fbpx
Suor excessivo? Pode ser hiperidrose!
23 out, 2019
Merck realiza 13ª Ação Comunitária e fortalece relacionamento com moradores do entorno da fábrica no Rio de Janeiro
24 out, 2019

Biolab investe, apoia e incentiva a ciência no Brasil

Empresa patrocina o Prêmio José Ribeiro do Valle para cientistas brasileiros

Na contramão do cenário atual, a Biolab Farmacêutica mantém consistentes investimentos em ciência, pesquisas e inovações, valorizando o trabalho dos pesquisadores brasileiros. A empresa apoia a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) na realização do Prêmio José Ribeiro do Valle, que reconhece e premia o trabalho dos jovens cientistas brasileiros. A Biolab cumpre, assim, o seu papel como incentivadora para o contínuo desenvolvimento da saúde no país.

Incentivar o desenvolvimento científico foi a missão de vida do Dr. José Ribeiro do Valle, que, dentre inúmeras outras atividades, idealizou e criou o Instituto de Farmacologia da UNIFESP (INFAR). Ele é o homenageado pelo prêmio devido à sua imensa contribuição para a Ciência e por servir de inspiração a todos os que conhecem a sua história. Ele foi um verdadeiro apaixonado e colaborador da pesquisa no Brasil.

“O Brasil é um país com imensa aptidão para pesquisa, desenvolvimento e inovação. Há uma contínua e crescente produção de artigos e publicações em renomados periódicos, o que demonstra a qualidade de suas pesquisas. Além disso, temos profissionais altamente capacitados no País. A Biolab investe em pesquisas desde o seu início há 22 anos e entende que toda essa potencialidade precisa ser trabalhada e incentivada, de modo a permitir inovações e o destaque ao País. Dessa forma, iniciativas como o Prêmio José Ribeiro do Valle têm o nosso apoio e reconhecimento”, destaca Dr. Dante Alario Jr. Farmacêutico e CSO da Biolab.

Um dos mais relevantes compromissos apresentados no evento é a parceria entre indústrias e entidades de ensino. Com essa união, todos se beneficiam, pois o trabalho científico realizado nos laboratórios é unido à expertise de quem faz os produtos chegar aos clientes finais. Essa união aumenta as chances do que foi estudado se tornar um benefício real aos indivíduos, que precisam dessas novas soluções para manutenção do seu bem-estar e condições de saúde.

A Biolab valoriza o conhecimento acadêmico e vislumbra nessas parcerias a obtenção de novas tecnologias para beneficiar a população. Assim, trabalha em conjunto com diversas instituições, com destaque especial para universidades, como USP, UFRGS, UNICAMP, HCFMUSP, Fiocruz e UNIFESP.

“Essas iniciativas proporcionam o desenvolvimento de novas pesquisas, a realização de estudos com finalidades e alvos específicos e o surgimento de novos medicamentos. Um case de sucesso é Vonau Flash®, anti-emético inovador para náuseas e vômitos, líder de mercado, resultado do trabalho em conjunto entre a Biolab e a Universidade de São Paulo”, informa Paulo Francischini de Carvalho, PhD – Especialista em Projetos da Biolab.

Os trabalhos inscritos ao prêmio se destacam por proporcionar novos conhecimentos, o que viabiliza as chances de sucesso e o seu potencial comercial. Porém, os desafios das pesquisas ainda são grandes – e não estão restritos aos laboratórios, pois os diversos encargos, processos e burocracias ainda existentes dificultam a inovação.

“Esse é um aspecto importante, que precisa ser discutido e solucionado o mais rapidamente possível. Não faz sentido dedicar uma vida toda à pesquisa se as grandes descobertas e avanços tecnológicos na saúde ficam restritos e não se tornam acessíveis a todos os que precisam”, finalizada Dr. Dante.

A SBFTE é uma entidade importante nesse trabalho de expansão e valorização da ciência, pois trabalha para a disseminação das pesquisas, vislumbrando parcerias e gerando oportunidades de projetos e a formação de núcleos de pesquisas em Farmacologia em todo o país.

“Fazer pesquisa no Brasil é algo muito difícil, mas apesar de todos os problemas que estamos enfrentando, devemos continuar lutando, porque a ciência muda a vida das pessoas. E o apoio de uma grande empresa farmacêutica, como a Biolab em parceria com a SBFTE, motiva os jovens pesquisadores”, comenta Douglas da Silva Prado, ganhador do Prêmio José Ribeiro do Valle 2019.

A premiação aconteceu durante o 51º Congresso da SBFTE, em Maceió (AL).

 

×