fbpx
Lançamentos tornam Hypera Pharma líder da indústria farmacêutica no Brasil
05 set, 2022
Seis erros fatais de quem fala em público
05 set, 2022

Biomm firma primeiro contrato com o Ministério da Saúde

A biofarmacêutica brasileira Biomm, pioneira em medicamentos biotecnológicos, acaba de assinar o primeiro contrato com o Ministério da Saúde para o fornecimento de 368 mil seringas do biossimilar Ghemaxan – que tem como princípio ativo a enoxaparina sódica – para a rede pública de saúde.

 

O medicamento contempla gestantes classificadas com fatores de risco para o desenvolvimento da trombose, como trombofilia, gestação acima dos 40 anos de idade, varizes, gravidez gemelar e obesidade. Esse primeiro contrato faz parte da licitação que a companhia venceu para fornecer 75%, ou seja, 2,3 milhões de seringas, do volume demandado de anticoagulante pelo Ministério da Saúde para a concretização de uma gestação saudável.

“Essa parceria permite expandir o acesso de mulheres à profilaxia e tratamento seguro e eficaz durante o período gestacional e, consequentemente, contribui para a sustentabilidade do sistema de saúde pelo potencial aumento do acesso ao tratamento”, explica Heraldo Marchezini, CEO da Biomm.

A entrega das 368 mil seringas ocorrerá neste mês de setembro. O biomedicamento será distribuído nos 26 estados e no Distrito Federal. O volume total a ser fornecido tem potencial de beneficiar até 13 mil mulheres, com base na bula do biossimilar e na literatura médica.

Trombose na gravidez

A gravidez é um fator de risco para o desenvolvimento de quadros tromboembólicos. Durante a gestação ocorrem alterações de algumas proteínas da coagulação, levando a um estado de hipercoagulabilidade (risco de formação excessiva de coágulos sanguíneos) que pode facilitar a ocorrência de trombose, acidente vascular cerebral (AVC) ou embolia pulmonar.

De acordo com o cirurgião vascular e endovascular Eduardo Ramacciotti, professor da Loyola University Chicago (EUA), a enoxaparina sódica é um anticoagulante seguro e que tem como vantagem a maior facilidade de administração. “O biomedicamento favorece a adesão ao tratamento por não exigir ajuste recorrente de doses, além de permitir que as pacientes façam o uso domiciliar”, afirma o especialista.

O medicamento foi aprovado pela Biomm no Brasil em novembro de 2020 e já é utilizado em centros de saúde de referência no país.

Sobre a Biomm

A Biomm tem a missão de desenvolver, produzir e comercializar biomedicamentos de competitividade global, com qualidade e acessibilidade. O foco da companhia está no desenvolvimento de medicamentos biológicos, acessíveis para tratamento de doenças crônicas no país. Com inovação em seu DNA, a companhia é pioneira no setor de medicamentos biotecnológicos no Brasil. Tem sede e fábrica em Nova Lima (MG). É listada na bolsa de valores (B3:BIOM3). Para mais informações, acesse biomm

 

×