fbpx
10 informações sobre a mistura de álcool e medicamentos
28 mar, 2019
Como lidar com a menopausa sem trauma
01 abr, 2019

Casos de H1N1 podem aumentar no Outono

 Especialista do Hapvida orienta sobre a importância de manter a higiene das mãos com lavagens e álcool gel para diminuir as chances de proliferação do vírus

A chegada do Outono marca o período de transição climática, com queda gradual de temperatura que favorece a incidência de doenças respiratórias como gripe, resfriados, sinusites e rinites em decorrência da baixa umidade do ar. Algumas regiões do País já registram casos positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1), que deve se sobressair na estação. Por isso, o médico infectologista do Hapvida Saúde, Alexandre dos Santos Souza, dá dicas de prevenção da doença.

De acordo com o especialista, qualquer pessoa não imunizada está sujeita a contrair o vírus da doença e entrar para a estatística. “É importante estar em alerta para casos de gripe como um todo, pois, os sintomas entre a Influenza A e a gripe comum, iniciam de forma parecida, com febre, tosse, mialgia, artralgia, dor na garganta, coriza e obstrução nasal”, explica.

Entre as medidas de prevenção, é recomendado a lavagem frequente das mãos antes de tocar em mucosas (olhos, boca e nariz) e após espirrar, o uso de lenços de papel (descartável) para proteger boca e nariz ao espirrar e uso de álcool gel.

Além disso, indivíduos doentes devem manter repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos adequada, evitando contato com outras pessoas em ambientes fechados e aglomerados; evitar a exposição de menores de cinco anos ao clima chuvoso; manter ambientes bem ventilados; caso o indivíduo apresente febre, tosse, dor de garganta, falta de ar ou qualquer outro sintoma associado, deve procurar o serviço de saúde para melhor avaliação de um especialista.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), destaca que o vírus influenza, que provoca a gripe, é um dos maiores desafios de saúde pública do mundo, uma vez que cerca de 1 bilhão de pessoas contrai o vírus todos os anos. Entre elas, 3 a 5 milhões desenvolvem casos graves, o que resulta de 290 mil a 650 mil mortes por doenças respiratórias relacionadas à influenza.

Fonte: Hapvida

×