fbpx
Cada vez mais frequentes, casos de ansiedade, depressão e estresse
08 jan, 2020
Homens fazem menos exames do que as mulheres
09 jan, 2020

Beneficência Portuguesa de São Paulo reduz custos com iniciativa para uso racional de antibióticos

Doctor holding pill, male hand with medication in capsule close-up. Man with tablet, concept of pharmacist, drugs, diet pill, antibiotic or vitamin

A utilização desse tipo de medicamento de maneira adequada protege o paciente contra doenças e reduz infecções

Segundo relatório divulgado pelo International Association of Geophysical Contractors (IAGC) , doenças causadas por germes resistentes a antimicrobianos podem causar 10 milhões de mortes por ano até 2050. Assim, intervenções destinadas a estimular o bom uso desses medicamentos são cada vez mais necessárias e é um dos objetivos do Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo . O modelo de gestão aplicado ao projeto permitiu que a instituição alcançasse uma redução de 12% no gasto com antibióticos no período de janeiro de 2017 até julho de 2018 e diminuiu drasticamente a infecção por bactérias multirresistentes.

A utilização adequada desta classe de medicamentos protege o paciente de eventos adversos a eles relacionados, trata de maneira eficaz as infecções, reduz risco de infecção por outras bactérias resistentes, diminui custos e o tempo de permanência do paciente no hospital. “Esse programa, que inclui uma série de estratégias específicas, mostra o quanto a instituição incentiva e está comprometida com o uso racional de antibióticos e investe no processo assistencial, na atuação de equipes multiprofissionais e na educação do corpo clínico. Estamos engajados em trazer sempre benefícios reais para o paciente”, afirma Luiz Eduardo Loureiro Bettarello, diretor-executivo Médico e de Desenvolvimento Técnico da BP.

O programa da BP visa garantir o efeito farmacoterapêutico máximo dos antimicrobianos, reduzir a ocorrência de eventos adversos dos medicamentos nos pacientes, prevenir a seleção e a disseminação de microrganismos resistentes e diminuir os custos da assistência. Dentre as estratégias utilizadas, o programa inclui ações como a revisão da prescrição de antimicrobianos pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH); educação permanente da equipe multidisciplinar com o intuito de conscientizar os profissionais sobre o uso correto de antimicrobianos por meio de aulas, participação dos médicos do SCIH em visitas multiprofissionais, discussões, seminários e treinamentos, auditoria com intervenção direta, feedback para o médico e atuação do SCIH na elaboração de protocolos clínicos para terapia antimicrobiana. “O uso indiscriminado de antibióticos torna o resultado do tratamento ineficaz. Por meio de ações organizadas e educativas é possível otimizar a prescrição e determinar a melhor alternativa de tratamento para o paciente”, conclui o executivo.
×