessandra Lima e Jauri Siqueira apresentaram as tendências, as tecnologias e as inovações dentro do ramo. “Quais os primeiros passos para implementar a tecnologia? Alguns exemplos são o QR-Code, promoções on-line, totem de autoatendimento e até mesmo o uso de realidade aumentada para a simulação de coloração de cabelo”, diz Alessandra. “As farmácias vêm se transformando em hubs de saúde e a farmácia do futuro já está acontecendo no presente. Ela começou com a montagem de salas clínicas dentro dos estabelecimentos e hoje formam um potencial de mais de 100 serviços. A farmácia participa da vida do paciente e comunidade por meio de exames, interagindo com o Sistema Único de Saúde (SUS), médicos e outros profissionais. Os quatro pilares principais são: testes rápidos, vacinas, telessaúde e jornada digital”.
Dados fundamentais
O diretor de relacionamento e parceiros estratégicos na IQVIA, Cesar Bentim, fez um mapeamento dinâmico e assertivo para a gestão de mix. “Trabalhar a categoria de dermocosméticos no digital é muito importante porque ela não para de crescer. Os principais fabricantes precisam entender a importância do consumidor e que ações de compra geralmente não são por conveniência, mas por emergência – ele programa muito menos a compra e vai até a loja quando precisa. Os varejistas que se abrem para essas reflexões têm a chance de se desenvolverem melhor.”
Patricia Austregesilo é especialista em negociação e na cadeia de suprimentos com foco em compras. Ela falou sobre o varejo, a indústria e o distribuidor, que podem vencer juntos o desafio de colocar o shopper no centro de suas negociações. “O shopper não é consumidor clássico – pode ser uma mãe comprando fralda para o filho. Esse público é predominante feminino, classe C e tem em média 60 anos. Investigamos o comportamento de compra e 64% das pessoas ficam um tempo médio de cinco minutos nas farmácias, mas isso varia de acordo com a categoria. Para escolher um dermo produto, ela pode demorar dez minutos. “O que estamos fazendo para reter essa pessoa na farmácia?”.
E essa programação do primeiro dia é apenas uma amostra da extensão da temática do Conexão Farma, que realmente faz a conexão entre os diversos campos do mercado farmacêutico. O varejo recebe uma atenção especial na programação da feira.
Enfim, um evento imperdível – que se estenderá aos dias 15 e 16 de março, com uma programação tão dinâmica quanto a do primeiro dia – e temas como fidelidade, jornada de compra, os 4 Rs da farmácia e as chaves para o crescimento de sua loja.
Não deixe de visitar o Conexão Farma e o stand da Abcfarma, com o acolhimento de nossos colaboradores, entrada gratuita e credenciamento à porta.
Expo Center Norte – São Paulo
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |