fbpx
Campanha mundial alerta para a importância da saúde dos rins
12 mar, 2020
Carreta Novartis da Saúde suspende atendimentos por 30 dias
16 mar, 2020

Bio Manguinhos / Fiocruz assina PDP

Bio - Manguinhos / Fiocruz assina PDP para rituximabe biossimilar com Sandoz e Bionovis

Primeiro biossimilar de rituximabe aprovado no Brasil para todas as indicações do biológico de referência, anticorpo monoclonal é indicado para tratamento de linfoma não-Hodgkin, leucemia linfocítica crônica e artrite reumatoide, dentre outras doenças imunológicas

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) assinou Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) com a Sandoz (Grupo Novartis) e a Bionovis para a incorporação do rituximabe biossimilar, anticorpo monoclonal indicado para o tratamento de linfoma não-Hodgkin, leucemia linfocítica crônica e para doenças imunológicas, como artrite reumatoide.

Através da PDP, Bio-Manguinhos/Fiocruz, em parceria com a Bionovis, receberá a tecnologia da Sandoz e incorporará o novo biossimilar ao seu portfólio. Versões subsequentes de medicamentos biológicos cujas patentes expiraram, os biossimilares representam possibilidade de redução nos gastos e um aumento do número de pacientes atendidos com tratamento de qualidade e eficácia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), racionalizando o uso dos recursos do Ministério da Saúde.

“Bio-Manguinhos entende que, devido às condições epidemiológicas, o aumento das terapias utilizando medicamentos biológicos é uma realidade. A absorção da tecnologia do rituximabe possibilitará a ampliação do seu acesso à população, assim como a autossuficiência na produção de um medicamento estratégico para o Brasil. Com a PDP, poderemos iniciar o fornecimento ao SUS ainda em 2020”, afirmou o diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma.

Para Marcelo Belapolsky, diretor-geral da Sandoz no Brasil, estabelecer parcerias em biossimilares é fundamental para contribuir com a sustentabilidade do sistema de saúde. “Somos a empresa com o maior portfólio de biossimilares no mundo, com oito moléculas comercializadas e mais duas sendo desenvolvidas. A PDP é uma oportunidade para compartilhar nossa expertise em território nacional, fortalecendo o SUS e promovendo acesso à população”.

“Esse projeto de transferência de tecnologia trará ganhos para o Brasil e os brasileiros, que terão um medicamento estratégico e de alto nível à disposição na rede pública”, comentou o CEO da Bionovis, Odnir Finotti.

Sobre o rituximabe biossimilar

O produto da Sandoz foi o primeiro biossimilar de rituximabe aprovado no Brasil para todas as indicações do biológico de referência. O anticorpo monoclonal é indicado para tratamento de linfoma não-Hodgkin (linfoma folicular e linfoma difuso de grandes células B) e leucemia linfocítica crônica, e para doenças imunológicas, como artrite reumatoide, granulomatose com poliangiite e poliangiite microscópica.

Sobre Bio-Manguinhos/Fiocruz - O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) é a unidade da Fiocruz responsável pelo desenvolvimento tecnológico e pela produção de biofármacos, além de vacinas e reativos para diagnóstico, voltados para atender prioritariamente às demandas da saúde pública nacional. Com a constante modernização de seu parque industrial, Bio-Manguinhos tem incorporado novos biofármacos ao seu portfólio. O fornecimento de biofármacos, iniciado pela instituição em 2006, permite à população acesso gratuito e garantido a produtos de elevada tecnologia, fortalecendo os princípios de universalidade, integralidade e equidade que norteiam as ações do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos cinco anos, foram fornecidos cerca de 47 milhões de frascos / seringas. O instituto busca, por meio da incorporação de tecnologias, reduzir o impacto econômico do tratamento de diversas doenças. Mais informações em: www.bio.fiocruz.br | facebook.com/BioFiocruz | instagram.com/biofiocruz

Sobre a Sandoz - A Sandoz é uma líder global em medicamentos genéricos e biossimilares. Como divisão do Grupo Novartis, nosso propósito é descobrir novas maneiras de melhorar e prolongar a vida das pessoas. Contribuímos com a sociedade, apoiando crescentes necessidades de cuidados de saúde, por meio abordagens inovadoras para ajudar as pessoas em todo o mundo a terem acesso a medicamentos de alta qualidade. Nosso portfólio possui aproximadamente 1.000 moléculas, abrangendo todas as principais áreas terapêuticas. Em 2019, as vendas da companhia representaram US$ 9,7 bilhões e nossos produtos atingiram mais de 500 milhões de pacientes. A Sandoz está sediada em Holzkirchen, na região de Munique, na Alemanha. Para estas e mais informações, acesse

Sobre a Bionovis - A Bionovis é uma joint venture de biotecnologia farmacêutica formada por quatro grupos do mercado farmacêutico brasileiro, os Laboratórios Aché, EMS, Hypera Pharma e União Química. Nosso objetivo é promover no Brasil a pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de biofármacos de alta complexidade. Para tanto a empresa está em fase avançada de construção de sua unidade industrial na cidade de Valinhos, SP, onde estão sendo investidos R$ 421 milhões em infraestrutura fabril, recursos humanos altamente qualificados e aquisição de tecnologia. Esse investimento permitirá a produção integral de diversos medicamentos biológicos biossimilares e biofármacos inovadores para o tratamento de doenças autoimunes e oncológicas. Saiba mais em

Assessoria de Comunicação | Bio-Manguinhos/Fiocruz

(21) 3882-9537 |

Coordenadora: Denise Lobo | dlobo@bio.fiocruz.br

Jornalista: Paulo Schueler | paulo.encarnacao@bio.fiocruz.br

Conteúdo - Assessoria de Comunicação | Bionovis

(11) 5056-9840

Angelita Gonçalves | angelita.goncalves@conteudonet.com

×