fbpx
CMED discute em outubro liberação de preços de produtos com alta concorrência
29 set, 2022
Aleitamento materno nas farmácias: receita da melhor refeição do mundo
03 out, 2022

Cinco novas estrelas terapêuticas do Programa Farmácia Popular

Por: Celso Arnaldo Araujo

O que elas podem agregar à saúde dos brasileiros?

No momento em que dirigentes do mercado farma e do sistema de saúde manifestam seu receio pelas consequências de cortes anunciados no orçamento do Programa Farmácia Popular do Brasil, é divulgada a incorporação de cinco novos medicamentos do espectro cardiovascular à Farmácia Popular do Brasil – quatro deles em fornecimento gratuito e o quinto na modalidade de copagamento.

Para explicar aos nossos associados os benefícios que esses medicamentos podem agregar ao tratamento dos pacientes que recorrem ao programa, a ABCFARMA ouviu o Dr. Edmo Antique Gabriel, cirurgião cardiovascular  nos hospitais Hcor, Sirio-Libanês e Albert Einstein, além de professor Livre-Docente na  Unilago, União das Faculdades dos Grandes Lagos, em São José do Rio Preto. Numa primeira análise do quinteto terapêutico recém-incorporado à Farmácia Popular, o Dr. Edmo diz que a decisão merece aplausos dos médicos e da sociedade, por se tratarem de drogas indicadas para tratar o grupo de doenças que mais matam no Brasil – as moléstias cardiovasculares, entre elas Hipertensão Arterial, Insuficiência Cardíaca e Síndrome Metabólica (soma de hipertensão e diabetes), sobretudo em pacientes com mais de 60 anos.
Não são medicamentos inovadores, já que estão disponíveis há bastante tempo e têm até versões genéricas – mas os cinco ainda são bastante eficientes, eventualmente mais do que os que já estavam disponíveis, e trarão sem dúvida redução de risco cardiovascular aos pacientes que os utilizarem. Seus médicos, agora, estão à vontade para prescrevê-los sem preocupação com o custo do tratamento contínuo. Segundo o Dr. Edmo, cerca de 80% dos pacientes com risco cardiovascular costumam ter pelo menos dois desses medicamentos na mesma prescrição.

Os recém-chegados à Farmácia Popular


Besilato de Anlodipino (nome comercial mais conhecido: Pressat)
Indicado como medicamento de primeira escolha no tratamento da hipertensão associada à angina do peito devido à isquemia miocárdica, através do controle da PA e da frequência cardíaca. Seu principal modo de ação é bloquear o cálcio presente nas células cardíacas para evitar espasmos das artérias pela contração excessiva dos vasos. Segundo o Dr. Edmo, a capacidade multifuncional do Anlodipino é muito bem-vinda.

Succinato de Metoprolol (nome comercial mais conhecido: Emprol)
Outro medicamento versátil, com múltipla ação terapêutica. Tem a capacidade de controlar vários tipos de arritmias e também é eficaz no controle da pressão arterial – mas é particularmente prescrito no caso de isquemias miocárdicas, angina do peito e insuficiência cardíaca crônica sintomática, de leve a grave, em pessoas mais resistentes ao tratamento.

Espironolactona (nome comercial mais conhecido: Diacqua)
Medicação multiuso no campo da Cardiologia e da Estética. No primeiro caso, tem função reguladora tripla: é um potente diurético, atuando portanto na hipertensão, controla a concentração sanguínea de sódio e potássio, tanto em excesso como em baixa, evitando efeitos colaterais como alterações neurológicas e digestivas, e reduz a insuficiência cardíaca. No campo da Estética, trata distúrbios edematosos (inchaço) relacionados à insuficiência cardíaca congestiva.

Furosemida (nome comercial mais conhecido: Lasix)
Diurético muito potente, controlando o excesso de líquido no corpo e eventuais edemas corporais, que podem ser produto de insuficiência cardíaca e renal ou processos inflamatórios. Não é de uma geração nova de medicamentos, mas continua muito eficaz.

Dapagliflozina (nome comercial: Forxiga)
Muito eficiente no controle glicêmico de quadros de Diabetes Mellitus tipo 2 (mais associado a estilo de vida e mais frequente em pessoas mais velhas), sobretudo na presença de problemas cardíacos, como em pacientes infartados ou com insuficiência cardíaca.

Enfim, esse potente quinteto de novos “guerreiros” do exército da Farmácia Popular vem agregar novas possibilidades terapêuticas aos pacientes do programa. Para o Dr. Edmo, “dão um novo vigor aos sistema de saúde nesta fase de falta de medicamentos e de ameaça de cortes no orçamento. Foi uma escolha baseada em bons critérios clínicos”.

Dr. Edmo Antique

Acesse a norma através do link: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-3.677-de-29-de-setembro-de-2022-433115825

×