fbpx
8ª Convenção Multmais reúne representantes de cerca de 600 farmácias em Praia do Forte-BA
16 out, 2019
4°FÓRUM ABRADILAN APROFUNDA DISCUSSÕES SOBRE GESTÃO ENTRE ASSOCIADOS DE TODO O PAÍS
17 out, 2019

Campanha “De cara com a Acne” promove a conscientização sobre a doença

Ação vai incentivar os adolescentes a encarar o problema sem sofrimento e a procurar tratamento com o dermatologista

“De cara com a Acne. Não se esconda, encare.”, uma iniciativa da FQM Melora com o objetivo de conscientizar os adolescentes e seus familiares de que a acne é uma doença que merece cuidados, porque pode afetar diretamente a autoestima, e incentivar o tratamento com o dermatologista, médico especialista em pele.

Os adolescentes terão informações sobre a doença e orientações para melhor adesão ao tratamento indicado, pelo médico, por meio do site www.decaracomaacne.com.br, onde também terão a oportunidade de comentar sobre suas próprias experiências. E é também pelo site que eles poderão participar de uma ação inovadora e atual: um concurso para selecionar o Youtuber do canal da Campanha, que abordará diversos temas referentes aos desafios dessa fase da vida, incluindo os cuidados com a acne, e melhora da autoestima.

Os interessados deverão ter entre 14 e 21 anos, ser comunicativos e enviar um vídeo-selfie, com duração de 40 a 60 segundos, sobre o tema acne. O escolhido será remunerado e ganhará visibilidade no canal da Campanha, que será amplamente divulgada nas redes sociais.

Para divulgação entre os jovens, “De cara com a Acne” tem parceria com Lukas Marques e Daniel Molo, do canal Você Sabia!, que possui 28 milhões de seguidores. Nas redes sociais, tem como embaixador o ator Leonardo Miggiorin, que há 18 anos ficou nacionalmente conhecido, quando ainda era um adolescente com muita acne e interpretou o papel do tímido Zezinho na minissérie Presença de Anita. “Estou muito honrado por fazer parte desta Campanha, porque literalmente senti na pele os danos que a acne pode causar. A adolescência passa, mas a acne pode deixar marcas físicas e emocionais. Não vamos deixar a acne nem o bullying marcarem nossos jovens. O bullying tem que acabar, e a acne tem tratamento com o dermatologista”, comenta Leonardo.

Informações sobre a Acne

A acne, todo mundo sabe o que é, mas a maioria das pessoas desconhece que ela é uma doença e tem tratamento. Considerada uma das principais queixas no dia a dia dos consultórios dermatológicos, pode ser detectada na infância e na fase adulta, mas são os jovens os que mais enfrentam problemas. Ela afeta 85% dos adolescentes, que podem sofrer bullying e, com isso, sentirem-se com baixa autoestima, desanimados, chegando até à depressão.

Causada por uma inflamação da pele, a acne é comum nas regiões onde o corpo apresenta mais glândulas sebáceas, como na face, costas, peito, ombros e pescoço, o que ocasiona a formação de cravos como resultado da obstrução dos folículos, de espinhas (pústulas), nódulos e cistos. As alterações hormonais próprias da adolescência, a herança genética, o estresse e a exposição excessiva ao sol, são os principais fatores que contribuem para o aumento da produção de gordura.

“Embora a acne seja uma típica doença da adolescência, relacionada com desenvolvimento de hormônios próprio dessa fase, existem precauções e tratamentos específicos, que permitem prevenir ou amenizar este problema, mantendo uma prática de vida saudável e evitando seus fatores complicadores”, declara a dermatologista, com graduação e especialização médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Dra. Paula Voltarelli.

Hábitos contemporâneos nocivos à saúde como privação de sono e estresse acabam gerando um forte impacto no estímulo de hormônios da oleosidade. O tabagismo também exerce um fator de agravamento nos quadros de acne, especialmente com piora dos comedões (cravos) e da oleosidade. “Um estilo de vida adequado, com alta ingestão de água, atividade física regular, dieta balanceada, horas adequadas de sono, entre outros, garantem melhor qualidade não só do corpo, mas também da pele,” orienta a doutora.

Outro aspecto essencial no combate à acne inclui a alimentação saudável, que tem um papel primordial nessa batalha. Os cuidados com a saúde da pele também são cruciais para o tratamento e prevenção de espinhas.
×