fbpx
MedLevensohn fecha com a agência Binder para campanha publicitária sobre o FlowFlex, novo teste rápido contra a Covid-19
17 dez, 2021
Desafios na gestão de pessoas no varejo farma
22 dez, 2021

Como usar as datas de fim de ano para vender mais em sua farmácia

Por Regina Blessa

Natal, Ano Novo e o calendário sazonal da farmácia

Lá vem mais um Natal e esse parece que vai ser dos bons.

As datas sazonais servem como despertadores ocasionais para colocar alguma razão de compra na cabeça dos consumidores.

Essas datas sempre foram idealizadas para estimular o comércio, portanto não importa o tipo de comércio, com destaque para o varejo farmacêutico, desde que possa se usar a data como gatilho de vendas de seus produtos.

Qualquer data pode ser aproveitada fazendo menções e decorações informativas na loja sobre o evento. Tudo por ser motivo para comprar. Para qualquer data, sempre ocorre um incremento nas vendas e a loja só tem que fazer a sugestão de produtos e anunciar a ocasião. Quem resolve fazer uso disso é o consumidor. Cada um tem pessoas para presentear, um desejo para suprir, uma ideia para comprar e nós, lojistas, só estimulamos a ideia. Além do Natal e do fim de ano, precisamos montar um calendário sazonal para a farmácia.

O calendário da loja

É preciso anotar todas as datas importantes do calendário e criar outras exatamente quando temos algumas baixas na demanda. Quando já conhecemos as baixas que acontecem nas férias, no inverno, ou por qualquer outro motivo, podemos criar eventos de aniversário da loja, por exemplo, para estimular a entrada de novos clientes na farmácia. As principais ações ou promoções são: Aniversário da loja, promoção de verão, black friday, mães, pais, avós, dia da criança, namorados, festas judaicas, cristãs, etc, além de outras datas ocasionais. Com um calendário bem-feito, as datas não serão esquecidas e os preparativos podem ficar prontos pelo menos 15 dias antes de cada data.

Papai Noel na farmácia

No Natal, a farmácia pode começar decorando a loja, a vitrine e criando o clima natalino. Depois, combinar com seus fornecedores parceiros os produtos que podem ser oferecidos em kits promocionais. É claro que medicamentos não entram nesses kits, mas a farmácia tem muitas categorias de produtos que podem se tornar um excelente presente de Natal. Imagine quantos dermocosméticos são desejáveis em qualquer época do ano – e particularmente agora? Quantos idosos precisam trocar o leitor de glicemia? Quantos kits de perfumaria podem ser montados para homens, mulheres e crianças? Imagine quantas pessoas acamadas precisam de produtos de farmácia?

Quantos atletas amadores usam suplementos, joelheiras, tornozeleiras? Perfumes, maquiagens, novidades? É só criar e promocionar! 

Estamos saindo de dois anos atípicos e precisamos enfiar a cara nos negócios, com ou sem máscara. Não vamos recuperar o tempo e o dinheiro perdido, mas temos que agradecer a Deus por estarmos aqui ainda tentando. Feliz Natal! Feliz Ano Novo!  E que tudo o que aprendemos de bom nos fortaleça nos anos que vêm aí.

Leia a matéria na revista ABCFARMA clicando aqui

×