fbpx
Skin care no verão: 5 alimentos que ajudam a manter a pele saudável
24 jan, 2020
5 regras poderosas para aumentar seu lucro em 2020
27 jan, 2020

COMO PRESCREVER SUPLEMENTOS NA FARMÁCIA

Uma situação corriqueira: o consumidor entra na farmácia e depara com uma gôndola exclusiva destinada a suplementos alimentares e nutracêuticos. O mercado farma já se deu conta de que esses produtos contribuem muito para a melhoria da saúde e do bem-estar da população e ainda rentabilizam o ponto de venda de maneira significativa. Há outro aspecto que pesa muito nessa oferta de suplementos aos consumidores – a RDC 586/13, do CFF, que regulamenta a prescrição farmacêutica e permite ao farmacêutico fazer a indicação correta desses produtos com um atendimento especializado, a fim de eles sejam usados de forma adequada e atinjam os resultados esperados.

Deve-se salientar que a venda de suplementos para praticantes de atividades esportivas, como perda de peso ou ganho de massa muscular, é um mercado em forte expansão – com crescimento médio de 25% ao ano. Pesquisa recente, realizada em conjunto por associações como a Abiad, Abifisa e Abenutri, mostrou que 54% dos brasileiros tomam algum tipo de suplemento alimentar. O estudo também revelou que, entre os compostos mais consumidos, estão: ácidos graxos (ômega-3), aminoácidos (BCAA), minerais (cálcio), óleos (óleo de fígado de bacalhau), plantas (goji berry), proteínas (whey protein), vitaminas (multivitamínicos). A principal finalidade do uso de suplementos alimentares, para 86% dos consumidores, é a saúde. Entre os principais motivos para o consumo estão a complementação da alimentação, a saúde e o bem-estar.

É fato que a venda de suplementos em farmácias melhora o tíquete médio e atrai um novo perfil de consumidores para as lojas, levando fluxo inclusive para a área de perfumaria – já que o consumidor de suplementos e nutracêuticos é preocupado com a boa aparência e a qualidade de vida. Mas, para isso, é fundamental garantir um bom abastecimento, evitando rupturas, e melhorar a exposição.

Claro que há diferenciações entre os produtos. Vale lembrar que, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vitaminas são compostos orgânicos ou micronutrientes essenciais para o funcionamento normal do metabolismo. Já os suplementos alimentares têm a finalidade de complementar a dieta com nutrientes ou outras substâncias em situações específicas, como os suplementos vitamínicos e minerais ou esportivos para atletas. Segundo a nutricionista Bruna Petrungaro, o suplemento é usado quando a dieta não atende a uma demanda diferenciada do organismo em função de uma situação fisiológica distinta – ou simplesmente necessitar de complementação para atendimento das necessidades diárias.

Maior procura

Há vários produtos muito procurados em farmácias. A nutricionista explica a função de alguns deles:

Ômega 3 – Pode ser usado para prevenção de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC), controle de colesterol e triglicérides, melhorar a saúde cerebral e, ultimamente, está sendo indicado para gestantes, para manter a mãe e o bebê mais fortes e evitar parto prematuro.

Nutren sênior – Suplemento com foco principalmente no cálcio, proteína e vitamina D, indicado ao público de terceira idade para complementar a alimentação, principalmente em idosos desnutridos. O cálcio e a vitamina D ajudam na saúde óssea, já que nessa idade ocorre uma perda da qualidade óssea, com maior risco de osteopenia ou osteoporose.

Whey Protein e BCAA – Podem ser indicados para praticantes de exercícios físicos para complementar a alimentação e aumentar a massa magra, caso a ingestão de proteína esteja incompleta e insuficiente via alimentos para atingir o objetivo.

Nos últimos tempos, houve um aumento expressivo da prescrição da Vitamina D, já que uma boa parte da população está com deficiência desse nutriente. Uma explicação está ligada ao estilo de vida moderna, em que é muito difícil a exposição ao sol por tempo suficiente para se obter a dose excelente de vitamina D.

A prescrição na farmácia

O farmacêutico e professor Ricardo Silveira Leite, especialista em atendimento e atenção farmacêutica em suplementos alimentares, vê a prescrição de suplementos e nutracêuticos como inerente à função do farmacêutico. Ele prescreve inúmeros produtos destinados a diferentes públicos. Para atletas, indica BCAA, whey protein, maltodextrina e creatina. Para praticantes de atividades físicas, indica vitaminas, shakes e energéticos. Os idosos costumam consumir vitaminas específicas, suplementos à base de cálcio e chás. Além disso, há os produtos especiais para quem quer perder peso e ganhar massa muscular. Ele salienta que a abordagem que o farmacêutico pode dar no atendimento de um cliente ocorre de duas formas:

Leite acredita que a prescrição desses produtos está em alta nas farmácias. A indústria de suplementos passou a investir no desenvolvimento de marketing desses itens. Assim, os suplementos estão saindo das lojas exclusivas para as gôndolas das drogarias. “Entendo que isso é uma tendência mundial. Principalmente as farmácias e drogarias já possuem uma vasta rede de atendimento no Brasil, que conta com mais de 80 mil lojas, com a mão de obra qualificada do farmacêutico para prescrever esses produtos”.

Cinco dicas para o farmacêutico prescrever suplementos e nutracêuticos na farmácia

1 – O farmacêutico deve se preparar de maneira satisfatória e conhecer bem os produtos

2 – Para a prescrição, o farmacêutico precisa fazer uma boa anamnese do cliente. Assim, ele poderá extrair do paciente a sua real necessidade

3 – É fundamental que o profissional investigue a rotina do paciente para poder prescrever um produto acessível às condições dele

4 – A função do farmacêutico, além de prescrever e orientar, inclui instruir o cliente sobre o preparo de cada produto

5 – É essencial o seguimento semanal dos pacientes para acompanhar a evolução e, se necessário, realizar ajustes.

×