fbpx
Arnold South America, a poderosa feira terá um painel exclusivo para o varejo farma!
11 abr, 2023
Manual de Boas Práticas para Farmácias e Drogarias
13 abr, 2023

Bula de genéricos: indústria farmacêutica propõe novo modelo

Laboratórios propõem que a bula dos medicamentos genéricos tenha diferenciações em relação às dos medicamentos de referência, especificamente nos casos em que são descobertos novos usos para os remédios

A proposta é do Grupo FarmaBrasil, que representa 13 empresas da indústria farmacêutica nacional (Aché, Althaia, Apsen, Biolab, Biomm, Bionovis, Blanver, EMS, Eurofarma, Hebron, Hyper Farma, Libbs e ReceptaBio) e acaba de ser encaminhada à Anvisa. Na visão da entidade, a venda de medicamentos genéricos pode ficar ameaçada caso essa medida não seja colocada em prática. A FarmaBrasil já havia se posicionado no âmbito da consulta pública aberta pela Anvisa, a fim de discutir mudanças na resolução 47/2009 da agência, que define regras sobre bulas de medicamentos.

“A exigência atual de harmonização entre as bulas de medicamentos genéricos e similares com as bulas padrão faz com que o agente responsável por comercializar um produto concorrente no mercado passe a autodeclarar expressamente que viola direitos de patente de terceiros, agravando o risco de exposição jurídica a um nível que inviabilizaria a continuidade da oferta de tais medicamentos genéricos ou similares”, assinala o presidente da entidade, Reginaldo Arcuri.

Impacto nas patentes

O pano de fundo da discussão sobre a bula de genéricos envolve as chamadas patentes de segundo uso, isto é, quando uma indústria registra como exclusivo o novo uso para um medicamento que já é comercializado. Como atualmente as bulas de genéricos têm que ser obrigatoriamente iguais às dos medicamentos de referência, os produtores de genéricos temem sofrer sanções e processos judiciais por eventuais violações de patente, pois precisam incluir esses novos usos, protegidos por patente, em suas bulas.

Também conhecida como Skinny Label, a prática de diferenciar as bulas dos genéricos é debatida em todo o mundo. No Brasil, desde o ano passado a Anvisa discute a proposta de modificar a RDC 47/2009, para que a diferenciação seja permitida. Foi no âmbito dessa discussão que a Agência abriu a consulta pública.

A proposta da Anvisa para solucionar o problema é inspirada em práticas de agências reguladoras estrangeiras – como a Food and Drug Administration (FDA) e European Medicines Agency (EMA). Essas medidas foram pensadas como solução para conciliar as regulamentações das patentes de segundo uso e dos medicamentos genéricos.

Em sua manifestação, a FarmaBrasil reconhece que o país precisa aprimorar a regulamentação das patentes de segundo uso, mas aponta que elas não podem “impedir o usufruto pela sociedade de tecnologias que já ingressaram em domínio público, prolongando ou perpetuando injustificadamente o mecanismo de exclusividade patentária”.

Após a consulta pública, os diretores da Anvisa devem se reunir para votar a proposta de modificar a resolução.

Genéricos lideram ranking de prescrições

A lista de 20 medicamentos mais prescritos no país inclui 15 genéricos. É o que aponta uma análise da Close-Up International, que confirma a consolidação dessa categoria cuja implementação no Brasil completa 24 anos.

Os 20 medicamentos mais prescritos no país

  1. GLIFAGE XR – medicamento de referência
  2. AMOXICILINA – medicamento genérico
  3. AZITROMICINA – medicamento genérico 
  4. RIVOTRIL – medicamento de referência
  5. LOSARTANA – medicamento genérico
  6. ARADOIS – medicamento de marca
  7. ESCITALOPRAM – medicamento genérico
  8. CEFALEXINA – medicamento genérico
  9. ALPRAZOLAM – medicamento genérico
  10. ASTRO – medicamento de marca
  11. SERTRALINA – medicamento genérico
  12. H.C TIAZIDA – medicamento genérico
  13. CIPROFLOXACIN – medicamento genérico
  14. SINVASTATINA – medicamento genérico 
  15. ZOLPIDEN – medicamento genérico
  16. CLONAZEPAM – medicamento genérico
  17. CLAVULIN BD- medicamento de referência  
  18. QUETIAPINA – medicamento genérico
  19. AMOXI.CLAV – medicamento genérico
  20. PREGABALINA – medicamento genérico

A Abcfarma atende você!

🔗 Portal do Associado: https://bit.ly/3zpelwB

🗣️ Canais de contato:

✍️ Coordenação Regulatório: Dra. Betania Alhan
E-mail: regulatorio@abcfarma.org.br

⚖️ Coordenação Jurídico: Dr. André Bedran
E-mail: juridico@abcfarma.org.br

Redes Sociais

Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
Facebook: https://bit.ly/3PTjVP2
LinkedIn: https://bit.ly/3OSjkM3
Youtube: http://bit.ly/3LOt77Y

Fonte: Grupo Farma Brasil
×