fbpx
Novo Programa Farmácia Popular
07 jun, 2023
Apresentamos o novo parceiro da Abcfarma: Grupo Asfar!
07 jun, 2023

Bulas interativas vão aumentar o acesso a informações sobre os medicamentos

Uma das maiores farmacêuticas brasileiras, multinacional com 86 anos de mercado, a União Química está investindo em inovação e tecnologia com o objetivo de promover mais acessibilidade aos seus consumidores. Uma de suas iniciativas é o lançamento das exclusivas bulas interativas com recurso de inteligência artificial – que os profissionais de farmácia podem apresentar aos clientes, na hora de dispensar os medicamentos

                                                                                                                                                             

Por meio de um QR Code contido nas embalagens dos medicamentos, é possível ter acesso a um menu interativo que contém informações facilitadas em texto, vídeo e áudio-bulas, além de alternativas de como ligar para o SAC União Química através de um click e aprender sobre descarte e reciclagem das embalagens de medicamentos, entre outros. Essa tecnologia é pioneira no setor farmacêutico, uma vez que utiliza inteligência artificial por meio da geração de vídeos com a avatar Laura.

“É uma nova experiência para o consumidor final. A dificuldade de ler uma bula pode derivar de vários aspectos, como uma limitação visual ou de compreensão de leitura. Por essa ferramenta, agora o consumidor consegue navegar intuitivamente por um menu amplo, claro e interativo. Na União Química queremos promover o cuidado com a saúde em seus mais diversos formatos. Por isso sempre buscamos soluções para o consumidor final”, diz Guilhermo Fragelli, diretor de Tecnologia da Informação da União Química.

As embalagens dos medicamentos da linha Genom hormonal da União Química já estão disponibilizadas ao mercado com esse recurso. Agora a companhia trabalha na inserção dos demais produtos do portfólio, priorizando as linhas Genom Oftalmologia e Sistema Nervoso Central. Para acessar as bulas interativas, basta mirar a câmera do celular no QR Code impresso nas embalagens dos medicamentos e clicar no tema de interesse.

Bula a bula
Com R$ 220 milhões investidos em pesquisa e desenvolvimento em 2022, a União Química tem como principal característica a inovação digital contínua. Essa iniciativa foi desenvolvida pelas equipes de Tecnologia da Informação (TI) e Desenvolvimento de Material de Embalagem (DME). “O processo é extremamente minucioso para que todas as informações cheguem sem nenhum equívoco para o consumidor final e cumpra o seu papel de esclarecimento daquele medicamento. Por isso, nosso trabalho além de desenvolver a tecnologia é também conferir cada palavra falada pela Laura, bula a bula.”, afirma Nilson Vieira, Gerente de Desenvolvimento de Embalagens. Este não é o primeiro passo dado pela União Química na jornada de acessibilidade. No ano passado, a companhia lançou seus medicamentos para acesso pela assistente virtual Alexa.

A consulta da bula pode ser feita pelo comando de voz “Alexa, abra bulas União Química”. A partir desse passo, é possível acessar informações como posologias, princípios ativos e orientações gerais de utilização, além de obter informações institucionais sobre a União Química, como, por exemplo, a história da empresa, endereço de suas unidades, medicamentos fabricados, entre outras.

Fonte: GBR Comunicação 

🗣️ Canais de contato da Abcfarma:

🔗 Portal do Associado: https://bit.ly/3zpelwB

Redes Sociais:

Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
Facebook: https://bit.ly/3PTjVP2
LinkedIn: https://bit.ly/3OSjkM3
Youtube: http://bit.ly/3LOt77Y

×