fbpx
Ranking mostra alta rotatividade entre MIPs mais vendidos
11 out, 2022
Dia Mundial da Trombose: veja dicas para prevenir a doença e manter a saúde das pernas
13 out, 2022

CFF prevê 4 mil profissionais em congresso farmacêutico

Após um hiato de cinco anos, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) realiza seu primeiro congresso farmacêutico entre os dias 10 e 12 de novembro. A expectativa é atrair 4 mil profissionais e estudantes de farmácia brasileiros e de outros países das Américas.

II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas (CBFC), ocorrerá no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu (PR). Com o tema Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Assistência à Saúde, a agenda do evento contempla todas as áreas de atuação do farmacêutico ao longo da cadeia de provisão de insumos, produtos e serviços para a saúde e bem-estar dos pacientes.

Ainda segundo ele, o farmacêutico pode assumir diversas atribuições no campo da tecnologia e inovação, no intuito de contribuir para um sistema mais sustentável e promover assistência à saúde adequada às necessidades da população.

Congresso farmacêutico terá delegação internacional

A grade científica do II CBCF será bem diversificada e extensa, com 72 palestras, 36 mesas-redondas e painéis, 32 minicursos, 12 oficinas. A programação ainda inclui quatro casos clínicos interativos, quatro conferências, quatro talk shows e 12 workshops empresariais.

O evento contará com uma comitiva internacional, com representantes dos Estados Unidos, Mercosul e da Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP). “Todas as entidades que o CFF trabalha em conjunto globalmente terá representação no congresso na forma de palestrantes”, ressalta Pires.Paralelamente ao evento serão realizados o III Congresso Brasileiro de Farmácia Estética, o Encontro Brasileiro de Farmacêuticos da Indústria e Varejo, a Conferência Nacional de Análises Clínicas CFF/SBAC, o Simpósio Brasileiro sobre Clínicas e Consultórios Farmacêuticos, o Encontro Brasileiro de Farmacêuticos em Serviços de Vacinação e o Encontro Brasileiro de Farmácias Magistrais. “Este último segmento destaca-se por uma característica peculiar, já que estimula o empreendedorismo entre a classe farmacêutica e, por isso, se consolida como uma área promissora”, explica Pires.

O II CBFC também apresentará possibilidades de atuação do farmacêutico como membro dos Núcleos de Apoio Técnico (NATs) dos Tribunais de Justiça, e núcleos de saúde nas Defensorias Públicas, Ministério Público e outros órgãos.  A função está relacionada ao constante crescimento nas demandas judiciais por medicamentos de alto custo.

Já a diferença entre as fórmulas fitoterápicas ocidentais e as fórmulas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), bem como a regulamentação e os acordos realizados para viabilizar essa prática oriental, no Brasil, são assuntos que também vão ser apresentados no congresso.

As inscrições para o II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas (CBFC) podem ser feitas aqui.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

×