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Como preparar o seu e-commerce para promoções

Cresce a busca por uma boa promoção neste período de pandemia. Nesta segunda e pior fase da Covid-19, temos muitos consumidores isolados em casa. Mas muitos deles preservam seus empregos e ainda não foram atingidos pela crise financeira. Mas, em momentos como o que estamos vivendo, todos buscam oportunidades de negócio. E cabe aos e-commerces oferecer as melhores ofertas e garantir uma experiência de compra incrível para atrair seus clientes.

Com um planejamento eficiente, é possível tirar o máximo proveito de eventos e turbinar seu faturamento. Para ajudá-lo a preparar sua loja virtual, fizemos uma lista com seis dicas essenciais para se dar melhor nessa modalidade cada vez mais importante para o varejo.

Confira as dicas:

1 Ofereça promoções atrativas

Parece óbvio, mas as ofertas são ainda o maior atrativo do comércio. Por isso, é essencial oferecer promoções e descontos vantajosos para seus clientes, incluindo ofertas-relâmpago, que dão super certo também. Para atrair os consumidores, você pode escolher produtos em tendência e que tenham maior giro no seu estoque. Analise também as estratégias e os preços praticados pela concorrência, para garantir que suas promoções estão sendo competitivas. Mas é importante lembrar que as ofertas devem ser estratégicas para o seu negócio. Portanto, calcule o percentual de desconto que pode ser aplicado a cada item, para não prejudicar a sua indispensável margem de lucro.

Além de descontos, você também pode oferecer outros tipos de benefícios, como: frete grátis, kits de produtos, condições de pagamento especiais, brindes, cashback, etc.

Lembre-se que em abril temos o Dia do Frete Grátis.

2 Invista na experiência do consumidor

Nada mais frustrante do que passar por uma experiência de compra negativa, não é mesmo? O preço é um fator muito importante para a conversão, mas cada vez mais os usuários buscam uma loja que preze por eficiência e praticidade, além de um atendimento fácil, rápido e que resolva de fato eventuais problemas. Para garantir esses aspectos, verifique se o seu setor de atendimento está funcionando com o máximo de eficiência em todos os canais. Seu negócio deve estar preparado para responder prontamente aos clientes, sempre com muita empatia e rapidez. Além disso, é fundamental preparar a estrutura do seu e-commerce com antecedência. Confira a infraestrutura de tecnologia do seu site, para evitar instabilidades durante os picos de acessos da semana promocional. Se seu consumidor tentar comprar na sua loja, mas não conseguir acessar o site ou finalizar o pagamento, ele pode desistir da compra.

Ao garantir uma experiência positiva para os compradores, é possível aumentar suas conversões e fazer com que seus clientes se tornem leais à sua marca e indiquem seu negócio para outras pessoas.

3 Divulgue suas ações de forma estratégica

Como falamos anteriormente, as pessoas já começam a buscar os produtos desejados nos dias que antecedem os eventos. Por isso, é importante planejar um cronograma de ações de divulgação para conquistar a atenção dos clientes e gerar tráfego para sua loja.
A divulgação da semana ou mês especial de promoções precisa ser vastamente divulgada. Vale investir em uma campanha específica nas mídias pagas, comprando palavras-chave no Google ou aplicando estratégias de remarketing no Facebook e no Instagram.

Mas, lembre-se: não invista em anúncios para qualquer produto de forma aleatória. É importante selecionar produtos estratégicos, de acordo com o comportamento dos seus consumidores. Se esse for um assunto novo para você, comece com um orçamento reduzido e pilote os resultados. Você também pode fazer ações de engajamento ao longo da semana nas redes sociais, divulgando suas ofertas e liberando cupons de desconto exclusivos, por exemplo. Tudo isso vai aumentar sua presença online e atrair novos potenciais clientes para o seu e-commerce.

 

Em abril temos dias importantes como:

 26/04 – Dia Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Hipertensão Arterial

28/04 – Dia do Frete Grátis

Trabalhar focado em alguns itens é fundamental para o negócio– são eles:

Outono, para prevenção: antigripais, descongestionantes nasais, analgésicos para a garganta, vitamina C, antialérgicos, na véspera do frio.

Inaladores, umidificadores, nebulizadores, equipamentos de controle de pressão

Medicamentos em geral, genéricos, MIPs (principalmente produtos para diarreia e alergia).

Produtos contra acne, já que o consumo de chocolate aumenta devido à Páscoa.

4 Implemente soluções omnichannel

O consumidor atual utiliza múltiplos canais em sua jornada de compra. Portanto,
é essencial investir em soluções omnichannel, ou seja, que integram todos os seus canais de vendas e comunicação. Isso inclui padronizar o seu atendimento, integrar o seu estoque e oferecer opções de entrega facilitadas.

De acordo com o relatório da Social Miner, 53% do público do Dia do Consumidor prefere receber as compras em casa, enquanto 31% sentem-se mais confortáveis retirando os pedidos na loja física.

Para atender às diferentes necessidades, você pode disponibilizar formas de entrega variadas, incluindo o Click & Collect, no qual o cliente faz a compra online e retira o pedido na loja física. Assim, o consumidor tem a facilidade de escolher o modo de entrega da sua preferência, tendo uma experiência de compra positiva no seu e-commerce.

5 Preocupe-se com a fidelização dos clientes

Se você pensa que a compra termina no momento do pagamento, você precisa rever suas ideias. Por meio de ações de pós-venda é que você torna sua marca parte da rotina do cliente, entregando benefícios, informações e oportunidades de compra futuras.

Entrega rápida, com uma embalagem que se destaca, já é um ótimo diferencial, assim como cupons e brindes.

Você também pode fazer pesquisas de satisfação com o cliente após a compra – e garantir um processo de logística reversa eficiente para os casos de trocas e devoluções. Tudo isso vai enriquecer e deixar ainda melhor a experiência de compra do seu consumidor.

6 Foque no seu meio de pagamento

Você já parou para analisar se o seu site facilita ou dificulta a compra na hora de o cliente dar o clique final? Ou melhor: nesse momento tão decisivo, seu site passa credibilidade, confiança e segurança? Dar atenção ao meio de pagamento é vital para qualquer e-commerce, oferecendo aos usuários um ambiente fácil, seguro e com as principais opções de pagamento para ele concluir sua compra. Além disso, oferecer um checkout fluido e transparente é muito importante, para que todo o processo de pagamento aconteça dentro do seu próprio site. Isso gera mais credibilidade para o cliente na hora de inserir dados sensíveis do seu cartão.